Blogueira: Tatiana Olegario
Cidade de Origem: Curitiba – PR
Cidade/país onde reside atualmente: Düsseldorf, Alemanha
Eu estava terminando a faculdade e decidi que aquela era a hora de viver o sonho do meu intercâmbio. Sabia que quanto mais o tempo passasse, mais eu arranjaria desculpas pra tornar isso realidade. Larguei um bom emprego na área de jornalismo e vim para a Alemanha com o intuito de aprender o idioma e fazer uma pós-graduação. O que era pra ser passageiro, acabou virando permanente. Consegui um trabalho e hoje não consigo me imaginar em outro lugar.
Estudei alemão em Berlim e depois me mudei para uma cidade bem pequena, perto da fronteira com a Holanda. No primeiro ano da faculdade, comecei um trabalho part-time em uma multinacional de Düsseldorf. Eles gostaram do meu trabalho e me ofereceram um contrato definitivo. Tranquei os estudos e me mudei para a cidade.
1) Segurança – Ando por aí sem medo e isso é uma sensação incrível. Além disso, como mulher, eu me sinto respeitada em todas as situações.
2) Transporte e estrutura das cidades – As diversas possibilidades de transporte facilitam muito o nosso dia a dia e melhoram a qualidade de vida imensamente. Além disso, até mesmo cidades pequenas contam com uma boa estrutura e opções de lazer e compras.
3) Possibilidade de viajar – Na Europa, tudo é muito pertinho e existem várias opções baratas de voos e ônibus.
1) Falta de sol – Nem tanto o frio, mas a falta de sol acaba com o nosso ânimo.
2) Pessoas fechadas – Diferente do Brasil, as pessoas aqui são bem mais fechadas, o que, no começo, gera um pouco de desconforto
3) Distância do Brasil – A Alemanha é quase perfeita. Pra ser melhor, só se fosse mais pertinho do Brasil. Assim, eu poderia visitar as pessoas amadas com mais frequência e não estaria ausente em tantos momentos importantes
Família e amigos.
Estudaria mais sobre as diversas opções de estudo e bolsas. Acho que gastei muito mais no meu curso de alemão do que hoje sei ser necessário.
Estude bastante sobre o país, converse com pessoas que estão fora e procure saber a realidade do lugar. Nem tudo é sempre um mar de rosas. Mas o mais importante, na minha opinião é: Saiba a sua verdadeira razão de sair do Brasil. Seus problemas não vão desaparecer só porque estará longe.
Sobre o blog:
O Viagem 0800 é parte da realização do desejo de duas pessoas apaixonadas por viagens que decidiram largar tudo no Brasil e, com a cara e a coragem, desembarcar na Alemanha – e isso sem uma palavra do alemão no vocabulário. É essa experiência que a Tatiana Olegario e o Daniel Courtouke tem partilhado no Viagem 0800. Mas os posts do blog não se limitam apenas a Düsseldorf e muito menos só à Alemanha. Ficou curioso? Vale dar uma espiadinha por lá!
Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…