“Buskers” são artistas de rua que se apresentam em espaços públicos, como praças, calçadas, estações de metrô e parques, com o objetivo de entreter o público e receber gorjetas ou doações voluntárias pelas suas apresentações.
Eles são uma parte vibrante da cultura urbana em muitas cidades ao redor do mundo.
Os buskers podem se apresentar em diversas formas artísticas, incluindo música, dança, teatro, malabarismo, pintura, escultura, contação de histórias, entre outras expressões criativas.
Sua arte é muitas vezes improvisada e interativa, atraindo a atenção dos pedestres e criando uma atmosfera única nos espaços públicos.
Essa forma de entretenimento é bastante antiga e remonta a tempos históricos em que artistas se apresentavam nas ruas para ganhar a vida ou simplesmente compartilhar sua paixão pela arte com o público.
Atualmente, muitas cidades têm regulamentações específicas para permitir e apoiar a atuação dos buskers, desde que estejam em conformidade com regras e normas para garantir a segurança e o bem-estar do público e dos artistas.
Vamos saber mais sobre os artistas de rua na Irlanda.
Fique por aí!
Na Irlanda, os buskers desempenham um papel importante na cena cultural das cidades, especialmente em locais turísticos e áreas movimentadas. A atuação dos buskers na Irlanda é uma tradição rica e faz parte da identidade cultural do país. Aqui estão algumas informações sobre como eles atuam na Irlanda:
Os buskers na Irlanda contribuem para a vibrante atmosfera cultural das cidades, tornando-as locais animados e acolhedores para moradores e visitantes. Além disso, eles ajudam a preservar e promover a rica tradição artística do país.
Na Irlanda, você pode encontrar buskers se apresentando em diversos locais, especialmente em áreas movimentadas e turísticas. Tanto em Galway quanto em Cork, cidades conhecidas por suas cenas culturais animadas, você encontrará buskers espalhados por suas ruas.
Aqui estão alguns lugares específicos onde é comum ver os buskers tocando:
Em Dublin, capital da Irlanda, você encontrará uma cena vibrante de buskers espalhados por várias ruas e áreas turísticas. Aqui estão alguns locais populares em Dublin onde é possível ver os buskers se apresentando:
Compare aqui os valores de diversas operadoras de seguro-viagem para viajar com tranquilidade.
A primeira experiência do músico brasileiro Fábio Rodrigues como busker em Dublin aconteceu duas semanas após desembarcar no país. Para isso, escolheu a Grafton Street, uma das mais movimentadas ruas de comércio da cidade.
“Não tinha o equipamento ideal para a minha primeira apresentação, que aconteceu numa manhã de abril. No final, ganhei apenas 2 euros”, lembra. A experiência valeu para começar a ganhar confiança — já na segunda apresentação, terminou com o saldo de 12 euros.
Por tocar um repertório variado, mesclando músicas populares de R’n’B com ritmos latinos e música brasileira, e ter uma voz marcante, ele atrai a atenção do público. Tanto que, há alguns meses, o jornalista irlandês Carl Kinsella comentou em seu Twitter que ele é o melhor músico que ele já viu na Grafton Street.
Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!
Fábio também chegou a atrair a atenção de uma olheira do programa de caça talentos inglês X-Factor. “Ela pediu o meu contato no Dublin City Council, onde nós, buskers, temos que nos registrar para poder tocar nas ruas. Encaminhei um vídeo com minha performance e estou no aguardo do retorno”, conta.
Para Fábio, ter autonomia de tocar o que quer é um dos pontos positivos de se apresentar nas ruas, além de poder fazer seus próprios horários. “Quem gosta, para pra escutar. Quem não curte, segue andando”, diz. Mesmo já tendo se apresentado em um pub na cidade, ele afirma que prefere as ruas.
Leia também: Buskers: música pelas ruas da Irlanda
Questionado se dá para viver de música na Irlanda, ele responde que sim. “Tendo talento e um bom amplificador, é possível conseguir se sustentar por meio do busking”, afirma.
E o que não faltam são buskers na Grafton e Henry Street, locais onde ele toca quase todos os dias. Apesar da grande quantidade de artistas, ele garante que o convívio com os outros músicos é extremamente amigável, que eles sempre conversam e até se ajudam.
A rotina de Fábio como busker nas ruas de Dublin já dura mais de um ano. Entre seus objetivos, ele planeja começar a compor em inglês. “Sou muito feliz fazendo o que amo e tocando nas ruas de Dublin. Também pretendo gravar músicas próprias no futuro e aperfeiçoar ainda mais o meu inglês”, conta.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
Está procurando vagas de emprego fora do Brasil? Neste artigo, vamos dar dicas de como…
É impossível abrir este texto sem enaltecer a Irlanda, que, mesmo sendo congelante na maior…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A partir do dia 13 de janeiro de 2025, o primeiro registro de todas as…
Com o aumento da demanda por soluções de mobilidade sustentável, os aplicativos para aluguel de…
Os feriados na Irlanda são momentos para celebrar e, também, descansar. Durante o ano, acontecem…