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Bagagem extraviada? Entenda o que fazer

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Quem já teve a mala extraviada durante uma viagem sabe muito bem o pesadelo que é aguardar pela bagagem na esteira do aeroporto e ela não chegar.

Infelizmente, problemas como esse ainda são frequentes. Para se ter uma ideia, no Brasil, por exemplo, eles ocupam a segunda posição no ranking de reclamações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Entre as causas mais frequentes para o extravio de bagagens estão: voos com conexões curtas, falha da companhia aérea durante o check-in ou colocação da bagagem na esteira, perda da etiqueta de identificação da mala, furto dentro do aeroporto e, por último, quando outro passageiro se engana e pega a mala de outra pessoa achando que é a dele.

O que fazer quando a mala sumir?

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Desde o momento do check-in até que ela seja retirada na esteira, a responsabilidade da bagagem é da companhia aérea. De acordo com a Anac, assim que você constatar que suas malas desapareceram é essencial se dirigir ao balcão da empresa para notificá-la e preencher uma declaração oficial.

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Se o seu aeroporto de destino estiver localizado no território brasileiro, também é recomendado registrar a ocorrência no escritório da Anac.

No caso de voos domésticos, a companhia aérea tem o prazo de 30 dias para devolver a bagagem no endereço do passageiro. Se o voo for internacional, esse período cai para 21 dias. Após esse prazo, o passageiro deve ser indenizado pela companhia aérea ou pela seguradora, caso tenha contratado um seguro viagem.

Caso sua mala tenha chegado normalmente no aeroporto, porém você notou que algum conteúdo desapareceu, a companhia aérea deve ser comunicada imediatamente no aeroporto. Outra opção é comunicar por escrito o serviço de atendimento ao cliente da empresa. Isso deve ser feito num prazo máximo de sete dias, pois após esse período a empresa se isenta da responsabilidade.

Como evitar?

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Infelizmente não há uma fórmula para impedir o extravio ou furto de bagagens. Porém, alguns cuidados tomados antes do embarque podem evitar possíveis dores de cabeça. Por exemplo, não deixe de identificar a sua mala com nome, endereço, e-mail e telefone do lado externo e interno.

Personalizar a mala é outra maneira eficaz para evitar que um passageiro distraído se confunda e pegue a sua bagagem ao invés da dele, já que muitas vezes as malas podem ser parecidas ou até mesmo idênticas.

Também retire todas as etiquetas de voos antigos e no momento do check-in verifique se a nova etiqueta da sua mala indica o destino final correto. Já para evitar furtos, utilize sempre cadeados ou proteção plástica.

Para não ficar na mão

Leve sempre em sua bagagem de mão uma troca de roupas e itens de primeira necessidade, como remédios e higiene. Desta maneira você não ficará completamente à deriva em uma viagem enquanto sua mala é localizada.

Jamais despache objetos de valor, celulares, computadores e câmeras fotográficas. Esses itens também devem ser carregados em sua bagagem de mão.

Fotografe a sua mala por dentro e por fora antes de despachá-la, já que isso pode ajudar na descrição da mala e dos objetos que ela contém. Também tenha uma lista dos itens que carrega na sua bagagem e guarde as notas fiscais dos produtos que você comprou durante a viagem.

Caso preferir, no momento do check-in é possível fazer uma declaração dos bens presentes na mala. Para isso é cobrada uma taxa, que varia de acordo com a companhia aérea. Outra opção é fazer um seguro viagem antes do embarque.

Revisado por Tarcisio Junior

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

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