Reflexões

Intercâmbio é na verdade um Big Brother intensificado?

Quando você chega a outro país, tudo automaticamente muda. O mundo parece outro, você já não é a mesma pessoa… Acostume-se: é uma enxurrada de novidade, às vezes muito boas e engrandecedoras, outras nem tanto. Muito depende da forma como você lida com todas as transformações. O importante é desapegar, trilhar seu caminho, não esquecer quem você é e manter seu foco.

Para os intercambistas em Dublin, tudo começa na acomodação temporária — todo estudante que chega aqui passa por uma.

Normalmente, é em uma residência estudantil que você se hospeda enquanto procura a casa perfeita. No meu caso, fiquei por duas semanas na casa mais acolhedora que eu podia ter. Tive sorte, pois isso diminui muito o impacto inicial. Faz a gente se sentir parte de algo. Faz a gente se sentir em casa. Foram duas semanas maravilhosas. Enquanto eu procurava um lar para chamar de meu, ia explorando a cidade.

Continua após a publicidade

Assim que cheguei, fiz amizade com um grupo de brasileiros.

No começo, tentamos uma casa para todos juntos. Não é impossível, mas é uma alternativa mais difícil. Afinal, todos eram recém-chegados e apenas estudantes. A gente foi tentando junto e separado. Nessas andanças, tive a oportunidade de estar em alguns cantinhos lindos de Dublin.

Não demorou muito e eu encontrei e me mudei para a casa permanente — eu e uma amiga. Viemos morar numa casa onde nós éramos as únicas brasileiras.

Leia também: Big Brother Irlanda: quando o intercâmbio parece um reality show

No nosso Big Brother Irlanda tinha nigeriano, croata, polacas, romeno e irlandês. Todos jovens. O que tínhamos em comum, exceto a Irlanda? Nenhum de nós tinha o inglês como língua materna, todo mundo come arroz e toma cerveja. Fomos bem recebidas.

Acho que brasileiro causa um pouco de curiosidade. Nossa cultura é linda e, no fundo, sei que todo mundo sabe disso — na verdade, queria que todo mundo soubesse. Bebemos juntos algumas vezes, nos sentimos burras tantas outras. Às vezes se comunicar parece complicado. A gente se esforça, eles também. Chegaram a perguntar se podiam corrigir… é claro que sim. Estamos aqui para aprender.

Inventamos um churrasco. Eles avisaram: com esse tempo, não vai dar bom. Ignoramos. Foi a pior ideia que já tivemos. Junto à carne, queimei minha reputação de churrasqueira. Foi terrível. Engraçado foi ver as polacas provando o coração de galinha. Elas quase vomitaram e perguntaram se ele era daquele tamanho mesmo ou se a gente tinha cortado. Viver com pessoas de tantos lugares diferentes é um choque cultural diário.

No geral, eles são muito reservados, cada um no seu quadrado. Isso torna a convivência mais pacífica. A casa é grande. Muitas portinhas. Cada um no seu quarto. Cada um no seu universo particular. Já passamos por milhares de situações, algumas hilárias, outras nem tanto. O lance é que estamos tentando sempre não deixar coisas bobas ou pequenas atrapalharem o percurso.

O mais importante aprendizado de tudo isso é respeitar o espaço e a cultura do outro. O coração e a mente continuam abertos, vivendo um dia de cada vez. Treinando a paciência e o inglês!

Sobre a autora:
Amanda Carvalho Belo é aquela dos textões, sensações, sentimentos e emoções. Pisciana maluca. Me jogo, vivo e comemoro! Cheers!

Colaborador edublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Filmes brasileiros na Irlanda: saiba as produções que estão em cartaz em Dublin

O cinema brasileiro segue ganhando espaço nas telas internacionais — e em Dublin, não poderia…

23 de abril de 2025

A histórica visita do papa Francisco à Irlanda em 2018

A morte do Papa Francisco tem gerado uma comoção na Irlanda, que ainda guarda na…

21 de abril de 2025

Autoridades irlandesas prestam homenagens a Papa Francisco após sua morte

A morte do Papa Francisco nesta segunda-feira provocou uma onda de comoção na Irlanda, país…

21 de abril de 2025

Pesquisa busca mapear desafios enfrentados por imigrantes na Irlanda

Uma nova pesquisa foi lançada recentemente com o objetivo de entender os principais desafios enfrentados…

21 de abril de 2025

Uma em cada três empresas contrataram graduados do ensino superior na Irlanda

Uma nova edição do National Employer Survey, lançada nesta semana pelo Department of Higher Education,…

18 de abril de 2025

Agenda de shows brasileiros na Irlanda 2025: artistas já está confirmados no país

Já é tradição, a agenda de shows brasileiros na Irlanda fica a cada ano mais…

18 de abril de 2025