Se você já começou ou está começando sua busca por emprego no exterior, provavelmente deve estar sentindo um gelinho na barriga. É normal sentir medo na hora de dar um passo tão gigante como esse.
Mas, calma, para tudo existe uma solução e uma forma de respirar e se acalmar para dar cada passo por vez.
Neste artigo, mostramos um pouco como lidar com frustrações, inseguranças e medo na hora da busca por emprego no exterior.
Vamos lá?
A busca por emprego no exterior começa, muitas vezes, começa quando o indivíduo muda para outro país ou pensa em mudar, já que isso exige um alto investimento inicial.
Na maioria das vezes, o intercambista utiliza todas as suas reservas para pagar um pacote de intercâmbio, por exemplo, e ainda precisa arcar com despesas para residir no país, viajar e, quem sabe, juntar algum dinheiro para quando retornar ao Brasil.
Já no exterior, o momento de procurar emprego envolve vários fatores externos e internos, que poderão provocar um misto de sentimentos no intercambista. Entre eles, estão:
Leia também: Empregos na Irlanda para quem fala português fluente
Além de tudo já citado, também é preciso considerar outros fatores que não se podem controlar, como o número de vagas disponíveis, quantidade de candidatos para a mesma posição, nível de exigência do idioma ou conhecimento específico, etc.
Diante desse cenário, é normal sentir uma redução na autoestima, na autoconfiança, um aumento da ansiedade e, até, frustração diante de algumas tentativas sem sucesso.
Não há fórmulas prontas ou atalhos para ter sucesso nessa busca por emprego no exterior. Porém, há algumas competências que poderão ser diferenciais no momento de lidar com os desafios que virão, como: foco, organização, equilíbrio emocional e persistência.
Vamos lá.
Que tal algumas dicas para que sua busca por emprego no exterior seja mais tranquila?
Pesquise muito sobre o mercado de trabalho:
A busca por emprego no exterior é algo que exigirá organização e planejamento. Vejo várias pessoas que imprimem currículos e saem andando pelas ruas de porta em porta, sem foco, e outras que ficam em casa, enviando currículos online sem ao menos ler a descrição da vaga.
Acho pouco provável que algum dos perfis seja bem-sucedido.
Faça um planejamento estratégico:
Lembre-se: agir sem foco e organização exigirá muita energia e poderá causar frustração.
Manter um mindset positivo e praticar a resiliência para lidar com possíveis “nãos” será um grande diferencial.
A trama das emoções envolve 5 principais sentimentos:
O excesso ou escassez de qualquer um deles poderá drenar o seu equilíbrio. Mantenha-se otimista, confiante e disposto a aprender com essa experiência. Lembre que morar no exterior é uma excelente oportunidade de se abrir para o novo e encarar novas experiências.
Peça ajuda e não se deixe contaminar pelas opiniões negativas. Seja ousado e grato pelo privilégio de estar morando no exterior e realizando seu sonho.
Quando você pensar em desistir, lembre-se de por que começou toda essa sua mudança de vida. Muitas vezes, não é fácil administrar todos os desafios que aparecem.
Falo isso porque passei pela experiência de trocar uma carreira executiva e comecei a procurar trabalhos como “aupair”, “cleaner” e levei muitos “nãos” até conseguir a minha primeira oportunidade.
Leia também: 5 habilidades que você vai ganhar trabalhando durante o intercâmbio
Se você pesquisar ao seu redor, perceberá muitas pessoas que já estão há mais tempo no país e verá que elas também passaram por essa experiência e, talvez, viveram os mesmos sentimentos. Evite comparar a sua jornada com a do outro.
Foque em quem já conseguiu os resultados que você busca e inspire-se. Mantenha seu foco na ação. Com certeza, não importa se há crise, poucas vagas ou se seu inglês não é perfeito, sempre existirá uma vaga disponível e você só precisa conquistar seu lugar.
Não desista!
O edublin também pode ajudar quem está em busca de trabalhar fora do Brasil.
Nosso curso “Do Zero ao Emprego no Exterior” oferece mais de 30 horas de conteúdo com diversos profissionais de diferentes áreas sobre trabalhar fora do Brasil.
Mas se a sua ideia é fazer intercâmbio na Irlanda ou estudar em uma faculdade no país, também temos diversos ebooks completíssimos para ajudar você a planejar e realizar esse sonho.
As agências parceiras do edublin também podem auxiliar durante todo o processo de mudança para um novo país, orientando sobre a parte burocrática e sendo a ponte para a sua realização de um programa de trabalho no exterior. Solicite um Orçamento Fácil diversas agências com um só clique!
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…