Carnaval na Europa: principais países e cidades para curtir a festa

Carnaval na Europa: principais países e cidades para curtir a festa

edublin Press

4 dias atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Carnaval na Europa? Sim, senhor! A festa mais popular no Brasil também é celebrada em várias cidades e países europeus.

Diferentemente do sambódromo brasileiro, dos bloquinhos e do samba, o Carnaval na Europa tem muitos outros sentidos e, dependendo do destino, ele é celebrado de maneiras diferentes.

Há diversas festas ou festivais que duram semanas. Há muito mais Carnaval na Europa do que você imagina — e o melhor, ainda dá para se organizar e aproveitar alguns deles.

Carnaval na Europa: onde curtir a festa?

Na Alemanha, cidades como Düsseldorf celebram o Carnaval. Foto: Unsplash

Neste artigo, selecionamos cinco países e suas principais cidades que celebram o Carnaval na Europa.

Alemanha

O Carnaval na Europa é sinônimo de frio. Bem diferente do calorão de fevereiro no Brasil. Pois é, quem diria, a terra de temperaturas gélidas também tem muito a dizer sobre o Carnaval. Na Alemanha é assim!

Os alemães têm diferentes formas de nomear o carnaval — Fasching, Fastnacht, Fasnet ou Karneval são algumas das mais populares.

Colônia, Düsseldorf e Mainz possuem grandes eventos carnavalescos todos os anos. Vale dar uma pesquisada!

Leia também: Carnaval na Irlanda: onde curtir a festa em 2022

Düsseldorf

Em Düsseldorf, acontece um dos mais divertidos Carnavais da Europa e Alemanha, juntamente à Colônia.

Por lá, não se trata apenas de uma comemoração que marca um período religioso, mas também o fim do inverno.

Celebrado desde a Idade Média, tornou-se tradicional a partir do século 17, quando os foliões passaram a lotar as ruas fantasiados, acompanhando carros alegóricos ou cavalos adornados.

E se você se cansar da multidão, não se preocupe, pois a tradição alemã dos bares persiste também no carnaval.

Proust!

Quer economizar em suas viagens no exterior? Abra agora sua conta digital internacional gratuita e sem taxas na Nomad e economize no IOF em suas compras e transações!

Colônia

A tradição do Carnaval na Europa pode ser bem mais antiga do que no Brasil. Em Colônia, a festa é comemorada da mesma maneira desde 1823, quando os moradores da cidade criaram um comitê organizador. Sem falar que a festa alemã começa bem mais cedo, com o pontapé inicial dado anualmente, às 11 horas e 11 minutos, do dia 11 de novembro.

Nessa data, milhares de pessoas se dirigem fantasiadas para o centro da cidade para brindar o início da festa com bastante cerveja.

Inclusive, fantasia é algo levado bem a sério nesse Carnaval. Não há limite para a imaginação, a única regra é: quanto mais brilhante, melhor.

O importante é que a fantasia seja divertida e que proteja do frio.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Espanha

Em Barcelona, o Carnaval acontece em um clima superfamiliar e festivo. Foto: Unsplash

Já que estamos falando sobre Carnaval na Europa, a Espanha não poderia ficar de fora.

Mais especificamente, Barcelona. A festa dura até a Quarta-feira de Cinzas e acontece, tradicionalmente, por uma semana nos meses de fevereiro, em diferentes regiões da Catalunha.

No centro de Barcelona, o Carnaval é mais voltado para crianças e famílias. Para a turma mais adulta, os festejos acontecem na parte sul da cidade, em Sitges.

No total, são mais de 30 eventos acontecendo em diferentes partes da cidade e região, incluindo blocos de rua, paradas e muita gente fantasiada.

Um fato curioso do Carnaval de Barcelona, que na verdade se chama “carnestoltes”, é que, de 1936 até 1980, o evento foi banido do calendário por conta de uma lei criada pelo ditador Franco. Pode?

Santa Cruz de Tenerife

Santa Cruz de Tenerife — ou, simplesmente, Tenerife, como é carinhosamente chamada a maior das Ilhas Canárias — celebra o carnaval por dias, e o período costuma ir de meados de janeiro até meados de fevereiro.

Por lá, assim como nas demais ilhas, as pessoas costumam se fantasiar e dançar pelas ruas. Os festejos iniciam após a eleição da rainha da festa, cujas fantasias chegam a pesar 200 quilos.

Embora o ritmo local não seja o samba, passistas e “escolas de samba” também fazem parte da festa, cujo ápice acontece com o Mogollones, uma celebração que é um grande encontro de pessoas, um ‘mogollón’.

Ou seja, um montão de gente num ginásio ou estádio local, com direito a coreografias que embalam a multidão e cenários supercoloridos — tudo, porém, ao som de ritmos latinos, que ainda costumam contar com a presença de celebridades nas comemorações.

Entenda o passo-a-passo para tirar sua cidadania europeia com profissionais especializados no assunto. Clique aqui e comece hoje mesmo!

Croácia

Na Croácia, o Carnaval tem pitadas de Veneza com elementos da mitologia eslava. Foto: Unsplash

O Carnaval na Europa não se restringe a países popularmente conhecidos pelas grandes festas. Na Croácia, ele é festejado com direito a coroação de príncipe e tudo.

Para os turistas que desembarcam por lá nessa época do ano, o Carnaval croata é um dos mais animados. Uma mistura do Carnaval de Veneza com elementos da mitologia eslava.

Em vez das máscaras deslumbrantes, por lá, a ideia é afugentar os espíritos do mal. Para isso, as fantasias são fundamentais.

Criatividade é a palavra da vez, e os croatas levam essa história de espantar demônios e celebrar a aproximação da primavera bem a sério.

O principal Carnaval acontece na cidade de Rijeka, com direito a carros alegóricos, muitas máscaras e fantasias inspiradas nos camponeses antigos.

França

Desde o século 17, os franceses de Dunquerque (Dunkirk), região portuária ao norte da França, fronteira com a Bélgica, celebram o Carnaval como homenagem aos pescadores com uma grande festa, sendo uma das mais antigas e tradicionais do país.

Com um dialeto particular e muita influência da cultura flamenca, a população sai às ruas fantasiada de soldados ou pescadores e realiza diversos festejos, que incluem carros e bonecos gigantes paramentados, além de bailes pela cidade e desfiles.

Quando os participantes chegam ao centro da cidade, diz a tradição que o prefeito deve receber o povo com centenas de quilos de arenque. Portanto, aí começa a lambança!

Itália

Veneza é um dos mais populares e conhecidos destinos para celebrar o Carnaval na Europa. Foto: Envato

É na Itália que acontece uma das festas mais famosas do Carnaval na Europa. E essa festa acontece em Veneza.

Está aí uma das opções mais românticas e elegantes da lista. O Carnaval de Veneza é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil e tem seu charme especial.

Reza a lenda que a festa começou lá pelo século 17, quando a nobreza se mascarava para se misturar com o restante da população.

O evento acontece em vários salões espalhados pela cidade e, mantendo-se a tradição, os trajes (fantasias) são inspirados no século 18 e as máscaras são fundamentais para dar o clima de mistério no qual o Carnaval de Veneza foi inspirado.

Saiba como enviar dinheiro do Brasil para o exterior ou o inverso. É fácil, rápido e sem burocracia!

Viareggio

O Carnaval na Itália não se resume a Veneza. Em meio às paisagens da bela Toscana, na província de Lucca, há uma pequena cidade famosa pelo seu Carnaval. Essa é Viareggio, que durante cerca de um mês, realiza uma série de desfiles repletos de carros alegóricos e fantasias.

Os festejos começaram por volta do século 19, quando parte da população saía fantasiada com máscaras e trajes irônicos a fim de satirizar os políticos locais.

Até hoje, a população não deixa por menos e adere à comemoração fantasiada, sempre com uma vertente política. Os desfiles ainda seguem um tom irônico e acontecem num grande parque — que cobra pela experiência. É possível assistir da arquibancada ou, para os foliões mais preparados, seguir atrás do ‘trio’.

Ivrea

Uma verdadeira batalha laranja. Assim é o Carnaval de Ivrea, na região do Piemonte, na Itália. Diz a lenda que, há mais de 200 anos, uma jovem rebelou-se contra a tradição da época, cujos casamentos eram arranjados, dando origem a uma grande batalha entre nobres e plebeus.

Assim, para representar essa revolta, durante os três dias do Carnaval, a população faz uma verdadeira guerra de laranjas — que são oferecidas pelos organizadores locais.

Embora a batalha seja questionada por muitos pelo desperdício de frutas e pela sujeira na cidade, Ivrea tem celebrações paralelas que, mesmo sem atacar com laranjas, promete muita diversão ao folião!

Reino Unido

Tradicional entre os carnavais europeus, o Nothing Hill Carnival acontece desde 1965, em Londres. Foto: Unsplash

Quem disse que na terra da rainha não rola aquela bagunça profana? Ela acontece, sim, e tem se tornado cada vez mais popular. Por lá, o agito acontece no centro de Londres, em pleno August Bank Holiday. Isso mesmo, o Carnaval é só em agosto!

Nothing Hill Carnival acontece desde 1965 e é considerado o maior Carnaval na Europa, com um desfile de mais de 3 km. Quem quiser conferir de pertinho ainda tem muito tempo pra organizar sua viagem.

Escolha sua fantasia e pé na estrada!

Como tirar a sua cidadania europeia

Agora que você entendeu um pouco mais sobre como tirar a cidadania europeia, que tal buscar um profissional que entende do ramo e pode ajudar você na busca por documentação?

Somente com pessoas que entendem bem do assunto é possível ter certeza se você tem direito a algum tipo de cidadania da Europa, como italiana ou portuguesa, além de entender como todo o processo pode acontecer.

Entenda melhor como funciona e agende um horário hoje mesmo com a Perugini Consultoria.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
edublin Press, Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do edublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para [email protected]

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]
Colaborou: Ávany França

Veja também

Curiosidades sobre a Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email