UE bate o martelo e carregadores para celulares serão padrão a partir de 2024
2 anos atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
A Comissão da União Europeia aprovou a padronização de carregadores de celulares e outros aparelhos em todos os estados membros a partir de 2024. Isso significa que novos produtos fabricados a partir desta data deverão possui a entrada padrão determinada pelo bloco, a USB-C.
Além de smartphones, entram para a lista de carregadores padrão as câmeras fotográficas, fones de ouvido, tablets e outros produtos.
Segundo a própria comissão, o estabelecimento de um padrão único de carregamento para determinados dispositivos eletrônicos torna os produtos mais sustentáveis, com o objetivo de “reduzir o lixo eletrônico e facilitar a vida dos consumidores”.
“Sob as novas regras, os consumidores não precisarão mais de um dispositivo de carregamento e cabo diferentes toda vez que comprarem um novo dispositivo e poderão usar um único carregador para todos os seus dispositivos eletrônicos portáteis de pequeno e médio porte”, diz a nota da UE.
Também entram na lista e-readers, consoles de videogame portáteis e alto-falantes portáteis.
A aprovação oficial vai acontecer após as férias de verão, quando o Parlamento e o Conselho da UE terão de aprovar formalmente o acordo antes de ser publicado no Jornal Oficial da UE.
Ele entrará em vigor 20 dias após a publicação e as suas disposições começarão a ser aplicadas após 24 meses (em 2024). As novas regras não se aplicariam a produtos colocados no mercado antes da data de aplicação.
Bilhões gastos com carregadores
Para dar razão à aprovação da medida, a UE lançou alguns dados sobre o consumo e o desperdício de carregadores e cabos em países do bloco.
Em 2020, aproximadamente 420 milhões de telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis foram vendidos na UE. Em média, os consumidores possuem cerca de três carregadores de smartphones, dos quais utilizam dois regularmente.
Apesar disso, 38% dos consumidores relatam ter tido problemas pelo menos uma vez que não conseguiram carregar o celular porque os carregadores disponíveis eram incompatíveis, gastando cerca de 2,4 bilhões de euros anualmente em carregadores autônomos que não vêm com dispositivos eletrônicos.
Além disso, estima-se que os carregadores descartados e não utilizados empilhem até 11.000 toneladas de lixo eletrônico a cada ano.
Apple é a empresa mais prejudicada do mercado com a medida
Os produtos da Apple são famosos por interligarem-se entre si, mas também por sempre terem uma forma diferente de carregamento da bateria. As portas de saída e entrada dos carregadores de iPhones já mudaram algumas vezes. Desta vez, a empresa terá que se adaptar à decisão da UE.
A Apple já se manifestou dizendo que a proposta restringe a inovação e deve causar desperdício entre seus clientes, que terão que trocar de carregadores ao comprar um aparelho novo.
Foto de capa: Lucian Alexe on Unsplash
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Notícias
Organização lança manifesto para melhorar o bem-estar de cães na Irlanda
Com a aproximação das Eleições Gerais de 2024, uma organização dedicada...
3 horas atrás
-
Curiosidades
Leis rigorosas controlam número de cães na Irlanda
Quem já está há um tempinho vivendo na Irlanda, pode ter percebido que por...
15 horas atrás