A vida de intercambista é marcada por altos e baixos. Falta de rotina, clima diferente, saudades da família e dos amigos, estresse no trabalho e na escola, mudanças na alimentação, amizades instantâneas, relacionamentos que não dão certo e mais uma infinidade de questões podem tirar a pessoa do rumo. Muitas vezes, os intercambistas precisam de auxílio psicológico na Irlanda, mas nem sempre sabem onde buscar ajuda.
Para auxiliar nesse processo de mudanças, saiba que a Irlanda conta com diversas linhas de acesso para ajudar você a encontrar uma saída para momentos de instabilidade emocional.
Selecionamos algumas instituições que podem auxiliar brasileiros que vivem na Irlanda a melhorar a saúde mental.
Com 55 centros em toda a Irlanda, o Accord — serviço católico de cuidado com o casamento — oferece um grupo profissional para auxílio psicológico na Irlanda a casais e indivíduos na reflexão e no trabalho para resolver situações diversas.
Entre os problemas mais comuns, estão dificuldades em manter viva a relação, comunicação entre os dois, intimidade, problemas sexuais, infidelidade, conflitos domésticos, abusos, saúde familiar e financeira.
Com atendimento gratuito todos os dias, The Samaritans é uma organização sem fins lucrativos que surgiu na cidade de Londres, em 1953.
O canal de comunicação tem como objetivo prevenir transtornos mentais, automutilação e violência contra o próprio corpo.
A instituição, que também oferece auxílio psicológico na Irlanda, trabalha com a média de um atendimento a cada seis segundos e já auxiliou milhares de pessoas com ajuda via telefone e pessoal.
Focada na depressão e na bipolaridade, a Aware é uma instituição que promove o diálogo por meio de linha telefônica, e-mail e grupos de suporte. Criada em 1985, a organização ainda oferece programas educacionais, cursos on-line, auxílio para parentes e amigos de pessoas depressivas, entre outras atividades e eventos.
Focada no suicídio e no autoflagelo, a Pieta House já atendeu cerca de 30 mil pessoas desde 2006, quando foi fundada em Lucan, na Irlanda.
Com 270 terapeutas, a instituição oferece, além do auxílio psicológico na Irlanda, workshops sobre como lidar com uma pessoa em crise emocional.
Outra organização sem fins lucrativos é a Turn2Me, especializada em aconselhar pessoas que se sentem ansiosas, sozinhas e tristes.
No website da organização, é possível criar uma conta completamente segura e anônima para seguir três fases de aconselhamento: autoajuda, grupo de apoio e consulta profissional.
Fundada na Austrália em 1957, a organização Grow tem hoje 130 grupos trabalhando na Irlanda. A ideia é auxiliar qualquer um que esteja passando por qualquer problema relacionado à mente, seja emocional, seja patológico.
Leia também: Janeiro Branco: mês da cultura da saúde mental
A Associação de Distúrbios Alimentares da Irlanda visa ajudar pessoas que tenham problemas relacionados a esse tema.
Anorexia, bulimia, compulsão alimentar, entre outros desafios relacionados à alimentação podem ser tratados. Além de atender as pessoas, a organização luta contra o preconceito e pelo direito dos que sofrem com o distúrbio se tratarem.
O site LGBT.ie oferece diversas formas de auxílio psicológico na Irlanda aos homossexuais e transexuais que precisam de algum tipo de ajuda, com atendimento via telefone, internet e presencial.
O site ainda tem vídeos e textos informativos que auxiliam e motivam a comunidade LGBT.
Sim, existem muitos psicólogos brasileiros na Irlanda. Tanto que eles montaram uma associação para promoção de suas atividades no país. A ABPI (Association of Brazilian Psychologists in Ireland) é uma parceria entre psicólogos brasileiros com sede em Dublin, com o objetivo de promover projetos que levem informações sobre saúde mental e promovam o bem-estar mental positivo entre a comunidade brasileira que vive em Irlanda.
É possível encontrar mais informações no site da ABPI.
Leia também: Depressão de inverno: entenda os sintomas e saiba como se cuidar
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…