Categories: Notícias

Casos de violência sexual na Irlanda

I believe her… certamente você deve ter se deparado com essa frase estampada em cartazes ou mesmo em algum noticiário recente da imprensa irlandesa. A frase “Eu acredito nela” foi amplamente utilizada em protestos e pela internet contra o caso envolvendo os jogadores Paddy Jackson e Stuart Olding, do time de rugby Ulster, na Justiça irlandesa, acusados de violentar uma estudante de 19 anos em Belfast, na Irlanda do Norte, em 2016.

O crescimento da violência sexual na Irlanda cresceu cerca de 30% no ano passado. Foto: Katarzyna Bialasiewicz/Dreamstime

Crime teria acontecido em “after party” na casa de um dos jogadores

A jovem alega que foi à casa de Jackson após uma festa em Belfast, na Irlanda do Norte. Lá, teria sido forçada a praticar sexo com o jogador e seu colega. Segundo a imprensa irlandesa, existem muitas provas comprovando a veracidade dos fatos, mas que não foram suficientes para convencer o júri que, após oito semanas de julgamento, inocentou os acusados.

População vai às ruas contra decisão

Manifestação teve diversos cartazes pedindo justiça e maior intolerância ao estupro. Foto: Rubinho Vitti

A decisão deixou a população de toda a Ilha indignada. Centenas foram às ruas na República da Irlanda e Irlanda do Norte como forma de apoio à vítima. Jovens, mulheres, homens e crianças protestaram junto a movimentos feministas e grupos de direitos humanos, segurando cartazes e faixas. Eles pedem que os julgamentos de estupro sejam realizados de forma mais clara e coesa, sem culpabilizar a vítima.

Quem passou pela manifestação, pôde lembrar um pouco do cenário brasileiro, onde o sentimento de impunidade também é grande. Recentemente, o caso Marielle Franco teve repercussão mundial e levou milhares às ruas em busca de justiça. Apesar dos casos de violência terem números extremamente menores, a população irlandesa, assim como a brasileira, busca melhorar as condições de seu país em atos públicos.

Continua após a publicidade

Número de denúncias na Irlanda

Foram 655 casos denunciados de violência sexual em 2017 na Irlanda. Foto: Pablo Hidalgo/Dreamstime

Segundo a Gardaí, em 2017, o número de casos registrados foi de 655, ou seja, 144 a mais que no ano anterior. Mesmo assim, o número pode ser maior. O Rape Crisis Statistics and Annual Report 2015 estima que apenas 32% das vítimas reportam os crimes para a polícia.

Cuidados para se proteger contra criminosos

A Trinity College divulgou algumas dicas para proteção das mulheres contra abusos e violência sexuais. Entre elas, está não ceder a pressões do parceiro; confiar na intuição, se sentir que algo está errado, saia imediatamente de cena; ir a festas com grupos de amigos em quem você confia; olhar atentamente os sinais que uma pessoa demonstra em um encontro; falar com seus amigos onde você vai e com quem; procurar não sair sozinha à noite; entre outros.

Linha direta para denúncias

O país possui canal de comunicação direta com vítimas ou pessoas que podem denunciar abusos. Foto: Yupa Watchanakit/Dreamstime

A capital possui um contato específico para casos de estupro ou violência: 1800 77 8888. Além disso, o Women’s Aid também auxilia as mulheres que são vítimas de crimes. O número é 1800 341 900. Informações também podem ser acessadas pelo site Rape Crisis Help.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Tempestade Éowyn deve afetar a irlanda com ventos fortes, chuva e neve nesta quinta-feira

O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…

21 de janeiro de 2025

‘Ainda Estou Aqui’: cinema de Dublin tem 5 sessões esgotadas para o filme e promove evento extra

O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…

21 de janeiro de 2025

Morar na Austrália: vistos, planejamento e cidades para viver em 2025

Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…

21 de janeiro de 2025

Intercâmbio no Canadá: guia completo de planejamento (2025)

Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…

20 de janeiro de 2025

Bolsa de estudos na Irlanda 2025: vagas abertas para mestrado e doutorado

O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…

19 de janeiro de 2025

Faculdade de graça na Irlanda: vagas abertas (2025)

Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…

19 de janeiro de 2025