Existe uma opinião comum entre os estudantes que pensam em sair do Brasil para fazer intercâmbio na Irlanda: “Ah, mas só tem brasileiros morando lá”. Péééé!!! Errado… O Censo do país, divulgado em 2022, mostra que os brasileiros na Irlanda estão, sim, entre os estrangeiros que mais cresceram em número de moradores da ilha, mas nós não estamos em primeiro lugar.
Há outras cinco nacionalidades à frente dos brasileiros vivendo como estrangeiros na Irlanda.
Outra informação errônea é a de que existem centenas de milhares de brasileiros vivendo no país. Fake news!
Ao todo, são 631 mil estrangeiros vivendo na Irlanda, entre dezenas de nacionalidades. Em um país com 5 milhões de habitantes, isso significa pouco mais de 12% da população formada por estrangeiros como um todo.
O edublin analisou os últimos dados do CSO e do Itamaraty e mostra como é a situação atual dos brasileiros na Irlanda.
É bom deixar claro que o Censo 2022 da Irlanda nos mostra quantos brasileiros na Irlanda eram residentes em 2022, período quando a pesquisa foi feita. Mais especificamente em abril daquele ano.
Segundo o censo, eram 39.556 brasileiros na Irlanda, ante 13.640, em 2016; 8.704, em 2011; e 4.338, em 2006.
Isso gera um aumento de 150% em relação à última pesquisa.
Se pensar no quesito de visto, os estudantes ficam pela Irlanda em períodos específicos de tempo, de oito meses (mínimo) a dois anos (máximo de duas renovações), conforme é permitido para vistos de Stamp 2 (estudantes) — ou até sete anos se o imigrante resolver estudar cursos de graduação ou pós-graduação, por exemplo.
É bem mais difícil contabilizar esse dado, já que estudantes brasileiros na Irlanda vão e vêm a todo tempo. Sendo assim, o número de intercambistas pode aumentar, mas a média deve seguir a mesma linha.
Fora isso, há os estrangeiros ilegais — que, sim, existem! Outra questão são os brasileiros na Irlanda com dupla cidadania que não são contabilizados em tais pesquisas como brasileiros.
Como citamos, ao contrário do que se pensa, os brasileiros na Irlanda não estão no topo da lista de estrangeiros residentes no país. O Censo mostra que estamos em sexto lugar, sendo 4% do total de estrangeiros no país.
O Ministério das Relações divulgou dados dos brasileiros morando no exterior.
Essa frase é típica entre os intercambistas. Vejamos! Se você vive em Dublin, provavelmente vai cruzar com brasileiros pelas ruas todos os dias. Sim, a capital irlandesa é o “ninho” dos brasileiros. São mais de 8 mil residentes (64% do total) vivendo no condado que dá nome à cidade.
Agora, cá entre nós, é claro que quando nosso ouvido escuta uma palavra ou frase em português, ele “apita” um alarme cerebral instantâneo: “Opa, tem brasileiros por perto”. Você não vai ter a mesma impressão ao ouvir alguém falando as línguas nativas da Romênia, Polônia ou Lituânia. Afinal, somos latinos, expressivos, não passamos batidos, não é mesmo?
A capital irlandesa também é o centro de moradia da maioria dos estrangeiros que escolhem a ilha para viver. Assim, não é por menos que Dublin é conhecida por ser bem cosmopolita. Até mesmo mercados e restaurantes brasileiros não nos deixam esquecer nossas raízes.
Os mercadinhos e restaurantes brasileiros na Irlanda salvam a vida de qualquer um que queira matar a saudade daquele almoço ou jantar à brasileira.
As opções aumentaram muito nos últimos anos, seja na venda de produtos para fazer belas receitas em casa ou opções da culinária de diversas regiões do país para comer fora e se sentir no próprio Brasil por alguns minutos.
Cidades como Galway, Cork e Limerick também contam com brasileiros residentes, mas em número bem menor.
Em Galway, por exemplo, existe uma cidade ao sul do condado chamada Gort, conhecida como Little Brazil, onde vivem 100 famílias brasileiras, um número aproximado de 1.000 pessoas, que foram recrutadas por empresas locais para trabalhar.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
Segundo o Itamaraty, são cerca de 80 mil brasileiros vivendo na Irlanda. O último censo feito pelo governo irlandês, em 2022, no entanto, são 39 mil brasileiros na Irlanda.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…