Na Irlanda do Norte, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o aborto entram em vigor a partir da meia-noite desta terça-feira, 22 de outubro. A decisão histórica no Parlamento Britânico, que aprovou, no dia 9 de julho, o casamento igualitário e a legalização do aborto, precisou esperar para que a lei entrasse em vigor. O motivo das mudanças não terem efeito imediato é pela falta de Poder Executivo no país há dois anos. Porém, o prazo para colocar em prática a lei é 21 de outubro. Sendo assim, o Governo britânico terá de impor a introdução da legislação.
Foram 332 votos a favor e 99 contra para a liberação do aborto na Irlanda do Norte, além de 383 votos a favor e 73 contra para a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo. A Irlanda do Norte é a única região do Reino Unido em que o casamento gay não está permitido. Lá, o aborto é considerado crime, a não ser em casos em que a vida da mãe está em risco.
Leia também: Viaturas da Garda ficam coloridas para homenagear mês LGBTQ+
Os membros da Assembleia se reunirão pela primeira vez em dois anos e meio para debater as mudanças, mas é apenas uma jogada simbólica, e os membros não terão poder para impedir que eles entrem em vigor.
Até abril, quando se espera que novas regulamentações estejam em vigor, as mulheres receberão transporte gratuito para a Inglaterra para serviços de aborto. O casamento entre pessoas do mesmo sexo será legalizado na Irlanda do Norte em janeiro. O primeiro casamento está previsto para fevereiro.
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…