Pra você, intercambista que está em Dublin, já observou quais são as principais diferenças de comportamento entre o brasileiro e o irish? Bom, reunindo alguns amigos em um dos pubs mais brasileiros de Dublin – e, obviamente, após algumas pints – surgiram alguns tópicos que acredito serem bem interessantes e não tão óbvios.
Conheça as 5 principais diferenças de comportamento entre o brasileiro e o irlandês na visão de quem está em Dublin.
Não adianta. Uma das coisas mais explícitas no comportamento do brasileiro – e que fica mais evidente quando comparada ao do irish – é a necessidade do toque. Gostamos de abraçar, encostar, tocar no outro e isso faz falta por aqui. Se você não acredita, verá como sentirá falta de um abraço mais “abrasileirado” após algum tempo aqui.
Meu amigo leitor, andar um dia pela cidade será o suficiente para que concorde com esse tópico. O povo irlandês não se apega muito a julgamentos sobre a roupa que veste. Você verá, mesmo no inverno, mulheres com micro saias e salto alto, homens com calças engraçadas e, se chegar por aqui na época do Natal, verá várias pessoas usando roupas tipicamente natalinas! Aí você pensa: “Ah Carol! Devem ser alguns amigos brincando no Natal….”. Não, não! Eles vão até para a balada com essas roupas. Tradição por aqui nessa época, são suéteres de lã com desenhos natalinos, macacões estilo pijama (todo forrado) com estampa do papai noel e, em alguns casos, até com luzinhas de Natal costuradas! Fica uma lição pra seguirmos: Vista o que te faz sentir bem, sem ligar pra opinião dos outros!
Que os irish gostam de beber, nós já sabemos há muito tempo, mas o engraçado é que, mesmo sóbrios, ele não se importam em andar em linha reta na calçada. Vez ou outra você esbarrará com um andando na sua frente na calçada e, se observar, verá que eles andam despretensiosamente de um lado para o outro, como se não houvesse mais ninguém na rua. (Ok, tem muita gente que faz isso no Brasil, também!) :D
Os Irish nos dão um banho nesse ponto. Lição número 1, se você desembarca na Ilha Esmeralda no inverno: Não sair hoje, esperando que amanhã pare de chover ou não esteja tão frio, não resolverá seu problema. Não importa se está sol ou chuva, frio ou “não tão frio”, você verá, com frequência diária, mães indo passear com seus filhos, pessoas nas ruas, pubs e restaurantes lotados de irlandeses se divertindo – e muito! Sei que para muitos de nós é um pouco complicado já chegar amigo do inverno, mas que vale ressaltar essa diferença de comportamento como um exemplo de que temos que ao menos tentar não ficar trancados em casa, isso vale!
Uma das coisas mais legais é que você verá velhinhos em todos os lugares! Sim! Em pubs, cinemas, restaurantes, jogos de rúgbi… Não existe recriminação do tipo: “Eles são velhos demais para estarem aqui…”.
E lembre-se: diferentes ou não, o que vale é a troca de experiências e cultura! ;)
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…