Quem trabalha no Brasil está acostumado a receber, junto ao holerite contendo o salário do mês, diversos itens como vale-transporte, vale-refeição, além de 13º salário no fim do ano, entre outros benefícios diversos. Porém, ao chegar a países como a Irlanda, o brasileiro trabalhador pode levar um susto ao saber que as coisas não são lá tão parecidas. Afinal, quais são os benefícios do trabalhador na Irlanda?
Na Irlanda, as empresas não são exatamente obrigadas a pagar por serviços, alimentação e outros itens a mais que o salário combinado.
A ilha tem como regra o salário mínimo definido, além de intervalo e descanso, mas todo o resto pode ser definido como bônus, benefits (benefícios) e perks (regalias).
Esses três pontos são chamarizes para atrair funcionários e vão fazer com que o empregado concorde em ficar com o emprego ou não.
Que tal falarmos mais sobre os benefícios do trabalhador na Irlanda?
Os benefits, ou benefícios do trabalhador na Irlanda, são os itens que estão inclusos no contrato quando você vai entrar na empresa.
Eles são, basicamente, o que temos no Brasil por lei, mas vai depender de empresa para empresa. Ela oferece um pacote no qual consta o salário mais os benefícios como uma forma de conquistar o empregado para a vaga.
Vamos saber quais são eles.
Todos esses itens são contratuais. Se você assina o contrato de trabalho com os benefícios citados acima, por exemplo, não importa a situação da empresa no futuro, você não vai deixar de recebê-los em hipótese alguma.
Muitas empresas, porém, trabalham com contratos básicos, que oferecem apenas o que o governo considera o mínimo para o trabalhador na Irlanda.
É uma delícia poder ter algumas regalias no trabalho, não é mesmo? Perks, como a tradução diz, são privilégios. Diferentemente dos benefícios do trabalhador na Irlanda, não há garantias de que eles serão para sempre. Ou seja, a qualquer momento, a empresa pode retirá-los — e o funcionário não pode reclamar.
É como ter uma máquina de café de graça no escritório e no dia seguinte ela não estar mais lá.
Tipos de empresas de tecnologia são conhecidas na Irlanda por oferecer vários privilégios aos funcionários. Geralmente, uma forma de “comprar o funcionário pela barriga”. Isso inclui almoço, café da manhã e jantar, com uma infinidade de produtos disponíveis gratuitamente a qualquer momento.
Além disso, elas podem oferecer academia, sessões de yoga, happy hour etc. Entre as conhecidas em Dublin por oferecerem esse tipo de perks estão Facebook, Google, Microsoft, Dropbox, Airbnb etc.
Sempre que passar por um momento difícil, a empresa pode cortar as perks. É raro isso ocorrer, a não ser que a empresa esteja realmente em crise, mas o funcionário precisa estar ciente disso. Às vezes, as perks podem estar em contrato, mas bem-definidas como privilégios e não, benefícios.
Por isso, é preciso prestar atenção para não confundir as perks com os benefits.
Se os benefícios do trabalhador na Irlanda são uma forma de auxiliar o trabalhador e sua família com seguro e serviços e as perks oferecem conforto e qualidade de vida, os bônus vão reconhecer o trabalho do funcionário por meio de aumento salarial.
O bônus está associado ao desempenho da empresa e do funcionário. Ele, muitas vezes, depende do desempenho do time dentro da companhia ou do próprio desempenho do empregado.
Dependendo da empresa, o bônus é estruturado de formas diferentes. Algumas, por exemplo, o fazem com base na performance geral da companhia. Se ela ultrapassa uma meta ou bate um recorde, todos os funcionários recebem o bônus.
Em outros casos, o bônus é voltado a quem trabalhou no departamento específico onde houve o recorde ou a meta alcançada. Por exemplo, a empresa conseguiu bater a meta de vendas. Então, a equipe de vendas ganha o bônus.
O bônus geralmente é um percentual de aumento do salário. Ou seja, você pode ganhar 5%, 10%, 15%. Isso varia de empresa a empresa. O percentual pode ser em cima de três meses de salário ou do salário anual, por exemplo.
Antes de entrar em uma empresa e assinar o contrato, informe-se sobre bônus, perks e benefits. Saiba exatamente quais serão eles para não tomar um susto no meio do caminho. Geralmente, já durante a entrevista de emprego, o recrutador ou o gerente pode falar sobre os benefícios.
Tudo também é negociável. Se você mora longe do trabalho e precisa de um auxílio no transporte que a empresa não oferece de primeira, é possível conversar.
Se for do interesse deles que você continue no processo, eles podem oferecer esse benefício. Isso pode valer bastante, bem como outros tipos de benefícios que se tornam essenciais para você querer a vaga.
Uma pesquisa da empresa Aviva, na Irlanda, constatou que, enquanto 49% dos entrevistados do sexo masculino recebem contribuições para a aposentadoria como benefício mais amplamente oferecido, apenas 39% das mulheres desfrutam o mesmo benefício. Isso mostra que os benefícios são diferentes dependendo do gênero, na Irlanda.
A pesquisa revelou, ainda, que 35% das mulheres dizem ter horário de trabalho flexível contra 27% dos homens. Esquema de bônus também é maior entre os homens, quase 50% em relação às mulheres.
A pesquisa também mostra que funcionários de escritório têm mais benefícios que os trabalhadores manuais. Um quarto dos empregadores não oferecem benefícios. Dos que oferecem, eles são contribuições para pensões (45%), horários flexíveis (30%), gratificações (24%) e refeições subsidiadas (20%).
O horário flexível foi considerado o benefício mais procurado por 21% dos trabalhadores mais jovens, com menos de 35 anos.
Agora você está por dentro sobre todos os benefícios do trabalhador na Irlanda, certo?
O edublin pode ser o caminho de entrada para aquela tão sonhada vaga de emprego fora do país. Saiba tudo sobre o assunto acessando nosso site.
Além disso, o curso “Do Zero ao Emprego no Exterior” oferece mais de 30 horas de conteúdo com diversos profissionais de diferentes áreas.
Se a sua ideia é fazer intercâmbio na Irlanda ou estudar em uma faculdade no país, temos os ebooks perfeitos para ajudar você a realizar esse sonho.
Você também pode entrar em contato com os nossos parceiros e pesquisar os melhores preços de intercâmbio na Irlanda.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…