Engana-se quem pensa que na Irlanda não tem praias e nem lugares para curtir no verão! Prova disso é a pitoresca cidade de Bray, localizada no litoral da Irlanda e que faz fronteira com a capital do país.
Bray tem aproximadamente 32 mil habitantes e o cartão-postal da cidade é o extenso calçadão à beira da praia, de onde é possível contemplar a “Bray Head”, uma montanha com 241 metros de altura e um lugar privilegiado para apreciar a bela vista da cidade e do mar.
A cidade é extremamente tranquila e com paisagens impressionantes. E como em poucas palavras fica difícil transmitir toda a atmosfera de Bray, o texto de hoje vai descrever um pouquinho sobre a cultura, a gastronomia, a vida noturna, o transporte e os diferenciais desse importante pedacinho que faz parte da Irlanda.
Para quem não sabe, Bray era uma pequena vila de pescadores. No entanto, ao longo do século XVIII se transformou em um verdadeiro “resort turístico” para a classe média da Irlanda, que sonhava em ter um refúgio da agitada vida na capital. Atualmente, a cidadezinha é rodeada por lugares que fazem parte da história e do turismo da região, lugares esses que proporcionam uma vista panorâmica da cidade, da baía de Dublin e de North East Wicklow.
A cidade, que exala arte, ainda é sede do mais antigo estúdio cinematográfico da Irlanda, o Ardmore Studios, sem contar nos diversos museus espalhados pelas ruas. Falando em museu, um dos mais famosos é o Mermaid Arts Centre, um lugar que oferece muita interação entre os artistas e os visitantes.
Bray é uma cidade irlandesa que também atrai muitos turistas e que encanta a todos com suas lindas ruazinhas, que são cheias de lojas, restaurantes e entretenimento. Porém, quando acontece o Bray Summerfest, o famoso festival de verão e também com o Bray Jazz Festival, um dos maiores festivais musicais da Irlanda, a cidade fica tomada por turistas de todos os cantos do mundo.
Uma coisa é certa: batatas e carnes dominam a culinária irlandesa! E isso é motivo suficiente para agradar o paladar dos brasileiros! Nos restaurantes de Bray é comum encontrar o Irish Stew nos menus, que nada mais é do que um guisado elaborado com carne de cabrito ou ovelha, batatas, cenoura e alho-poró.
Outro prato típico de lá é o fish-and-chips e que também é encontrado nos mais diversos restaurantes e pubs da cidade. Os estabelecimentos ainda oferecem opções deliciosas de frutos do mar, o que não poderia ser diferente já que Bray está localizada tão próxima do oceano.
Compare aqui os valores de diversas operadoras de seguro-viagem para viajar com tranquilidade.
Bray pode ser tranquila durante o dia, mas sua vida noturna é vibrante! Tem opções de entretenimento para todos os gostos e estilos musicais, literalmente. É o lugar certo para quem deseja curtir uma noite pra lá de agradável depois de um dia cansativo de passeio ou de trabalho.
E como dica boa é dica compartilhada, anota aí! O The Harbour Bar foi considerado o melhor bar do mundo pela Lonely Planet, em 2010 e fica localizado exatamente em Bray. É um pub que realiza diversos shows com artistas renomados e que oferece as melhores cervejas do país. Porém, com um diferencial: tudo isso acontece bem em frente ao mar.
Outra parada obrigatória é o The Ardmore, um típico pub irlandês para quem ama esportes, já que o local exibe todos os principais eventos esportivos.
Agora para os baladeiros de plantão, o Koo Nightclub é uma das baladas mais animadas de Bray. E ainda tem um programa mais “light”, porém não menos divertido. É o Bray Bowl, um lugar para jogar boliche e para reunir os amigos para dar boas risadas.
Leia também: O que fazer em Bray: a cidade praiana de Wicklow, na Irlanda
Quando o assunto é transporte público, a cidade de Bray oferece serviços de trens e ônibus, facilitando as viagens para os arredores de Dublin, por exemplo. No entanto, em Bray a melhor opção é andar a pé, afinal, é possível conhecer os pontos principais da cidade fazendo uma agradável caminhada e apreciando cada esquina desse cantinho da Irlanda cheio de elegância.
Porém, para quem vai de Dublin até Bray há várias formas de fazer o trajeto! Uma delas é ir de carro do centro da cidade, o que leva cerca de 20 minutos. É possível também pegar os ônibus 45A, 84A e 145, ou ainda o DART. Cá entre nós, o DART é a melhor opção, pois assim você pode aproveitar o caminho e se deslumbrar com a vista das incríveis praias da Irlanda.
Conhecer Bray é ter a oportunidade de mergulhar em um pedacinho da história do país e ter contato direto com a natureza de forma privilegiada. Porém, os pontos positivos da cidade vão muito além!
Bray possui mais de 18 instituições de ensino de alta qualidade, o que atrai inúmeros estudantes estrangeiros todos os anos. Por conta disso, se tornou um dos destinos de estudo mais procurados, principalmente por ser um local tranquilo, com preços mais acessíveis e pertinho de Dublin.
Além disso, existem muitos pontos turísticos para se visitar lá, viu? Clicando aqui você pode conferir as principais atrações da cidade.
Leia também: Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda
Assunto importante para quem está planejando fazer um intercâmbio em Bray! Em média, um estudante pode gastar aproximadamente 900€ mensalmente, entre moradia, refeições, lazer, etc.
Os custos com transporte na maioria das vezes nem precisa ser considerado, pois a cidade é pequena e muita coisa acaba sendo feita a pé.
Porém, se for necessário percorrer distâncias longas, o transporte público custa em média 2,40€ e com apenas 3,60 é possível chegar à capital do país.
Para quem deseja estudar e trabalhar, a Irlanda é o destino certo! Isso porque o país é um dos poucos que permitem trabalhar legalmente apenas fazendo um curso de idiomas, mas é preciso estar matriculado em um curso com duração de 25 semanas e carga horária de pelo menos 15 horas semanais.
E Bray, por ser uma cidade turística e cheia de opções, consequentemente, tem oportunidades de trabalho para muitos brasileiros.
Quem diz que praia no inverno não tem graça está errado! Na maior parte do ano as temperaturas em Bray não ultrapassam os 20ºC, até mesmo no verão. E entre o período de inverno, varia entre -2ºC e 6ºC. Mesmo assim, mesmo com o clima congelante, um passeio pelo calçadão da cidade para apreciar o mar é sempre bem-vindo.
Quem vai à Bray não pode deixar de fazer a famosa trilha entre Bray e Greystones. Durante todo o caminho é possível ver o mar da Irlanda, os belíssimos penhascos, a linha de trem e uma linda vegetação. Oficialmente a trilha possui sete quilômetros e o percurso todo rende muitas fotos, pois é impossível não querer registrar uma aventura como essa.
Depois de todas essas informações sobre Bray fica difícil não dizer que esse é mais um destino perfeito para quem sonha em estudar inglês na Irlanda ou para quem deseja explorar os mais diferentes cantinhos da Ilha Esmeralda. E você, ficou com vontade de embarcar agora mesmo pra lá?
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…