De acordo com os dados do Central Statistics Office, departamento de estatísticas irlandês, a Irlanda fechou o mês de setembro com uma taxa de desemprego de 5.3%. Segundo o órgão, a taxa tem se mantido estável nos últimos quatro meses e deixa o país com um índice de desemprego menor do que o registrado na zona do Euro, que atualmente gira em torno de 7.4%. O crescimento médio anual de 3% na taxa de empregos, quase o triplo da média dos demais países do bloco europeu.
Essa notícia também é boa para os estudantes brasileiros que acabaram de chegar ou estão prestes a viajar para a Irlanda e pretendem trabalhar para custear os gastos durante o intercâmbio. Afinal, a busca por trabalho é uma preocupação que muitos têm antes mesmo de embarcarem para o intercâmbio.
Outra vertente que tem aumentado na Irlanda, é a possibilidade de empreender, atuar como prestador de serviços e aproveitar algumas demandas encontradas no mercado. É sobre essas oportunidades profissionais e de empreendedorismo que vamos falar hoje.
Para quem está planejando ir para a Irlanda aprimorar o inglês e pensa em investir na carreira profissional, serviços de mentoria podem ser um ponta pé inicial para entender o mercado de trabalho.
A Agência Viajar Mais se destaca no mercado por oferecer um pacote de intercâmbio com o diferencial de oferecer uma Mentoria Profissional de Carreira, que propõe preparar o estudante para o mercado de trabalho irlandês.
Além de dicas de como procurar o trabalho e elaborar o currículo, a consultoria com um especialista tem como objetivo mostrar os diferentes e satisfatórios caminhos que o intercambista pode seguir, aumentando, assim, suas chances de trabalhar profissionalmente no país.
É exatamente por esse aproach focado na compreensão e estratégias para o mercado irlandês que a Agência Viajar Mais estará presente no E-DublinPRO Workshop em Salvador.
O evento acontece na capital baiana no dia 18 de outubro, das 18h30 às 22h30, no Garagem 105, um cowork localizado na Rua dos Sombreiros, 1.038.
É comum a presença de brasileiros empreendedores na Irlanda. Durante a temporada de estudos, alguns deles acabam descobrindo novas habilidades e decidem apostar no negócio próprio no país.
Esse é o caso de muitos profissionais da área de beleza, confeiteiros, cozinheiros, profissionais de informática, designers, consultores de intercâmbio, entre tantas outras profissões.
Em muitos casos, a oportunidade inclui abrir o próprio espaço, outras no formato home office, ou ainda profissionais que vão até os clientes ou prestam serviços para pequenas empresas instaladas na Ilha Esmeralda.
Entre os exemplos de negócios brasileiros bem-sucedidos na Irlanda estão casas de esfirras e coxinhas que entregam essas guloseimas nas casas dos clientes, assim como um sushiman que pode preparar um menu japonês no conforto do seu lar.
Há, ainda, o mercado de deliciosos doces, bolos e salgadinhos para quem quer presentear os “gringos” com uma guloseima tipicamente brasileira, ou até mesmo comemorar o aniversário em grande estilo.
Todos esses serviços são oferecidos por brasileiros criativos, que, durante o intercâmbio, identificaram essas necessidades no mercado local e resolveram desbravá-lo.
Apesar da iniciativa e criatividade brasileira, vale lembrar estudantes com o visto Stamp 2 não podem abrir negócio na Irlanda. Essa possibilidade é válida apenas para estudantes com cidadania europeia ou profissionais estrangeiros que já possuem visto Stamp 4 no país.
Além de Salvador, esta edição brasileira do E-DublinPRO vai passar por outras quatro capitais brasileiras: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis e Belo Horizonte, entre os dias 14 e 18 de outubro de 2019.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…