Os dados do Censo 2022 na Irlanda sobre imigração no país foram divulgados pelo CSO (Central Statistics Office), central de estatísticas, nesta terça-feira, 30 de maio. De acordo com as informações obtidas, 39.556 cidadãos do Brasil com residência na República.
Os brasileiros representam 4% da população imigrante residente na Irlanda, ficando na sexta posição entre as nacionalidades estrangeiras que vivem no país, atrás de Lituânia (5%), Índia e Romênia (7%), Reino Unido (13%) e Polônia (15%).
O Brasil está à frente de Espanha, Itália e Letônia, com 3% cada.
Outros somam 40%.
O número de cidadãos não-irlandeses aumentou em 2022, representando 12% da população, somando mais de 631 mil pessoas.
De acordo com o Censo 2022 da Irlanda, houve um aumento de 150% no número de brasileiros residentes no país em relação à última pesquisa, de 2016. Naquela época, eram 15.796 cidadãos do Brasil vivendo em terras irlandesas, 23 mil a menos que no ano passado.
Já no censo anterior, em 2011, eram 9.298 brasileiros na ilha.
O Brasil está na segunda posição entre os países que mais tiveram aumento no número de residentes, ficando atrás da Índia (35.673) e à frente da Romênia (13.758).
Leia também: Censo Irlanda 2022: dados sobre habitação mostram 166 mil casas vazias
De acordo com o Censo, 89.512 pessoas se mudaram para a Irlanda no último ano, o que representa aproximadamente 2% da população. Destes, 22.137 eram cidadãos irlandeses e 66.020 eram cidadãos não irlandeses.
O maior grupo de cidadãos não irlandeses que fixou residência no estado no ano anterior ao censo veio da Índia, com 9.687 chegadas, depois foram os brasileiros, com 5.175 chegadas (8% do total).
De acordo com o Censo 2022 na Irlanda, “o crescente da população brasileira na Irlanda fez com que aumentasse também o número de falantes do português” no país. Os dados mostram que 44.000 pessoas afirmaram falar o idioma, mais que o dobro da última pesquisa.
O Censo também mostra que menos da metade dos brasileiros que vivem na Irlanda falam inglês fluente (43,9%). São 32,4% falando um inglês “bom” e 16,9%, regular. 3,6% não falam inglês.
E a influência do Brasil não para. Outro dado é que cerca de 5,5 mil irlandeses afirmam falar português em casa.
Leia também: Censo Irlanda 2022: quais setores que mais empregam no país
Cerca de 5.100 funcionários foram escalados para entregar cerca de 2 milhões de formulários nas residências de toda a Irlanda até 3 de abril de 2022.
A data é chamada de “Census night”. “Todos presentes na Irlanda no dia 3 de abril devem ser incluídos no formulário do censo”, diz release publicado pelo governo.
Entre 4 de abril e 6 de maio, os funcionários voltaram para recolher o formulário, que, obrigatoriamente, teve que ser entregue totalmente preenchido.
O Censo na Irlanda é protegido por lei e deixar de fornecer informações pode ser considerado crime.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…