A pequena Bruges parece que parou no tempo. Pelo menos, essa é a primeira impressão de quem acaba de chegar a essa cidadezinha medieval no noroeste da Bélgica.
Considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, Bruges está localizada na Província de Flandres, região flamenga belga.
A cidade tem em torno de 117 mil habitantes e, devido aos seus inúmeros canais, é chamada de Veneza do Norte.
Não é de se apaixonar?
Hoje vamos falar mais sobre Bruges e entender por que ela encanta muitos turistas, que passeiam por suas vielas aquáticas durante o ano todo.
Vamos lá?
Para quem está em Bruxelas, é bem simples, já que, das três estações centrais da cidade, trens saem em direção a Bruges a cada 30 minutos e o trajeto leva em torno de 1 hora.
Os bilhetes podem ser comprados na própria estação e custam por volta de 30 euros (ida e volta), mas podem ser mais baratos dependendo do dia da semana.
Não há aeroporto em Bruges. Portanto, a melhor forma de visitar a cidade é mesmo de trem.
Cidades da França e da Holanda também estão a poucas horas de viagem de Bruges pelas ferrovias europeias.
Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!
Por estar localizada na região flamenga da Bélgica, o idioma oficial de Bruges é o holandês.
Mas, por ser uma cidade que vive basicamente do turismo, é totalmente possível se comunicar em inglês em museus, bares, restaurantes, etc.
Portanto, não se preocupe!
Bruges é uma cidade pequena, mas absolutamente turística. Portanto, se pretende passar algumas noites por lá, é recomendado se planejar e reservar a sua acomodação com antecedência.
Isso vai evitar dores de cabeça e gastos excessivos.
Para quem não quer gastar muito, a cidade conta com algumas opções de hostels.
Já para quem quer um pouco mais de conforto, vale investir nas pousadas e hotéis. Outra opção para quem quer aconchego é alugar um quarto ou apartamento pelo Airbnb.
Para quem chega de trem, como a estação está localizada a poucos minutos do centro da cidade, já pelo caminho até a região central, é possível se deparar com algumas atrações de Bruges.
Vamos a elas:
Para sentir o clima da cidade, vale dar uma volta pelo Grote Markt. Essa é a principal praça da cidade e é composta por prédios construídos ao longo de vários séculos. Um dos destaques dessa praça são as casinhas coloridas, que você certamente já viu ou verá em muitos cartões postais da cidade.
Ainda no Grote Markt, está localizado o campanário de Bruges, chamado de Belfort, outro símbolo da cidade. O bacana é que e possível subir os 366 degraus da estreita escadaria do prédio para apreciar uma vista incrível da cidade.
Como você vai reparar, Bruges é cheia de praças, sendo que outra que merece destaque é a Brurg. Lá, você encontrará prédios belíssimos, sendo que o destaque fica para o da prefeitura, chamado de Stadhuis.
Nessa praça, também está localizada a Basílica do Sangue Sagrado, uma das menores basílicas do mundo. Construída no século XII, abriga um relicário que dizem ter sido trazido da Terra Santa, contendo o sangue de Jesus Cristo.
Outro destaque da cidade é o Memling in Sint-Jan. Na verdade, esse prédio era um antigo hospital de Bruges e data do século XI. Além de um museu, no antigo hospital há, também, uma galeria de arte, onde acontecem eventos durante todo o ano.
Bem em frente ao hospital, está a Igreja de Nossa Senhora, que é uma das mais bonitas e visitadas da cidade. A igreja tem uma atração imperdível, uma escultura de Michelangelo, “A Madonna com Criança”, datada de 1504.
Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!
Como já destacamos no começo desta matéria, Bruges é conhecida por seus belíssimos canais. Portanto, durante sua visita à cidade, não deixe de fazer um passeio por eles. O percurso leva, em média, 30 minutos e inclui explicações do guia turístico sobre os principais pontos da cidade.
E para quem curte cerveja, Bruges é sede de uma importante cervejaria belga, a De Haalve Man, localizada na rua Walplein, 26. A marca produz a Brugse Zot, sendo possível visitar a fábrica e degustar a bebida.
O ponto fraco da cidade é que a vida noturna de Bruges é praticamente inexistente. Assim, quem curte uma boa festa, música e a alegria de uma balada vai se decepcionar, já que a cidade fica absolutamente pacata.
Extremamente turística, Bruges é uma das cidades medievais mais bonitas da Europa. Isso sem falar que ela deve constar no roteiro dos amantes de chocolates e waffles, já que todas as ruas de Bruges exalam o delicioso perfume dessas iguarias.
E por falar em chocólatras, não saiam de Bruges sem dar um pulinho na The Old Chocolate House. Não tenha dúvidas de que você vai experimentar um dos chocolates quentes mais saborosos da sua vida no salão que eles têm no primeiro andar da loja. Quem tiver a chance de ir, experimente e conte pra gente o que achou da experiência aqui nos comentários!
Aliás, Bruges foi considerada uma das cidades pequenas na Europa mais charmosas.
Vai viajar? Então comece pensando no seu seguro-viagem. Lembre que os melhores seguros são aqueles que cobrem gastos com internações. Além disso, em tempos de pandemia, é bom lembrar que a Covid-19 pode atrapalhar a sua viagem.
Por isso, busque se vacinar e contratar um seguro que cobre despesas caso você se infecte com a doença.
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…