O peru de Natal mal fez digestão e muitos irlandeses já estarão nas ruas no feriado de St. Stephen (Santo Estêvão), no dia 26 de dezembro, para a liquidação de fim de ano, também conhecida pelos britânicos como Boxing Day e pelos irlandeses como St. Stephen’s Day.
É o dia D das promoções em lojas de todo o Reino Unido e que também virou tradição na Irlanda, com descontos que superam a Black Friday.
A data, na verdade, é um “start” para a venda de produtos mais baratos, já que as promoções continuam até janeiro nas chamadas Winter Sales (ou promoções de inverno).
A grande maioria das lojas — de roupas a eletrônicos, de brinquedos a celulares e, até mesmo, supermercados — fazem promoções no dia 26. Por isso, apesar de ser feriado na Irlanda, elas abrem em horário especial.
Shoppings também estarão com promoções especiais. Portanto, se ainda está na dúvida sobre a compra de algum produto ou roupa, vale a pena esperar mais um pouquinho e garantir um bom desconto pós-Natal.
Vamos falar mais um pouco sobre o Boxing Day ou St. Stephen’s Day Sales.
Não necessariamente. Apesar de ser “tradicional”, o Boxing Day não é uma regra na Irlanda. O dia 26 é feriado de St. Stephen. Por isso, muitos serviços, como transporte público, não funcionam ou têm horários de funcionamento reduzidos.
Outras lojas também não abrem. Mas aquelas que desejam fazer suas promoções logo no dia seguinte ao Natal não perdem tempo e usam o feriado para vender com desconto. Outras podem começar a vender antes do Réveillon ou em janeiro, depende de cada uma.
Porém, vale a pena entrar no site oficial de redes como Primark, Zara, Argos, Amazon e, até mesmo, mercados como Tesco para saber das promoções do dia.
Uma opção para quem não quer sair de casa para a busca de descontos é fazer compras on-line. Com a internet, as lojas oferecem desconto antes mesmo do dia 26. Logo no dia 25, muitas delas já estão em promoção na rede mundial de computadores.
Quem optar pelas compras on-line, pode encontrar muitas opções, mas geralmente para quem procura algo específico. Mas o bom e velho desbravar das lojas físicas pode resultar em achados improváveis. Vai de você!
Apesar de famosa por ter preços bem reduzidos, a Black Friday não é a principal data para comprar. O Boxing Day/St. Stephen’s Day consegue superá-la com descontos de 30% a 80%. Muita gente aproveita para comprar presentes para si depois de ter presenteado a família toda no dia 25.
Dica! Por ofertarem diversos tipos de produtos em um mesmo local, as lojas de departamento são sempre uma aposta segura para o caçador de preços baixos.
Planeje-se! A maioria das lojas e shoppings abre às 9h, e você pode optar por ir a uma específica ou, então, procurar boas oportunidades em várias lojas, passeando pela O’Connell Street, Grafton Street e Henry Street.
Então, se você quer fazer a festa, a dica é: acorde cedo e se jogue nas ofertas, pois o Boxing Day está logo aí!
Como falamos, o Boxing Day não é uma tradição originalmente irlandesa, já que o dia 26 de dezembro é destinado à celebrar St. Stephen.
A data vem do Reino Unido, desde 1871, mas se espalhou por outras partes do mundo, como Irlanda e, até mesmo, Austrália. Significa, na verdade, um dia para passar com famílias e amigos, visitar quem não teve tempo de ver no dia de Natal e aproveitar as sobras da ceia natalina.
Mas também existe um “q” de caridade na data. Reza a lenda que o dia após o Natal era destinado à caridade, de modo que muitas pessoas faziam doações aos pobres. Dizem, ainda, que o nome “Boxing Day” teria origem justamente pela abertura das caixas de donativos coletados por semanas e que, logo após o Natal, eram ofertados aos pobres.
Mas como tudo acaba virando “business”, as lojas resolveram transformar o dia da caridade em um grande saldão pós-natal. E é aí que entra o “Boxing Day” e aquelas ofertas inacreditáveis!
São Estevão foi uma figura notória. É dele o título de 1° mártir da fé Cristã. Ele foi apedrejado até a morte em 36 a.C. por defender a sua fé.
Na Europa, ele é o patrono dos cavalos, dos fabricantes de caixão e, ainda, dos diáconos.
Na Irlanda, o dia de Santo Estevão também é conhecido como Wren Day (Dia da Carriça, em tradução livre, nome de um pássaro pequeno e marrom, tipo o pardal).
O Wren Day, de acordo com a tradição, narra uma história em que a vida de Jesus é comparada à de um passarinho. Neste dia, os grupos iam de porta em porta vestindo roupas velhas e chapéus de palha e tocando música e dançando. A tradição morreu em quase todas as partes do país nos últimos anos, mas ainda existe na memória.
Uma música tradicional irlandesa chamada “The Wren” ainda é cantada nos dias de hoje.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…