A reforma da lei de licenciamento para venda de bebidas alcoólicas na Irlanda parece estar mais perto de um final feliz. A mudança na legislação irlandesa tem como objetivo estender o funcionamento de pubs e casas noturnas.
A ministra da Justiça, Helen McEntee, enviou nesta terça-feira a proposta de mudança no Sale of Alcohol Bill — lei da venda de álcool — ao gabinete do poder executivo, com todos os detalhes sobre a extensão no horário de funcionamento dos estabelecimentos. O governo aprovou a proposta, que segue para o congresso irlandês (Oireachtas).
O objetivo é que as casas noturnas possam abrir até às 6h. No caso dos pubs, a nova lei deve permitir que permaneçam abertos, diariamente, das 10h30 à 0h30. Hoje, os pubs convencionais podem abrir de segunda a quinta, das 10h30 às 23h30, e aos domingos, das 12h30 às 23h.
Já os chamados “late-bars” deverão permanecer com permissão de funcionamento até 2h30.
A ideia é que a Irlanda se alinhe com outros países europeus com as casas noturnas tendo a opção de permanecer abertas até às 6h. A venda de bebidas alcoólicas, porém, deverá cessar às 5h, com a pista de dança podendo continuar aberta até o horário de fechamento.
Várias regras deverão ser impostas às casas noturnas para que possam acompanhar o novo horário de fechamento. A licença irá exigir CCTV nas instalações, segurança credenciada, entre outras normas.
Veja todas as regras no projeto de Lei (documento em pdf).
Com a lei sendo aprovada pelo gabinete do poder Executivo, agora ela será encaminhada para o congresso irlandês para aprovação. Se aprovada, a expectativa é de que seja promulgada até o ano que vem, quando as mudanças devem acontecer.
Leia também: Quais são as regras para comprar bebidas alcoólicas na Irlanda?
Em coletiva de imprensa realizada pelo governo irlandês sobre a mudança na lei de venda de álcool na Irlanda, a ministra da Justiça Helen McEntee afirmou que a modernização na lei vai atualizar regras após 200 anos, ressaltando que a legislação é “moderna para regular a venda de álcool” e que o objetivo é “apoiar o desenvolvimento da cultura noturna e da economia noturna”.
“Também terá como objetivo apoiar a indústria, proteger e apoiar nossos pubs. E ajudará as pessoas a abrir um pub onde alguns podem ter fechado, começar um local, uma boate ou um espaço de exposição, criando empregos e enriquecendo nossa cultura.”
Não é de hoje que o governo irlandês está tentando buscar uma solução para reavivar a vida noturna no país. O plano de estender o horário de funcionamento dos estabelecimentos noturnos existe desde 2020.
No início de 2022, o Ministério da Cultura, capitaneado pela ministra Catherine Martin, anunciou um programa piloto de Economia Noturna.
O relatório do Night-Time Economy Taskforce foi publicado em setembro de 2021 e contém 36 recomendações práticas na área da regulação, licenciamento, planeamento, transporte, segurança e aumento da diversidade de atividades no período noturno, ou seja, entre 18h e 6h.
Além da possibilidade de abertura de pubs e casas noturnas até mais tarde, o projeto também visa fomentar a abertura de casas de cultura durante o período noturno, como museus e galerias.
De que adiantaria reabrir os pubs e casas noturnas se a lei sobre o consumo de álcool permanecesse a mesma? Além de permitir a venda de bebidas alcoólicas em pubs e casas noturnas até mais tarde, a ideia também é flexibilizar as licenças, para que bebidas possam ser vendidas em outros locais e setores culturais e de hospitalidade.
Para isso, o projeto visa modernizar a chamada Liquor Licensing (licença para venda de bebidas alcoólicas), que é datada do século 19, e também os Licensing Acts (1833 a 2018) e Registration of Clubs Acts (1904 a 2008)
Além disso, o projeto pede a extinção do Public Dance Halls Act, lei que existe desde 1935, colocando regras consideradas “arcaicas” para o funcionamento de casas noturnas.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…