Dublin está repleta de bibliotecas públicas – 26 no total. Além delas serem espaços dedicados ao estudo, em Dublin, assim como em outros condados irlandeses, os serviços oferecidos vão muito além do empréstimo de livros.
Algumas são pequeninas, outras enormes. O acervo varia muito, assim como o estilo e serviços disponíveis. Internet de graça, computadores e até cursos de línguas diversas estão disponíveis para os membros, em muitas delas.
Algumas possuem um perfil de público bem determinado mas, na realidade, todos sem distinção podem usufruir delas – basta seguir as regras de etiqueta e aproveitar o espaço. Quer saber como?
Uma biblioteca pública dentro de um shopping Center? Pois saiba que a biblioteca do Ilac é uma das mais cosmopolitas e bem estruturadas, frequentada por irlandeses de todas as idades e muitos estrangeiros. Lá você vai encontrar de tudo: Mesas e cabines para estudos (algumas com tomadas), acervo de filmes, jornais diários, salas de conversação, sala de leitura infantil, sala de música.
Normas de uso: nada de comer lá dentro e evitar o máximo de ruídos, sendo assim, deixe aquele seu amigo que adora conversar em casa. O ponto alto da biblioteca é que regularmente ocorrem palestras de temas diversos no local.
Onde? Ilac Centre, Henry Street, Dublin 1 – Segunda a quinta: 10.00am – 8.00pm / Sexta e sábados: 10.00am – 5.00pm
Para quem reside na região de Cabra Road, Mountjoy e Phibsboro, também existe uma opção por lá, não sendo necessário se deslocar até o centro. É uma biblioteca pequena, mas que conta com acervo de 12 mil livros. Fundada em 1935, seu prédio tem estilo Art Deco e o ambiente possui WiFi, além mesas de leitura.
Onde? Blacquiere Bridge, Off North Circular Road, Phibsboro, Dublin 7. Segunda a quarta: 12.45pm – 4.00pm e 4.45pm – 8.00pm. Quinta a sábado: 10.00am – 1.00pm e 2.00pm – 5.00pm.
Dica: Perto dali, em frente ao Mater Hospital, existe uma estação das DublinBikes.
Essa é uma ótima biblioteca de pesquisa. Atrás da entrada modesta se esconde um histórico prédio, cujo interior é realmente encantador. O pé direito da biblioteca possui 15 metros de altura e seu mobiliário também é de época (1890). O perfil do público que frequenta e o dresscode é mais acadêmico – é possível ver muitos professores, mestrandos e doutorandos por ali. Embora seja aberto o uso das mesas para estudo, a National Library tem como foco principal a consulta de obras raras, por isso a prioridade é sempre de membros.
Observações: As regras aqui são mais rígidas: é proibido entrar com garrafas, mochilas e casacos; é estritamente proibido entrar com canetas – somente lápis são aceitos; não é permitido tirar fotos do local (e, acredite, você vai querer!).
Onde? Kildare St., Dublin 2. Segunda a sexta : 9.30am – 7.45pm. Sábado: 9.30am – 12.45pm
O bom disso tudo é que o acesso é gratuito e para todos,ejam irlandeses, estrangeiros ou simplesmente viajantes. Basta apresentar um documento de identificação. A carteira é feita na hora e te dará acesso a todas as bibliotecas administradas pelo Dublin City Council.
Para consultar a lista completa de bibliotecas na cidade, clique aqui!
Sobre o autor:
Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Está procurando vagas de emprego fora do Brasil? Neste artigo, vamos dar dicas de como…
É impossível abrir este texto sem enaltecer a Irlanda, que, mesmo sendo congelante na maior…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A partir do dia 13 de janeiro de 2025, o primeiro registro de todas as…
Com o aumento da demanda por soluções de mobilidade sustentável, os aplicativos para aluguel de…
Os feriados na Irlanda são momentos para celebrar e, também, descansar. Durante o ano, acontecem…