Blogueira: Ana Franco Zacchello
Cidade de Origem: Porto Feliz, SP
Cidade/país onde reside atualmente: Vale do Silício, California, EUA
Meu marido e eu morávamos na cidade de São Paulo com empregos bons e estáveis. Estávamos felizes com nossas vidas, gostávamos dos nossos empregos, tínhamos um bom salário e viajávamos 2 vezes por ano para o exterior. Mas parecia que ainda faltava algo. Quando quitamos nosso apartamento no final de 2011, já tínhamos quase 4 anos de casados, e veio a ideia de estudar fora do Brasil. A ideia era tentar estudar em uma das melhores universidades dos EUA – meu marido, por ser engenheiro de computação, tinha o sonho de estudar na Universidade de Stanford, no Vale do Silício. E foi assim que, em 2014, fomos estudar em Stanford: meu marido foi fazer o Mestrado em Negócios e eu, entre outras coisas, uma pós-graduação em Decisão Estratégica e Gestão de Riscos.
Depois que pegamos nossos diplomas de Stanford, meu marido começou a trabalhar como gerente no Google, na sede em Mountain View, no Vale do Silício. É por isso que mesmo depois de formados, continuamos na região. Eu decidi me dedicar integralmente ao blog Casal Califórnia, criado devido à nossa mudança para os EUA.
Gosto de morar no Vale do Silício por vários motivos, entre eles: segurança, respeito e pelo fato de eu poder ser eu mesma, sem me preocupar com julgamentos dos outros. O Vale do Silício é um lugar em que as pessoas estão acostumadas com diversidade e diferenças.
O que menos gosto com certeza são os preços absurdos de moradia e custo de vida no Vale do Silício; o transporte público, que é ineficiente e o sistema real (miles, pounds, Fahrenheit, gallon) ao invés do sistema métrico (km, kg, Celsius, litros). Uso o conversor de medidas diariamente!
Sinto falta da família/amigos, comida brasileira e falar português.
Acho que não faria nada diferente. Planejamos a nossa mudança com muito cuidado durante quase 3 anos. Economizamos, porque sabíamos que durante o período em que estávamos estudando, só gastaríamos e não entraria nada na conta. Vendemos todos os nossos bens no Brasil (carro e apartamento) antes de nos mudarmos e investimos o dinheiro. Tudo que fizemos foi planejado com cuidado. Saímos porque vimos uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
Minha dica é: planeje-se! Estude o idioma local, aprimore seus conhecimentos na sua área de atuação ou então aprenda algo novo. Pesquise como funciona o processo de imigração (visto de trabalho, estudo, etc.). Aqui nos EUA, particularmente, não é nada simples. Ser estrangeiro não é fácil porque você tem uma desvantagem competitiva nata, que não tem como mudar. Se quiser conseguir seu espaço, vai ter que se esforçar muito mais do que um nativo. E coloque uma coisa na cabeça: todo lugar tem problemas. Eles podem ser diferentes, mas são problemas e você terá que enfrentá-los em outro idioma e com pessoas que têm diferenças culturais.
Sobre o blog:
Como o próprio nome já sugere, o Casal California é um blog que desvenda os meandros de viver em um lugar bem peculiar dos Estados Unidos, o Vale do Silício. Mas, o blog não se limita ao Vale. No cardápio, também estão muitas dicas de viagens sobre os Estados Unidos, Canadá e sobre a experiência de mudar para a California com o objetivo de estudar em Stanford. Ficou curioso? O Casal California está te esperando!
Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…