Na Irlanda do Norte, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o aborto entram em vigor a partir da meia-noite desta terça-feira, 22 de outubro. A decisão histórica no Parlamento Britânico, que aprovou, no dia 9 de julho, o casamento igualitário e a legalização do aborto, precisou esperar para que a lei entrasse em vigor. O motivo das mudanças não terem efeito imediato é pela falta de Poder Executivo no país há dois anos. Porém, o prazo para colocar em prática a lei é 21 de outubro. Sendo assim, o Governo britânico terá de impor a introdução da legislação.
Foram 332 votos a favor e 99 contra para a liberação do aborto na Irlanda do Norte, além de 383 votos a favor e 73 contra para a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo. A Irlanda do Norte é a única região do Reino Unido em que o casamento gay não está permitido. Lá, o aborto é considerado crime, a não ser em casos em que a vida da mãe está em risco.
Leia também: Viaturas da Garda ficam coloridas para homenagear mês LGBTQ+
Os membros da Assembleia se reunirão pela primeira vez em dois anos e meio para debater as mudanças, mas é apenas uma jogada simbólica, e os membros não terão poder para impedir que eles entrem em vigor.
Até abril, quando se espera que novas regulamentações estejam em vigor, as mulheres receberão transporte gratuito para a Inglaterra para serviços de aborto. O casamento entre pessoas do mesmo sexo será legalizado na Irlanda do Norte em janeiro. O primeiro casamento está previsto para fevereiro.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…