Andando pelas ruas de Dublin ou outra cidade da Irlanda, é possível perceber que o famoso slogan de marca de carro do Brasil — “apaixonados por carros como todo brasileiro” — não funciona muito bem. É que, apesar de haver trânsito em horários de pico em grandes cidades, como em qualquer outra do mundo, os carros na Irlanda não são objetos tão desejados assim pelos irlandeses.
Segundo o CSO (Central Statistics Office), centro de estatísticas irlandês, apenas 436 pessoas a cada 1.000 usam carros na Irlanda como principal meio de transporte. Os motivos são muitos, desde ter um eficiente sistema de transporte público, com trens e ônibus, até a possibilidade de utilizar transportes “limpos”, sem combustível, como bicicleta, skates, entre outros, além da facilidade de andar a pé nas cidades pequenas.
Por outro lado, estão os custos de se manter carros na Irlanda. O preço de um veículo é considerado barato em relação a países como o Brasil. Porém, somar as taxas, seguro, estacionamento, entre outros pontos, pode pesar no bolso, principalmente levando em consideração o perfil do intercambista, estudante de inglês.
Para esclarecer dúvidas e conhecer o processo para se adquirir carros na Irlanda, pontuaremos aqui os prós e contras, assim como os empecilhos que você pode encontrar pelo caminho na hora de escolher o seu automóvel.
Será que você precisa de carros na Irlanda? Segundo pesquisa, esse não é o meio de transporte mais utilizado na Ilha. Foto: Michal Bednarek | Dreamstime.com
Os brasileiros que almejam usar carros na Irlanda precisam refletir sobre a importância ou não de comprar um veículo. Isso varia de caso a caso, mas apenas se animar com o valor de um modelo usado não basta para ser uma vantagem comprar. Portanto, antes de comprar, vale uma reflexão!
Questione-se com relação ao seguinte:
Se a decisão é de realmente comprar, então vamos ler algumas orientações para buscar a melhor forma de fazer isso.
Leia também: Como alugar um carro e viajar pela Irlanda e Europa?
Muitas vezes os carros na Irlanda compensam para trabalhar. Foto: Ian Allenden | Dreamstime.com
Claro que em todas essas possibilidades é necessário avaliar criteriosamente se vai valer a pena o investimento de um ou mais carros na Irlanda.
Ao pensar em comprar carros na Irlanda, é preciso pesar valores de usados e novos. Foto: Corepics Vof | Dreamstime.com
O dilema de todo brasileiro interessado na compra de carros na Irlanda é parecido com o dilema no Brasil. Afinal, comprar um carro zero km ou usado?
Assim como no Brasil, um carro novo perde muito o seu valor após um ou dois anos de uso. Especialistas irlandeses dizem que um carro novo é interessante por ter uma garantia estendida do fabricante, que pode cobrir qualquer defeito de fábrica.
Compare aqui os valores de diversas operadoras de seguro-viagem para viajar com tranquilidade.
O seguro pode ser um dos maiores empecilhos na hora da compra de carros na Irlanda. Foto: Andrey Popov | Dreamstime.com
Quem compra um carro na Irlanda precisa ter, obrigatoriamente, um seguro de responsabilidade civil (“third party”). Esse é o “grande problema” para o motorista, já que o valor anual de um seguro chega a custar bem mais que o valor do carro em si. Mas é obrigatório, não tem jeito.
Todos os itens citados acima também vão impactar em um step muito importante na escolha do seguro do automóvel escolhido, seja ele novo ou usado. Na Irlanda, o seguro cobre o condutor e não necessariamente o automóvel, ou seja, fatores como:
Um bom exemplo são os condutores de primeira carteira — Provisional License. Por não terem nenhum bônus, na maioria das vezes, o seguro pode chegar ao dobro de um carro usado. Nossa gerente de conteúdo descobriu esse fator há dois anos, quando tentou comprar o seu primeiro automóvel na Irlanda. Na época, ela estava sem conduzir na Ilha por cerca de dois anos, e o último seguro que teve foi como segunda condutora no carro do seu esposo.
Infelizmente, na Irlanda, apresentar gaps na trajetória como condutor implica massivamente o preço do seguro. No caso da nossa gerente, entre todas as seguradoras consultadas, o menor valor para o seguro por 12 meses sairia por 4.500 euros, ou seja, 2,5 mil mais caro que o valor do carro usado do seu interesse.
Apesar de parecer inconcebível, essa é uma realidade para todos aqueles que estão prestes a investir no primeiro carro, ou que, por algum motivo, estão fora da estrada por um longo período de tempo.
Leia também: Aluguel de carro na Europa: informações, dicas e melhores agências
USADO NOVO
Preço Vantagem Desvantagem
Garantia Desvantagem Vantagem
Financiamento Desvantagem Vantagem
Personalização Desvantagem Vantagem
Valor do seguro Desvantagem Vantagem
Valor da taxa anual Desvantagem Vantagem
Existem diversas concessionárias espalhadas pela Irlanda, de todas as marcas internacionais. Entre elas, Toyota, Volkswagen, Ford, e outras.
Uma forma de pesquisar preços diversificados por todo o país é utilizando sites de comparativos de preços e classificados. Entre os mais comuns e usados na Ilha, estão Carzone.ie e DoneDeal.ie.
Em uma pesquisa rápida, é possível encontrar vários modelos de carro:
O site oferece opções de veículos mais amplas como caravanas, carros, ônibus, motos, jetskis, etc.
Você também faz a escolha dependendo da marca (make), modelo (model), mínimo e máximo ano de fabricação (min. max. year), mínimo e máximo preço disponível (min. max. price), tipo de “corpo” do carro (body type): comercial, SUV, hatch, conversível, etc. Porém, com opções a mais como cor, quilometragem, tipo de marcha, quantidade de portas, etc.
Em uma pesquisa rápida, é possível encontrar vários modelos de carro:
Leia também: Compensa viajar de carro pela Europa?
Como citado acima, existem pós e contras para a compra de um carro novo, zero km, na Irlanda. O preço é mais alto, mas existem vantagens que podem compensar.
Alguns preços de carros usados na Irlanda. Foto: Carsireland.ie
Existem alguns pontos a se considerar quando se fala de carros usados na Irlanda. O primeiro deles é a desvalorização. Conforme os anos passam, o carro na Irlanda fica mais barato. Um carro de dez anos atrás custa bem menos que um fabricado no ano passado.
Por outro lado, os irlandeses não costumam estragar o veículo, ou seja, deixam ele em ótimo estado e sem aditivos que complementam o veículo ou substituem peças originais.
Já no Brasil, os carros, por mais que desvalorizem, permanecem em um valor alto. Em um exemplo pesquisado na internet, um Mini-cooper ano 2007 com 20 mil km rodados custa em torno de 2 mil euros, enquanto o mesmo carro do mesmo ano no Brasil, com 100 mil quilômetros rodados, sai por R$ 44 mil.
Um Porshe usado, por exemplo, pode chegar a preços como 2,5 mil euros. Já uma Ferrari, 13 mil euros. BMW é encontrada por 500 euros. Sim, 500 euros!
Leia também: O que fazer em caso de acidente de carro na Irlanda?
Assim como o famoso e odiado IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) brasileiro, o imposto sobre circulação de veículo na Irlanda também é revertido para melhorias no trânsito.
O valor é avaliado a partir da taxa de CO2 emitida pelo veículo (fabricados depois de 2008) ou a capacidade de seu motor (fabricados antes de 2008).
Para este modelo Skoda, a taxa anual do carro é de 385 euros. Fonte: Carsireland.ie
De acordo com a tabela o governo irlandês, o imposto sobre esses veículos pode custar entre 120 euros (carros com o menor índice de emissão de CO) ou 199 euros (carros com menor potência) até 2.350 ou 1809 euros, respectivamente.
Há preços diferenciados para veículos considerados “vintage”, com mais de 30 anos de idade, ou veículos utilizados para a locomoção de pessoas deficientes.
Vale a pena ficar atento também à taxa atual a ser paga ao governo pela circulação do carro. Rerodução: Carsireland.ie
O governo exige que carros na Irlanda com quatro anos ou mais sejam testados pelo National Car Test (NTC). Esse teste deve se repetir todos os anos (para carros lançados antes de 2012) e a cada dois anos (pós-2012). A taxa é de 55 euros.
Com o teste recusado, o motorista deve levar o carro ao mecânico para os reparos necessários e pagar outros 28 euros para um novo teste. Ainda há uma taxa de de 22 euros caso o agendamento seja cancelado depois de 5 dias antes da data.
O motorista precisa fazer regularmente um check list do veículo para passar no teste sem nenhuma dificuldade. Aliás, na compra de um usado, prestar a atenção no NCT é muito importante, já que ter um NCT recente indica que o carro foi avaliado e está em boas condições de uso. Vale evitar carros com NCT vencido.
Ao escolher o veículo, tenha em mente o combustível que ele utiliza. © Wellphotos | Dreamstime.com
Escolher um carro é também pensar em quanto gastar com combustível. Muitos carros na Irlanda aceitam o diesel ou a gasolina. Segundo especialistas irlandeses, escolher entre os dois na hora de comprar o veículo vai depender do montante de quilômetros que o motorista pretende rodar durante um ano.
Se você viaja mais de 15.000 km por ano e vive em uma área rural e/ou comercial, o diesel é a melhor opção. Se for o contrário, a gasolina deve ser escolhida.
Os valores da gasolina variam entre 62 e 77 centavos de euro enquanto o diesel custa entre 1,03 e 1,60.
Os veículos elétricos estão se tornando cada vez mais comuns na Irlanda, impulsionados por iniciativas governamentais e uma crescente conscientização ambiental. O governo irlandês estabeleceu metas ambiciosas para reduzir as emissões de carbono, incluindo a proibição da venda de novos veículos a gasolina e diesel a partir de 2030.
Atualmente, a taxa anual de licenciamento para veículos elétricos é de €120, refletindo sua contribuição para a redução de emissões de CO₂. Em termos de economia, um veículo elétrico que percorre aproximadamente 16.000 quilômetros por ano teria um custo estimado de €219 em eletricidade, resultando em uma economia significativa em comparação aos €1.580 gastos com combustível por um carro a gasolina, considerando o preço médio de €1,39 por litro.
A infraestrutura de carregamento na Irlanda tem se expandido para atender à crescente demanda. Atualmente, existem cerca de 1.350 estações de carregamento público distribuídas pelo país, com pontos localizados a cada 50 km nas principais rodovias interurbanas.
Apesar dos avanços, o mercado de veículos elétricos na Irlanda enfrenta desafios. Em 2024, houve uma redução de 25% nas vendas de carros elétricos em comparação ao ano anterior. Em resposta, a Society of the Irish Motor Industry (SIMI) está solicitando ao governo que, no Orçamento de 2025, restabeleça os subsídios para a compra de veículos elétricos aos níveis de 2022 e estenda os incentivos fiscais atuais para impulsionar a adoção desses veículos.
Além disso, a partir de 1º de julho de 2025, serão introduzidas novas placas com uma faixa verde para identificar veículos de zero emissões, como carros elétricos e veículos movidos a hidrogênio. Embora não sejam obrigatórias, essas placas visam promover a transição para uma frota mais ecológica.
Em resumo, a Irlanda está comprometida em promover a adoção de veículos elétricos por meio de incentivos financeiros, desenvolvimento de infraestrutura e políticas públicas voltadas para a sustentabilidade ambiental.
Para dirigir na Irlanda, é preciso habilitação do país ou da União Europeia. Foto: Alexander Raths | Dreamstime.com
Ter ou não ter a carteira de motorista irlandesa é outra questão que se deve colocar na ponta do lápis. A Carteira de Habilitação brasileira vale na Irlanda por um ano. Se a ideia é ficar um ano na Ilha, ela já é suficiente.
Para pessoas que pretendem ficar mais tempo, a carteira de motorista é entregue ao condutor a partir de uma prova teórica sobre o trânsito. São 400 questões, sendo possível errar apenas 5. Um livro e um DVD são vendidos com o conteúdo da avaliação. Os simulados com questões de múltipla escolha, usados para estudar para a prova, são idênticos à avaliação.
Uma nota importante: se você já tem uma carteira de motorista brasileira, é possível solicitar diretamente o teste para a carteira definitiva, sem precisar esperar seis meses com a provisória.
Durante o período com a carteira provisória, você deverá fazer 12 aulas práticas de uma hora cada no Essential Driver Training. Elas são obrigatórias antes do teste prático. O agendamento do teste prático pode ser feito pelo site da RSA e custa 85 euros.
No dia do teste, que dura 30 minutos, o novo condutor precisa ir ao local com um carro com todas as exigências governamentais em dia (seguro, taxas pagas e inspeção realizada).
Passando na prova, é preciso voltar ao NTC com seu learner permit, a comprovação da aprovação no teste, cartão PPS e um formulário preenchido.
Com a carteira em mãos, você precisará adesivar a letra N (novice — novato) no seu carro. Ela deve permanecer ali por um ano.
Carros na Irlanda são fabricados com a ‘mão inglesa’. Foto: Phanuwatn | Dreamstime.com
Não basta tirar a carteira de motorista, é preciso aprender a dirigir do outro lado do veículo. Uma das brincadeiras recorrentes entre brasileiros e irlandeses é responder à questão: qual mão é a certa para se dirigir?
O chamada “left-hand-traffic” (tráfico com a mão esquerda, ou seja, a mão que se usa para trocar as marchas) está presente no trânsito de 78 países, entre eles, a Irlanda, o Reino Unido, o Japão, a Indonésia e a Tailândia. Já o Brasil faz parte dos 163 países que usam o câmbio com a mão direita.
Se, no Brasil, o condutor precisa de algumas horas de treinamento e uma prova prática para começar a dirigir um carro, é assustador entrar no veículo e começar a dirigir do outro lado sem precisar de treino.
Como a carta de motorista brasileira vale por um ano na Irlanda, é possível utilizar esse tempo para treinar em ruas menos movimentadas. A única diferença é mesmo a mão da marcha no veículo. Além disso, você vai se sentir estranho ao ver que as ruas também são de lados opostos. Há pessoas que com 15 minutos de direção já pegam o jeito. Basta treinar.
Se você não tem carta de motorista e quer tirá-la na Irlanda, é só se dedicar às aulas preparatórias para o teste prático.
Alugar um carro na Irlanda não é um bicho de sete cabeças. Aliás, a ideia de se viver usando apenas carros alugados é mais nítida no país, que tradicionalmente usa o serviço muito mais do que ocorre no Brasil.
As vantagens de alugar em vez de comprar um carro são muitas. Mas é vantagem a opção de aluguel quando o uso não é frenquente ou diário.
O uso do carro na Irlanda pode ser necessário apenas em casos específicos, em que é imprescindível ou vantajoso, tais como mudança de casa, viagem com amigos em lugares de difícil acesso, entre outros. Na maioria das vezes, é mais barato e vantajoso utilizar o transporte público.
Alugar carros na Irlanda é mais barato que no Brasil. Foto: Dragan Andrii | Dreamstime.com
A maioria das empresas irlandesas exige que o condutor seja maior de 21 anos e tenha mais de um ano de carteira de motorista. Isso varia de acordo com a classificação e tipo de veículo alugado.
Outro item considerado é um cartão de crédito internacional, caso ocorra algum problema com o veículo, além do passaporte em mãos.
A tradução da carteira de motorista brasileira ou a PID (Permissão Internacional para Dirigir) somente é válida nos países signatários da Convenção sobre Transito Viário realizada em Viena. A Irlanda não consta na lista desses países, mas a Irlanda do Norte, sim.
A PID pode ser feita pessoalmente no Detran de seu Estado ou por meio de procuração. A validade é de 180 dias.
Inúmeros fatores são calculados na hora de a empresa definir o preço de um carro a ser alugado. O básico e mais barato leva em conta apenas serviços básicos como assistência técnica, limpeza e seguro de responsabilidade civil.
A proteção contra danos e roubos é cobrada à parte, assim como outros tipos de seguro opcionais.
Quilômetros ilimitados, condutor adicional e outros serviços também fazem o custo variar.
Alugar carro na Irlanda em turma é uma boa opção para explorar o país. Foto: Zorandim | Dreamstime.com
Falando em transporte por carros na Irlanda, devemos lembrar de uma forma muito antiga, porém atual de se locomover pelo país. A carona tem ganhado muitos adeptos, principalmente agora que ela é facilmente organizada via aplicativos eletrônicos.
Chamado de “carsharing”, o compartilhamento de veículo é tendência cada vez mais forte pelo mundo — e a Irlanda não está de fora.
O BlaBlaCar, por exemplo, oferece caronas para quem precisa de transporte entre diferentes cidades, com o adicional de poder conhecer pessoas e fazer amizades.
Uma forma fácil, barata e rápida de viajar pela Irlanda é alugando um carro. Por isso, muitos intercambistas aproveitam a estadia no país para passear pela Ilha dessa forma. Imagine você que a Irlanda é um pouco maior que o estado de Santa Catarina.
Para cruzar de Leste a Oeste, de Dublin a Galway, por exemplo, são apenas três horas. Da capital até a ponta norte, em Belfast, são pouco menos que três horas. E até o sul um carro faz no máximo quatro horas de viagem. Ou seja, durante o período de estudos, é possível conhecer praticamente toda a Ilha de carro.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre como tirar a cidadania europeia, que tal buscar um profissional que entende do ramo e pode ajudar você na busca por documentação?
Somente com pessoas que entendem bem do assunto é possível ter certeza se você tem direito a algum tipo de cidadania da Europa, como italiana ou portuguesa, além de entender como todo o processo pode acontecer.
Entenda melhor como funciona e agende um horário hoje mesmo com a Perugini Consultoria.
A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…
Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…
No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…
Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…
O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…