Categories: Destinos pela Europa

Caminho de Santiago de Compostela

Uma viagem consiste em muito mais do que explorar o desconhecido, desvendar novas culturas, lugares e pessoas. Grandes reflexões e mudanças podem acompanhar uma nova aventura fora da zona de conforto. E é por isso que vamos falar do Caminho de Santiago de Compostela, uma das peregrinações católicas mais conhecidas e apreciadas, além de ser considerado um caminho de reflexão interior. A rota é também um destino espiritual e cultural, levando ao local mais de 100 mil pessoas anualmente. Viajantes dos mais diversos países e culturas que vão em busca dos mais diferentes objetivos.

Fonte: Shutterstock

A cidade de Santiago de Compostela está localizada a noroeste de Espanha e é a capital da Galiza, comunidade autônoma espanhola. Com população superior a 95 mil habitantes, abriga o túmulo do apóstolo de Jesus, São Tiago, conhecido também como Santiago Maior e é também onde está localizada a cátedra de Santiago, considerada o ponto final da rota. É por este motivo que o caminho de Santiago de Compostela é um dos maiores destinos de peregrinação cristã, ficando atrás apenas de Roma e Jerusalém. O Caminho foi declarado como Primeiro Itinerário Cultural Europeu e é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade. O culto a Santiago através da peregrinação é datada desde o século IX, mas é depois do século XX que passa a ter reconhecimento mundial.

São vários os caminhos que levam a Santiago. Entre os principais estão: Caminho Francês, partindo de Saint Jean Pied de Port, com aproximadamente 800 quilômetros até a Compostela, e o Caminho Português, com aproximadamente 600 quilômetros partindo de Lisboa. Ainda é possível fazer o percurso pelo Caminho de Finisterre, Caminho Inglês, Caminho do Norte e Caminho Primitivo, além das rotas fora da Espanha.

Fonte: Shutterstock

O peregrino tem a liberdade de planejar sua própria rota e decidir quanto tempo quer ficar em cada local por onde vai passar. A viagem dura em média 30 dias, mas tudo depende do roteiro traçado. Durante a viagem calcula-se um gasto médio de €800 por peregrino, que pode variar de acordo com os gastos com alimentação e dos albergues frequentados, podendo ser mais simples ou mais sofisticados. Uma dica importante é fracionar o valor total planejado pelos dias pretendidos de peregrinação. Assim é mais fácil ter uma noção da quantia que pode ser gasta por dia. É importante também levar um valor extra para imprevistos que podem acontecer no caminho.

Continua após a publicidade

Durante os quilômetros percorridos são diversas as paisagens encontradas, como campos floridos e locais desertos. A melhor época considerada pelos peregrinos que já estiveram na rota é entre o final de maio e começo de junho, meses da primavera europeia. O encantamento é unânime e todos os relatos de viajantes que fazem o caminho, qualquer que seja, afirmam que voltam transformados.

Fonte: Shutterstock

Para ser oficializada, a peregrinação pode ser feita a pé, de bicicleta, a cavalo ou até de burro. A identificação do viajante é feita através da credencial do peregrino, documento semelhante a um passaporte que é utilizado para registrar os principais pontos da rota. Ao longo de todo o percurso é necessário carimbar a credencial em diversos locais como albergues, igrejas, restaurantes e até mesmo órgãos públicos. É no final da peregrinação que a compostelana é concedida pela Oficina do Peregrino da catedral de Santiago. O documento é a comprovação da peregrinação a Santiago de Compostela.

Para quem tem interesse em um dia se aventurar pelo caminho de Santiago de Compostela há alguns sites e guias com bastante informação. Um deles é o site da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago, no qual é possível retirar a credencialO Guia do Viajante do Caminho de Santiago – uma vida em 30 dias também é uma ótima fonte de referência, escrito por Daniel Agreda, que já fez duas vezes o caminho e dá ótimas dicas. Ele ainda possui a página no Facebook entitulada O Caminho de Santiago na qual divulga fotos e dicas de quem já é experiente no assunto.

Boa peregrinação!

Júlia Paniz

Formada em Jornalismo, trabalhou com assessoria de imprensa, mídias sociais e telejornalismo. Saiu de Blumenau, Santa Catarina, para estudar inglês em Dublin, na Irlanda, mas descobriu que aprenderia muito mais que apenas um novo idioma. É apaixonada por fotografia, livros, viagens e novas culturas.

Recent Posts

Como vai funcionar o sistema de transporte público de Dublin durante o Natal e Réveillon 2024

Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…

20 de dezembro de 2024

Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…

20 de dezembro de 2024

Táxi na Irlanda: quais são as tarifas para usar o serviço em 2025

Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…

17 de dezembro de 2024

Programa de Deportação Voluntária na Irlanda: Como Funciona

A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…

17 de dezembro de 2024

Quanto custa morar na Irlanda em 2025

A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…

17 de dezembro de 2024

Ceia de Natal na Irlanda: conheça delícias natalinas tradicionais do país

A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…

16 de dezembro de 2024