Construções centenárias que fazem parte do imaginário popular de muitas pessoas. Morada de princesas, rainhas e reis, nos contos de fada, os castelos também estão em filmes medievais e nos livros. Eles estão presentes em toda a Europa e são cenários dos principais pontos turísticos. Os castelos na Irlanda não ficam para trás. Muito pelo contrário!
Com estruturas magníficas, que sediaram famílias reais e protagonizaram histórias fantásticas ao longo dos anos, eles são algumas das principais atrações turísticas da ilha — e não são poucos!
Nesta matéria, vamos mostrar alguns desses verdadeiros monumentos e patrimônios históricos do país.
Embarque nesse passeio imperdível pelos castelos na Irlanda.
A construção do ano 1430 (aprox.) é fruto de uma política do governo da época, que oferecia uma quantia em dinheiro a quem erguesse um castelo para a própria segurança.
Trata-se de uma mansão fortificada. Ele fica localizado no Phoenix Park, em Dublin. A entrada é limitada e gratuita, diariamente das 9h30 às 18h.
Pode-se dizer que a construção atual do castelo remonta ao ano 1190. É uma das estruturas mais visitadas na Irlanda, tendo como destaque a biblioteca, a ala chinesa e o salão principal. Objetos pertencentes à National Art Gallery podem ser encontrados por aqui.
O castelo foi fundado logo após a conquista normanda da Irlanda e reconstruído, ampliado e adaptado para se adequar às suas funções ao longo de um período de 800 anos. Hoje, ele é, em grande parte, uma remodelação vitoriana do castelo defensivo do século XIII.
Como o próprio nome diz, o castelo fica em Kilkenny, cerca de 1h30 de carro do centro de Dublin, com fácil acesso por meio de Dart ou ônibus. Os ingressos regulares custam 8 euros para adultos e podem ser comprados online.
O Dublin Castle é a antiga sede do governo britânico na Irlanda, que durou até 1922, sob o domínio do Senhorio da Irlanda, Reino da Irlanda e Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.
Foi construído por volta de 1204, por ordem do Rei João, após a invasão normanda na Irlanda. Destacam-se as Salas de Aparato, como a Galeria de São Patrício, a Sala de Jantar de Aparato e a Sala de Estar.
Hoje, o Dublin Castle também é utilizado para encontros políticos, celebrações de datas comemorativas, recepções de autoridades internacionais, etc.
O horário de visita do castelo é de segunda a domingo e feriados, das 9h45 às 17h45. Ingressos custam 12 euros para adultos e podem ser comprados online.
Leia também: O que fazer na Irlanda: atrações imperdíveis e roteiro para 1, 3 e 5 dias de viagem
Essa estrutura é considerada a maior ruína de castelo da Irlanda, construída no século 11. Na Idade Média, foi o centro de administração do condado de Meath. Ele significa o último símbolo da conquista normanda na Irlanda.
O castelo também ficou bastante conhecido após ter sido usado como cenário do filme “Coração Valente”, dirigido por Mel Gibson.
O castelo fica aberto diariamente, das 10h às 17h, com ingresso para adultos a 5 euros.
Leia também: Intercâmbio na Irlanda para estudar, trabalhar e viajar em 2020
O visual dessa estrutura medieval é incrível. Construído sobre o rochedo de Cashel, o castelo serviu como base para reis de Munsher até a invasão normanda. A Capela do Rei Cormac é o local mais importante da estrutura. Datada de 1134, é muito sofisticada.
O telhado do castelo tem barra em relevo e a edificação apresenta, também, uma Catedral, de planta cruciforme. De acordo com a lenda, o próprio St. Patrick visitou o castelo para tentar converter o Rei Aenghus ao cristianismo.
A cidade de Cashel, no condado de Tipperary, também tem outras atrações, que podem ser vistas durante a visita ao castelo. A visita ao Castelo de Cashel pode ser feita apenas em seu exterior, com ingressos custando 4 euros para adultos.
O castelo, erguido no ano de 1210 no condado de Cork, tem várias curiosidades, a começar pela origem do nome “Blarney”, passando pelo jardim de plantas e flores venenosas e por outra surpresa reservada no topo da construção antiga.
Quem tiver disposição e fôlego, tanto para vencer os estreitos degraus da escadaria, quanto para chegar ao ponto mais procurado pelos turistas, encontrará a famosa “Blarney Stone”, onde, de uma maneira bem peculiar, o turista é convidado a beijar a famosa pedra — dizem que quem fizer isso ganhará o dom da eloquência. Será?
Leia também: Melhores parques para conhecer durante o intercâmbio na Irlanda
Malahide é uma cidadezinha litorânea que fica ao norte do condado de Dublin. Geralmente, esse é um dos primeiros passeios de quem acaba de chegar à capital irlandesa para fazer intercâmbio na Irlanda. Afinal, além de lindo, o castelo tem um gramado imenso perfeito para piqueniques e um jardim secreto diversificado com várias espécies de flores.
Outro fator é a facilidade de chegar até o local, bastando pegar um trem (DART), que sai do centro da cidade de Dublin e, em poucos minutos, chega ao destino.
Leia mais sobre o Malahide Castle aqui.
O Cahir Castle é um dos mais extensos e mais bem preservados castelos da Irlanda. Construído em uma rocha ilhada pelo rio Suir, sua construção remete ao século 13, pertencendo à família Butler.
Em 1599, passou a pertencer ao conde de Essex, após uma artilharia pesada o ter atingido durante a guerra confederada irlandesa. Apesar disso, muito de sua estrutura original permanece intacta.
Aliás, o Cahir Castle venceu um prêmio como melhor cenário de filmes na Europa. Por lá, foram gravados filmes e séries como Excalibur (1981) e, recentemente, O Cavaleiro Verde (The Green Knight), lançado no ano passado, e The Tudors, série de TV de 2007.
Se você é um daqueles apaixonados pelas histórias de reis e rainhas, fatos, curiosidades e todo o mistério acerca dessas construções antigas, a Irlanda é um prato cheio para isso.
E para quem quiser aproveitar ao máximo a estadia na Irlanda para conhecer esses e outros castelos espalhados pelo país, não deixe de adquirir o OPW Heritage Card, um assinatura anual que dará acesso a mais de 50 atrações, pagando apenas um valor único.
Precisando de orçamento para o seu intercâmbio na Irlanda? Comece por aqui!
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…