Você já ouviu falar na Bull Island? Localizada na baía de Dublin (Dublin Bay), a Bull Island encontra-se a cerca de 11 km do centro de Dublin e garante um pelo passeio de bate e volte para quem vive na capital irlandesa.
Os arredores de Dublin estão cheios de lugares interessantes para conhecer, isso não é segredo para ninguém. São várias as excursões disponíveis para muitos deles, principalmente os mais populares, como Howth, Dun Laoghaire, Bray e Malahide. Mas alguns ainda ficam mais escondidos ou não são tão famosos. Esse é o caso da Bull Island. Vamos conhecer mais a ilha?
O local, com aproximadamente 5,8 km de extensão, é uma ilha com praia de areia e uma extensa área terrestre. Ele integra uma reserva natural com vida animal e habitat protegido por leis federais e europeias. Entre esses animais, estão as simpáticas focas, fáceis de encontrar no local. Existem, também, diversas espécies de flores, plantas e pássaros. O lugar é ideal para quem gosta de caminhadas pela natureza, e é possível fazer um passeio por lá de forma fácil e barata.
A North Bull Island tornou-se o primeiro santuário de pássaros da Irlanda em 1931 e, desde então, foi declarada:
A ilha também concentra um grande número de aves durante a migração do inverno. Além disso, uma série de plantas raras são encontradas na ilha. Três são protegidas pela Ordem de Proteção da Flora, de 1999. Uma delas é a Liverwort Petalophyllumralfsii, espécie de alto valor de conservação.
Há alguns anos, as focas têm-se instalado nas águas que envolvem a Bull Island. Elas são fáceis de serem encontradas, mas muito ariscas. Por isso, as autoridades pedem aos visitantes que não se aproximem delas, apenas apreciem de longe com binóculos e afins. Os animais são protegidos por lei e não devem ser perturbados. As focas comuns (harbour seals) procriam durante o verão. Sendo assim, nesta época, a atenção deve ser redobrada.
Algumas regras devem ser seguidas para que o passeio seja uma experiência agradável tanto para os visitantes quanto para o meio ambiente. Como as áreas litorâneas podem ser muito perigosas, é imprescindível ter cuidado e não caminhar nos locais com areia e onde há água. Calçar sapatos e roupas apropriados é essencial para uma caminhada segura. Nem precisamos avisar, mas é sempre bom lembrar que a presença do visitante lá não deve deixar vestígios, como lixo ou qualquer alteração no habitat.
Existem três possibilidades de transporte saindo de Dublin. Com o Dublin Bus, o ônibus 130 sai do Centro em direção àBull Wall, local próximo à Wooden Bridge, no lado principal da ilha, ao Sul da lagoa. De trem (DART), é possível chegar até a estação Raheny. De lá, após 1 km de caminhada, tem-se acesso à rota principal da ilha. Se a ideia for alugar um carro, o percurso dura cerca de 30 minutos até a Bull Bridge. Lá, é permitido estacionar, mas a área é bem pequena.
Visitar o local em diferentes estações é sinônimo de encontrar animais, plantas e insetos variados, dependendo da época. Em todos os meses do ano, é possível visualizar o fluxo selvagem uma ou duas horas antes da maré baixar. A primavera e o verão são ideais para ver as flores e as borboletas, além dos pássaros.
O site North Bull Island registra fotografias de animais com data e local onde foram fotografados, além de flagrar atitudes inadequadas dos visitantes. Qualquer um pode entrar e cadastrar seu registro de bichos selvagens, aves, flora e insetos, mas sempre sem incomodar ou alterar o meio ambiente. Observadores independentes também têm auxiliado no monitoramento das focas, atuando como colaboradores voluntários no projeto que preserva a área da reserva natural.
Agora que você já sabe mais sobre a Bull Island, vem com a gente entender como fazer intercâmbio na Irlanda. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site. E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…