Desde o dia 4 de janeiro, as bebidas alcoólicas na Irlanda estão ainda mais caras. A nova regra estabelece um preço mínimo de 10 centavos de euro por grama de álcool — minimum unit pricing (MUP).
A lei foi aprovada em maio, deixando um período de sete meses para entrar em vigor. Ela não representa uma nova taxa, mas, segundo o governo, será um aumento do VAT, imposto já utilizado nas mercadorias, em relação às bebidas alcoólicas na Irlanda.
Saiba abaixo quanto vai custar minimamente alguns produtos na Irlanda:
Vale lembrar que a nova lei impede que off-licenses, supermercados e lojas que vendem bebidas alcoólicas na Irlanda façam promoções com maior quantidade de produtos por um menor preço.
É possível entender todas as regras referentes a bebidas alcoólicas na Irlanda aqui!
A mesma medida ocorreu na Escócia, que implementou o preço mínimo por unidade em 2018. O país viu os níveis de consumo no ano seguinte cair para o nível mais baixo em mais de duas décadas.
Já a Irlanda do Norte deve seguir com as regras atuais, o que faz com que lojistas da República da Irlanda temam que irlandeses possam cruzar a fronteira para comprar bebidas mais baratas, prejudicando o comércio local.
Isso tem irritado os donos de mercados e off-licenses que dizem que a lei deveria afetar toda a ilha.
Segundo matéria da RTÉ, com dados do Revenue Commissioners, os níveis de consumo de álcool eram de 10,07 litros por pessoa em 2020, uma queda de 6,6% em relação a 2019.
Vale lembrar que, no ano passado, estabelecimentos como pubs e clubes estavam fechados. Por isso, grande parte desse volume de álcool foi consumido de forma doméstica.
Na média, o consumo de álcool pelos irlandeses é de cerca de 11 litros por pessoa (ao ano) desde 2015. Segundo a reportagem, 11 litros de álcool equivale a 116 garrafas de vinho ou 445 litros de cerveja por adulto a cada ano.
Leia também: Irlanda proíbe promoções de bebidas alcoólicas em lojas e mercados
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…