Você já ouviu falar em carsharing? Significa compartilhar um carro, uma tendência cada vez mais forte pelo mundo, possibilitada por meio de diversos serviços e aplicativos — e a Irlanda não está de fora!
E, na realidade, esse compartilhamento é útil não só para quem economiza, mas também para diminuir o trânsito e, de quebra, até fazer novos amigos!
Essa é a proposta do BlaBlaCar. Oferecer um serviço que possibilite conhecer pessoas e sanar problemas de transporte.
A empresa francesa foi lançada em 2006, após o dono Frédéric Mazzella, então um estudante em Stanford, querer chegar a casa, não encontrar nenhum táxi disponível, mas que ver as estradas cheias de carros com pessoas que viajavam sozinhas.
A BlaBlaCar oferece caronas para quem precisa de transporte entre diferentes cidades, com o adicional de poder conhecer pessoas e fazer amizades — por isso o nome “BlaBlaCar”.
Disponível em 12 países, com 10 milhões de pessoas cadastradas e cerca de 2 milhões de pessoas usando o serviço todos os meses, o aplicativo tem a diferença de as caronas serem oferecidas por quem está fazendo um determinado trajeto e disponibiliza um lugar no carro para aqueles que estão buscando o mesmo caminho.
Como funciona
1. Entre no site e defina o trajeto que precisa fazer
Escolha com quem quer pegar a carona com base nas avaliações dos perfis e dos valores cobrados.
2. Entre em contato com o motorista que tiver o perfil que passe mais confiança
No perfil, você terá acesso, entre outras informações, às avaliações deixadas por outras pessoas que já pegaram carona com ele.
Além disso, terá acesso ao telefone da pessoa com quem pegará a carona para que entre em contato e defina o local e horário para se encontrarem.
3. Viaje com companhia
Basta se encontrar com o motorista na hora e local combinados e viajar!
Apesar do receio que pode surgir ao pensar em pegar carona com um desconhecido, a empresa garante a confiança nos serviços.
Isso ocorre por conta de todos os perfis terem as identidades verificadas, assegurando que as pessoas se comportam com responsabilidade. Além disso, a própria comunidade é automoderada pelos membros, com avaliações, e, ainda, é disponibilizada uma equipe 24h/dia para atender seus membros.
Dica: Muitas pessoas oferecem carona do aeroporto de Dublin até o centro. Vale a pena conferir!
Alugar um carro em Dublin e Cork pode ser tão simples quanto pegar uma bicicleta do Dublin Bikes. Pelo menos, esse é o conceito do GoCar, um sistema que está funcionando nas duas cidades desde 2013 e tem se tornado popular na capital irlandesa.
Ok, comparar o GoCar com o Dublin Bikes pode ser um exagero, mas o sistema pode ser bem mais barato e prático do que o método tradicional de aluguel de carros.
Como funciona
Para utilizar o GoCar, o primeiro passo é realizar um cadastro e pagar uma taxa de adesão de 50 euros, além de uma tarifa mensal de 5 euros. Após se cadastrar, você ganha um bônus de 15 euros para utilizar na sua primeira viagem.
Dentro de uma semana, eles enviam um cartão e uma senha, com os quais você poderá começar a usufruir do sistema.
Atualmente, o GoCar conta com 47 bases em Dublin e 4 na cidade de Cork. No total, cerca de 50 automóveis estão disponíveis aos usuários.
Nesse sistema, você tem duas opções de utilização. A mais recomendada é fazer uma reserva do veículo com, pelo menos, algumas horas de antecedência ao período durante o qual você precisará utilizar o carro.
Isso pode ser feito pela internet ou por telefone. Você precisará escolher em qual das bases instaladas pela cidade vai buscar o automóvel e informar, também, a quantidade de horas em que pretende ficar com o veículo.
Reserva feita? Então, o próximo passo é se dirigir à base escolhida para retirar o carro. Para desbloqueá-lo, basta encostar seu cartão no painel do veículo. No interior, digite a senha criada no momento do seu cadastro para ter acesso à chave.
A outra opção é retirar o carro em uma das bases sem realizar reserva. Claro que, nesse caso, sempre haverá o risco de se dirigir até a base mais próxima e o veículo não estar disponível. Nas duas opções, para utilizar o GoCar, o valor total do serviço será debitado do seu cartão de crédito.
Tarifas? Um dos grandes diferenciais de utilizar o GoCar em vez do tradicional sistema de aluguel de carros é o preço, já que você paga conforme o uso e não um valor correspondente a 24 horas.
Os valores variam de acordo com o tipo de carro selecionado e o horário. Os mais baratos são o Ford Fiesta e o Hyundai i10, que entre 20h e 8h custam 8 euros a hora + taxa.
Se quiser ficar com o carro por 24 horas, o preço é fixado em 60 euros, mais o adicional dos quilômetros utilizados. Gastos com gasolina e seguro estão inclusos nas tarifas.
Além disso, quem utiliza o GoCar não precisa pagar estacionamento, já que ele está liberado em qualquer ponto de Dublin.
Então, se você precisa alugar um carro por algumas horas, para fazer uma mudança, por exemplo, o GoCar pode ser a melhor opção.
Se a sua intenção é alugar um veículo apenas uma vez para viajar, por exemplo, a melhor opção ainda é o método tradicional.
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…