Categories: NotíciasPolítica

Brexit poderia unir Irlanda e Irlanda do Norte?

Declarações do Taoiseach Leo Varadkar levantaram uma questão importante nesta semana a respeito do Brexit. Ele afirmou que é preciso respeitar o Good Friday Agreement (acordo da Sexta-feira Santa), no qual existem todas as regras e declarações a respeito do pertencimento da Irlanda do Norte ao Reino Unido. Segundo ele, respeitar esse acordo pode significar uma união das duas Irlandas após o Brexit, se o povo quiser. Mas o que significa esse acordo?

Diferenças econômicas entre as Irlandas deve aumentar com o Brexit. Foto: The Journal

O Acordo de Belfast, também conhecido como o Acordo da Sexta-feira Santa, porque foi alcançado na Sexta-feira Santa, 10 de abril de 1998, é um acordo de paz entre os governos britânico e irlandês. As conversações que levaram ao Acordo abordaram questões que causaram conflitos nas décadas anteriores. O objetivo era estabelecer um novo governo delegado para a Irlanda do Norte.

O Taoiseach (que é o primeiro ministro irlandês) Leo Varadkar afirmou que “devemos ter medo de um Brexit sem acordo”. Segundo suas declarações, um Brexit sem acordo teria impactos muito sérios sobre a economia das duas Irlandas e na Grã-Bretanha. “Também poderia ter implicações de segurança e constitucionais”, disse, sobre o fato da saída do Reino Unido da União Europeia ser uma espécie de divisão da Europa.

Foi em conversa com o novo primeiro ministro britânico, Boris Johnson, que Varadkar levantou o assunto do Good Friday Agreement. Ele disse: “é muito explícito que o governo soberano, o governo do Reino Unido, deve ser rigorosamente imparcial na forma como administra a Irlanda do Norte, e todos nós precisamos respeitar o fato de que as aspirações sobre o povo unionista e nacionalista são iguais”, ressaltando as pessoas que gostariam de unir as Irlandas (unionistas) e os contrários (nacionalistas).

Continua após a publicidade

Varadkar acrescentou acreditar que o Acordo da Sexta-feira Santa é uma “obra-prima”. “É explícito sobre uma série de coisas; explícito sobre o princípio do consentimento, que a Irlanda do Norte é parte do Reino Unido até que as pessoas decidam o contrário”. Ou seja, há uma previsão no Acordo de que o povo, por meio de referendo, pode decidir a questão da reunião das duas Irlandas.

O acordo também afirma, segundo Varadkar, que as pessoas no Norte têm o direito de serem irlandesas, britânicas ou ambas. Até agora, o único acordo fechado entre as Irlandas é a livre circulação entre os dois países.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Pesquisa do LinkedIn mostra preferências dos brasileiros para trabalhar no exterior

Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…

1 de novembro de 2024

Primeiro-ministro irlandês promete força-tarefa para reabrir trilha entre Bray-Greystones em Wicklow, na Irlanda

O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…

30 de outubro de 2024

O que é o IRP (Irish Residence Permit): como funciona a permissão de residência irlandesa

O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…

30 de outubro de 2024

Após fim do horário de verão, sol já se põe na Irlanda antes das 17h; veja como fica a duração da luz solar nas próximas semanas

É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…

29 de outubro de 2024

Digitalização dos serviços de imigração da Irlanda: conheça o novo Portal Digital

Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…

29 de outubro de 2024

O que fazer em Donegal: dicas de passeios e melhores praias

Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…

29 de outubro de 2024