As regras mudaram para quem chega do Brasil para a Irlanda desde a quinta-feira, 14 de janeiro. Por causa de uma nova variante da Covid-19 encontrada em terras brasileiras, o governo irlandês decidiu oferecer testes gratuitos da Covid-19 para quem chega do país.
Ou seja, além da obrigação de apresentar um teste PCR negativo ao desembarcar na ilha, os brasileiros deverão preencher o formulário de localização. Com os dados do passageiro, o HSE (Health Service Executive — Serviço Executivo de Saúde da Irlanda) vai enviar uma mensagem, solicitando a consulta a um GP (clínico geral) gratuitamente, que vai fazer o agendamento de um novo teste, também gratuito.
Os passageiros vindos do Brasil, mesmo com teste negativo em mãos e com um novo teste feito em terras irlandesas, precisarão restringir seus movimentos por 14 dias. O formulário de rastreamento é uma forma do governo averiguar se estas restrições estão acontecendo.
Tudo isso é uma forma de evitar que a nova variante da Covid-19, N501Y, encontrada no Brasil chegue à Irlanda, que atualmente já sofre com a variante B117, encontrada no Reino Unido, e responsável pelo alto número de contaminações na ilha.
O site do HSE foi atualizado no sábado, 15 de janeiro, com informações extras para quem chega do Brasil.
O site diz:
Em relatório do governo irlandês publicado no sábado, 15 de janeiro, quando foram registradas 1.850 pessoas internadas no país com Covid-19 e 184 delas em UTIs, o médico Tony Holohan, chefe do Departamento de Saúde da Irlanda, afirmou que a nova variante da Covid-19 identificada no Brasil ainda não foi encontrada na Irlanda.
“É essencial que qualquer pessoa que chegue do Brasil se isole por 14 dias a partir da data de chegada, antes de entrar / reingressar no local de trabalho. Estamos particularmente apelando aos empregadores para que permitam que seus funcionários se protejam mutuamente ficando em casa o tempo todo 14 dias”, disse, ressaltando que os brasileiros devem entrar em contato com o GP ao chegar no país.
Brasileiros residentes na Irlanda que chegaram nos últimos dias à ilha relataram que receberam uma mensagem do HSE pedindo para que entrassem em contato para o teste.
Leia também: Reino Unido veta voos vindos do Brasil por causa de mutação da Covid-19
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…