Já faz um tempo que a Irlanda se tornou um celeiro de oportunidades no setor de tecnologia. Áreas como a de Data e Business Analytics entraram na lista das que mais cresceram nos últimos anos. Porém, ainda existem muitas dúvidas entre os profissionais da área que desembarcam no país e pretendem ampliar seus conhecimentos com cursos de pós-graduação, ou mesmo que queiram entrar no mercado em uma das muitas oportunidades disponíveis.
Mas afinal, será que o seu perfil se enquadra melhor em Business Analytics ou em Data Analytics? Como diferenciá-los, já que ambos lidam com dados? O xis da questão está justamente nos dados, mais especificamente, na forma como eles são coletados e utilizados. E é sobre isso que vamos falar hoje.
As pessoas que trabalham com Business Analytics, os analistas de negócios, estão mais preocupados com as implicações comerciais dos dados e as ações que resultam da sua utilização. As responsabilidades deles variam de acordo com o setor onde trabalham, mas, em sua essência, utilizam a análise de dados para tomar decisões estratégicas importantes que melhoram a receita ou a eficiência geral de uma empresa. Por exemplo: em que projeto a empresa deve investir mais?
Esse trabalho de ajudar a estruturar possíveis soluções para as decisões de negócios são realizadas em tempo real.
Em uma visão geral, em um dia típico de trabalho, os analistas de negócios podem executar as seguintes funções:
Um analista de negócios pode revisar dados sobre hábitos de trabalho, conversar com colegas sobre os desafios tecnológicos e como encontrar maneiras de enfrentá-los. Eles normalmente (mas nem sempre) trabalham mais do que os analistas de dados, em colaboração com as equipes de TI.
Analistas de dados transformam números em histórias. Eles passam a maior parte do tempo analisando dados e criando relatórios que mostram quais informações estão desconhecidas (ocultas) nos dados.
Eles passam esses dados para outras equipes que são responsáveis por interpretar e utilizar em um contexto de negócios e em tempo real. Embora apresentem suas descobertas para diferentes equipes, eles tendem a trabalhar mais isolados do que os analistas de negócios.
Na prática, as funções de um analista de dados são:
Na Irlanda, há os cursos de pós-graduação MSc em Data Analytics e MSc em Business Analytics disponíveis no Dublin Business School (DBS). Eles são boas opções para quem pretende se aprimorar na área e aproveitar as oportunidades profissionais que o mercado irlandês oferece.
Se você pretende investir em um mestrado de Business Analytics, é importante que tenha um curso de graduação em campo focado na área, como administração de empresas, finanças ou economia. Já para os analistas de dados, de olho no mestrado em Data Analytics, precisam ter como pré-requisito um curso de graduação em áreas como ciência e tecnologia, engenharia e matemática, ou experiência em programação, modelagem de dados por computador ou análise preditiva. Um diploma avançado é um bônus adicional, mas não é obrigatório.
Para quem quer conhecer de perto os programas de graduação e pós-graduação da Dublin Business School (DBS), inscreva-se no evento que acontece no próximo dia 15 de janeiro, das 16h00 às 19h00, na capital irlandesa.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…