Blogueira: Vânia Romão
Cidade de Origem: São Paulo – SP
Cidade/país onde reside atualmente: Estocolmo, Suécia
Eu e meu marido saímos do Brasil em 2011 devido a uma oportunidade de trabalho que ele recebeu. Ambos trabalhávamos e éramos bem sucedidos. Mas como estávamos cansados da correria do dia a dia e da loucura que é viver em São Paulo, achamos que essa seria a oportunidade perfeita para conhecer um pouco mais de outra cultura.
A empresa em que meu marido trabalhava possui escritórios espalhados por todo o país. Viemos para a Suécia através de um contrato local (sem as mordomias de contrato de expatriado) e moramos primeiramente na cidade de Gotemburgo. Após dois anos, nos mudamos para Estocolmo, cidade essa que moramos atualmente.
Segurança, infra-estrutura da cidade e, por incrível que pareça, o clima. Poder andar tarde da noite pelas ruas sem me preocupar se serei assaltada realmente não tem preço. A cidade possui uma infraestrutura fantástica de transporte, serviços públicos e turística.
A escuridão nos meses de novembro e dezembro, que deixa as pessoas meio mal-humoradas e depressivas, a falta de sociabilidade dos suecos, pois você sendo estrangeiro é difícil criar laços de amizade com eles, e mudaria o sistema de saúde, pois não há medicina preventiva como nós brasileiros estamos acostumados (pelos menos os que possuem condições). Os tratamentos são feitos apenas a partir do momento que se identifica o problema de saúde.
Dos meus amigos.
Não teria me apegado tanto às coisas materiais.
Tenha um bom planejamento financeiro, pois caso as coisas não deem certo no país escolhido, você tem para onde voltar.
Sobre o blog:
Diário de uma Teimosa! Com esse nome já dá para imaginar o tom dos textos da Vânia Romão, que entre um contrato e outro na cola do marido, acabou desembarcando em Estocolmo onde vive atualmente. O blog é um misto de histórias pessoais, dicas e muitas curiosidades sobre a vida naquele cantinho gélido do mundo. Destaque especial para as imagens do Diário de uma Teimosa no Instagram.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…