A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às quais estamos acostumados a encontrar nas casas das famílias brasileiras não estão presentes no país europeu.
Por outro lado, uma infinidade de doces e tipos de carne podem ser encontradas no dia da Ceia de Natal na Irlanda, que aliás acontece sempre no dia 25 de dezembro, e não na véspera.
No artigo de hoje, vamos mostrar um pouco mais sobre essas delícias e, quem sabe, inspirar os leitores a preparar em casa.
Vamos lá?
As delícias natalinas da Irlanda são verdadeiramente encantadoras, refletindo a rica tradição culinária do país e a atmosfera festiva que envolve a temporada de Natal.
Durante esse período especial, as mesas irlandesas são adornadas com uma variedade de pratos deliciosos, cada um deles carregado de sabores únicos e histórias que ecoam através das gerações.
O bolo de Natal dos irlandeses pode ser feito de diversas formas. Alguns podem ser mais pesados, outros mais escuros, mais secos, mais úmidos ou esponjosos.
O importante é manter as frutas secas do recheio, que, muitas vezes, podem ser embebidas em uísque de um dia para o outro, de forma a ficarem ainda mais saborosas.
Para dar o toque final, alguns chefs gostam de fazer um creme amanteigado e passar em volta de todo o bolo e, por fim, salpicar um pouco de amêndoas laminadas e açúcar de confeiteiro. Perfeito para a Ceia de Natal na Irlanda.
Dá para resistir?
Compare os valores de diversas operadoras de seguro-viagem para viajar com tranquilidade.
As mince pies são supertradicionais por toda a Irlanda. Se você for visitar algum amigo irlandês durante a época das festas, certamente essa delícia poderá ser servida.
São tortinhas pequenas, feitas à base de massa podre, farinha de trigo, açúcar e manteiga, recheadas com frutas secas, juntamente a algumas especiarias.
Algumas famílias com crianças têm a tradição de deixar essa torta para o Papai Noel na noite de Natal, com um copo de leite e, claro, sem esquecer das renas, deixando algumas cenourinhas para elas. Mas também pode ser servida durante a Ceia de Natal na Irlanda.
Sabe aquela história sobre não ter uvas passas e frutas secas nas festas de fim de ano? Então, isso pode ser difícil de acontecer pela Irlanda.
O Christmas Pudding é bastante rico em especiarias e sabores, mas o mais interessante dessa receita é que pode ser feita meses antes do Natal, sem o risco de estragar. Isso ocorre devido ao álcool presente nele — inclusive, é até mesmo aconselhado que se faça o doce bem antes da data em que ele vai ser consumido, pois assim o sabor ficará mais acentuado.
A sugestão é servir o Christmas Pudding com uma bola de sorvete e chantilly. Yummy!
O Boxty, uma espécie de panqueca de batata, é uma iguaria que muitos irlandeses consideram um acompanhamento essencial para as refeições festivas.
Feito com batatas raladas, farinha e leite, o Boxty é cozido até ficar dourado e crocante.
Tradicionalmente servido com bacon ou salmão defumado, é uma opção deliciosa e reconfortante para o Natal.
O queijo desempenha um papel importante nas celebrações natalinas da Irlanda. A rica tradição leiteira do país produz uma variedade de queijos excepcionais, desde os suaves e cremosos até os mais intensos e curados.
Durante o Natal, os queijos muitas vezes aparecem como aperitivos ou são incorporados em pratos principais, oferecendo uma experiência sensorial única.
E você sabia que tem até queijo feito com Guinness?
Embora não seja exclusivamente irlandês, o vinho quente com especiarias é uma bebida que aquece os corações durante as festividades natalinas na Irlanda.
Preparado com vinho tinto, especiarias como canela, cravo e anis estrelado, além de frutas cítricas, esta bebida aromática é uma tradição que transcende fronteiras, criando um ambiente acolhedor e festivo.
Ah, se você for pedir um vinho quente por aqui, peça “mulled wine”.
Leia também: Natal na Europa: como os países celebram a festa
Ah! E antes que você se pergunte, todas essas delícias natalinas irlandesas podem ser encontradas nos supermercados com preços bem acessíveis.
Mas, se você quiser entrar de cabeça nessa brincadeira, fica a dica, nenhuma comida é melhor do que aquela em que nós mesmos colocamos a mão na massa e uma pitadinha de amor.
Conta pra gente depois o que achou!
Ouça o E-Dublincast: Diferenças entre o Natal no Brasil e na Irlanda – edublinCast (Ep. 145)
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
O fim de ano na Irlanda movimenta o comércio e as ruas ficam cheias entre…