Notícias

Budget 2023 na Irlanda: Brasileiros não terão direito ao crédito estudantil

O Budget 2023 — Orçamento público da Irlanda — aprovou € 1.000 de contribuição do governo irlandês para estudantes universitários. O chamado Free Fee Scheme Initiative deve ser aplicado unicamente no ano letivo 2022-2023.

O financiamento ocorre para estudantes universitários em tempo integral. Porém, de acordo com as regras publicadas pelo governo irlandês, cidadãos não-europeus que não estejam elegíveis ao esquema não terão o crédito disponível.

Segundo os critérios para determinar a elegibilidade, o crédito ficará disponível a estudantes de graduação em tempo integral que sejam naturais de um Estado-Membro da União Europeia, do Espaço Econômico Europeu, Suíça ou Reino Unido.

Além disso, podem se inscrever pessoas com status de refugiados ou parentes, pessoas que têm permissão de residência como familiares de cidadãos da UE, e outras especificações.

Continua após a publicidade

“Deve-se notar que um ‘Stamp 4’ não é suficiente para um aluno se qualificar para taxas gratuitas. O cartão deve ter o título 4EUFam”, explica a regra.

Leia também: Budget 2023 na Irlanda: governo anuncia créditos para energia elétrica e aluguel

Brasileiros que possuem cidadania europeia

Brasileiros com cidadania europeia entram no critério para receber o crédito, mas precisam estar dentro de outras regras. Foto: Pixabay

No caso de brasileiros com cidadania europeia, a regra deve valer, já que ficam dentro do critério de ser um cidadão da UE.

No entanto, um dos pontos explicados diz que os alunos devem “estar residindo na União Europeia/EEE/Suíça/Reino Unido durante pelo menos três dos cinco anos anteriores à sua entrada no curso de terceiro nível”.

Como funciona o esquema

Estudantes matriculados em cursos universitários de graduação de período integral de pelo menos dois anos de duração estão elegíveis para receber o crédito estudantil. As instituições de ensino superior públicas revisarão o valor da contribuição estudantil pagas pelos alunos elegíveis e devem restituir os valores já pagos.

Para alunos de universidades particulares, a redução será aplicada apenas quando os alunos estiverem participando de cursos aprovados. É preciso contactar a universidade para saber se o curso é elegível.

Estudantes de meio período, pós-graduandos e de recuperação não são elegíveis.

A universidade entrará em contato com os alunos qualificados e solicitará os detalhes da conta necessários para processar um reembolso, que devem ser enviados até 30 de novembro de 2022.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Relatório aponta falta de confiança de comunidades africana e brasileira na polícia irlandesa

Estudo financiado pela Autoridade de Polícia pede lei contra 'perfilamento racial' e critica atuação da…

4 de abril de 2025

Associação de Escolas de inglês na Irlanda pede ao setor de imigração ‘período de transição’ para novas regras de comprovação financeira

Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…

3 de abril de 2025

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025