A vida de intercambista é marcada por altos e baixos. Falta de rotina, clima diferente, saudades da família e dos amigos, estresse no trabalho e na escola, mudanças na alimentação, amizades instantâneas, relacionamentos que não dão certo e mais uma infinidade de questões podem tirar a pessoa do rumo. Muitas vezes, os intercambistas precisam de auxílio psicológico na Irlanda, mas nem sempre sabem onde buscar ajuda.
Para auxiliar nesse processo de mudanças, saiba que a Irlanda conta com diversas linhas de acesso para ajudar você a encontrar uma saída para momentos de instabilidade emocional.
Selecionamos algumas instituições que podem auxiliar brasileiros que vivem na Irlanda a melhorar a saúde mental.
Com 55 centros em toda a Irlanda, o Accord — serviço católico de cuidado com o casamento — oferece um grupo profissional para auxílio psicológico na Irlanda a casais e indivíduos na reflexão e no trabalho para resolver situações diversas.
Entre os problemas mais comuns, estão dificuldades em manter viva a relação, comunicação entre os dois, intimidade, problemas sexuais, infidelidade, conflitos domésticos, abusos, saúde familiar e financeira.
Com atendimento gratuito todos os dias, The Samaritans é uma organização sem fins lucrativos que surgiu na cidade de Londres, em 1953.
O canal de comunicação tem como objetivo prevenir transtornos mentais, automutilação e violência contra o próprio corpo.
A instituição, que também oferece auxílio psicológico na Irlanda, trabalha com a média de um atendimento a cada seis segundos e já auxiliou milhares de pessoas com ajuda via telefone e pessoal.
Focada na depressão e na bipolaridade, a Aware é uma instituição que promove o diálogo por meio de linha telefônica, e-mail e grupos de suporte. Criada em 1985, a organização ainda oferece programas educacionais, cursos on-line, auxílio para parentes e amigos de pessoas depressivas, entre outras atividades e eventos.
Focada no suicídio e no autoflagelo, a Pieta House já atendeu cerca de 30 mil pessoas desde 2006, quando foi fundada em Lucan, na Irlanda.
Com 270 terapeutas, a instituição oferece, além do auxílio psicológico na Irlanda, workshops sobre como lidar com uma pessoa em crise emocional.
Outra organização sem fins lucrativos é a Turn2Me, especializada em aconselhar pessoas que se sentem ansiosas, sozinhas e tristes.
No website da organização, é possível criar uma conta completamente segura e anônima para seguir três fases de aconselhamento: autoajuda, grupo de apoio e consulta profissional.
Fundada na Austrália em 1957, a organização Grow tem hoje 130 grupos trabalhando na Irlanda. A ideia é auxiliar qualquer um que esteja passando por qualquer problema relacionado à mente, seja emocional, seja patológico.
Leia também: Janeiro Branco: mês da cultura da saúde mental
A Associação de Distúrbios Alimentares da Irlanda visa ajudar pessoas que tenham problemas relacionados a esse tema.
Anorexia, bulimia, compulsão alimentar, entre outros desafios relacionados à alimentação podem ser tratados. Além de atender as pessoas, a organização luta contra o preconceito e pelo direito dos que sofrem com o distúrbio se tratarem.
O site LGBT.ie oferece diversas formas de auxílio psicológico na Irlanda aos homossexuais e transexuais que precisam de algum tipo de ajuda, com atendimento via telefone, internet e presencial.
O site ainda tem vídeos e textos informativos que auxiliam e motivam a comunidade LGBT.
Sim, existem muitos psicólogos brasileiros na Irlanda. Tanto que eles montaram uma associação para promoção de suas atividades no país. A ABPI (Association of Brazilian Psychologists in Ireland) é uma parceria entre psicólogos brasileiros com sede em Dublin, com o objetivo de promover projetos que levem informações sobre saúde mental e promovam o bem-estar mental positivo entre a comunidade brasileira que vive em Irlanda.
É possível encontrar mais informações no site da ABPI.
Leia também: Depressão de inverno: entenda os sintomas e saiba como se cuidar
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…