Blogueira: Ana Franco Zacchello
Cidade de Origem: Porto Feliz, SP
Cidade/país onde reside atualmente: Vale do Silício, California, EUA
Meu marido e eu morávamos na cidade de São Paulo com empregos bons e estáveis. Estávamos felizes com nossas vidas, gostávamos dos nossos empregos, tínhamos um bom salário e viajávamos 2 vezes por ano para o exterior. Mas parecia que ainda faltava algo. Quando quitamos nosso apartamento no final de 2011, já tínhamos quase 4 anos de casados, e veio a ideia de estudar fora do Brasil. A ideia era tentar estudar em uma das melhores universidades dos EUA – meu marido, por ser engenheiro de computação, tinha o sonho de estudar na Universidade de Stanford, no Vale do Silício. E foi assim que, em 2014, fomos estudar em Stanford: meu marido foi fazer o Mestrado em Negócios e eu, entre outras coisas, uma pós-graduação em Decisão Estratégica e Gestão de Riscos.
Depois que pegamos nossos diplomas de Stanford, meu marido começou a trabalhar como gerente no Google, na sede em Mountain View, no Vale do Silício. É por isso que mesmo depois de formados, continuamos na região. Eu decidi me dedicar integralmente ao blog Casal Califórnia, criado devido à nossa mudança para os EUA.
Gosto de morar no Vale do Silício por vários motivos, entre eles: segurança, respeito e pelo fato de eu poder ser eu mesma, sem me preocupar com julgamentos dos outros. O Vale do Silício é um lugar em que as pessoas estão acostumadas com diversidade e diferenças.
O que menos gosto com certeza são os preços absurdos de moradia e custo de vida no Vale do Silício; o transporte público, que é ineficiente e o sistema real (miles, pounds, Fahrenheit, gallon) ao invés do sistema métrico (km, kg, Celsius, litros). Uso o conversor de medidas diariamente!
Sinto falta da família/amigos, comida brasileira e falar português.
Acho que não faria nada diferente. Planejamos a nossa mudança com muito cuidado durante quase 3 anos. Economizamos, porque sabíamos que durante o período em que estávamos estudando, só gastaríamos e não entraria nada na conta. Vendemos todos os nossos bens no Brasil (carro e apartamento) antes de nos mudarmos e investimos o dinheiro. Tudo que fizemos foi planejado com cuidado. Saímos porque vimos uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
Minha dica é: planeje-se! Estude o idioma local, aprimore seus conhecimentos na sua área de atuação ou então aprenda algo novo. Pesquise como funciona o processo de imigração (visto de trabalho, estudo, etc.). Aqui nos EUA, particularmente, não é nada simples. Ser estrangeiro não é fácil porque você tem uma desvantagem competitiva nata, que não tem como mudar. Se quiser conseguir seu espaço, vai ter que se esforçar muito mais do que um nativo. E coloque uma coisa na cabeça: todo lugar tem problemas. Eles podem ser diferentes, mas são problemas e você terá que enfrentá-los em outro idioma e com pessoas que têm diferenças culturais.
Sobre o blog:
Como o próprio nome já sugere, o Casal California é um blog que desvenda os meandros de viver em um lugar bem peculiar dos Estados Unidos, o Vale do Silício. Mas, o blog não se limita ao Vale. No cardápio, também estão muitas dicas de viagens sobre os Estados Unidos, Canadá e sobre a experiência de mudar para a California com o objetivo de estudar em Stanford. Ficou curioso? O Casal California está te esperando!
Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…