Desde o dia 4 de janeiro, as bebidas alcoólicas na Irlanda estão ainda mais caras. A nova regra estabelece um preço mínimo de 10 centavos de euro por grama de álcool — minimum unit pricing (MUP).
A lei foi aprovada em maio, deixando um período de sete meses para entrar em vigor. Ela não representa uma nova taxa, mas, segundo o governo, será um aumento do VAT, imposto já utilizado nas mercadorias, em relação às bebidas alcoólicas na Irlanda.
Saiba abaixo quanto vai custar minimamente alguns produtos na Irlanda:
Vale lembrar que a nova lei impede que off-licenses, supermercados e lojas que vendem bebidas alcoólicas na Irlanda façam promoções com maior quantidade de produtos por um menor preço.
É possível entender todas as regras referentes a bebidas alcoólicas na Irlanda aqui!
A mesma medida ocorreu na Escócia, que implementou o preço mínimo por unidade em 2018. O país viu os níveis de consumo no ano seguinte cair para o nível mais baixo em mais de duas décadas.
Já a Irlanda do Norte deve seguir com as regras atuais, o que faz com que lojistas da República da Irlanda temam que irlandeses possam cruzar a fronteira para comprar bebidas mais baratas, prejudicando o comércio local.
Isso tem irritado os donos de mercados e off-licenses que dizem que a lei deveria afetar toda a ilha.
Segundo matéria da RTÉ, com dados do Revenue Commissioners, os níveis de consumo de álcool eram de 10,07 litros por pessoa em 2020, uma queda de 6,6% em relação a 2019.
Vale lembrar que, no ano passado, estabelecimentos como pubs e clubes estavam fechados. Por isso, grande parte desse volume de álcool foi consumido de forma doméstica.
Na média, o consumo de álcool pelos irlandeses é de cerca de 11 litros por pessoa (ao ano) desde 2015. Segundo a reportagem, 11 litros de álcool equivale a 116 garrafas de vinho ou 445 litros de cerveja por adulto a cada ano.
Leia também: Irlanda proíbe promoções de bebidas alcoólicas em lojas e mercados
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…