O Censo Irlanda 2022 apresentou dados sobre habitação, mostrando uma fotografia sobre a situação do país em relação à moradia, aluguel, propriedades ocupadas e vazias.
De acordo com o CSO (Central Statistics Office), há um total de 2.124.590 moradias permanentes na Irlanda. Isso significa um aumento de 120 mil casas em relação ao Censo 2016 (6%).
Mas nem todas as construções estão sendo utilizadas como moradias. São 1,86 milhão de casas ocupadas, 150 mil a mais que em 2016.
Por outro lado, existem 166.752 residências desocupadas, 16,5 mil a menos do que em 2016.
Nessas áreas, o número de moradias ocupadas aumentou em uma taxa semelhante. Todas elas têm alguns dos níveis mais baixos de moradias vazias no país.
Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!
Os níveis mais baixos de moradias vazias podem ser observados ao redor de Dublin, ao longo da costa leste e ao redor das cidades de Cork, Limerick, Galway e Waterford.
Os níveis mais altos de moradias vazias podem ser vistos no noroeste da Irlanda e ao longo da costa oeste.
As propriedades para aluguel representaram mais de 20% (35.380 moradias) das unidades residenciais vazias identificadas no censo. Esse número inclui aluguéis de curto prazo (temporadas) e fixos.
As cidades de Galway (38%) e Dublin (30%) eram as áreas com as maiores proporções de propriedades para aluguel vazias no momento que o censo foi feito.
Em contraste, os condados de Roscommon (16%), Cork (16%) e Galway (17%) tinham as menores proporções de unidades de aluguel vazias.
O Censo Irlanda 2022 sobre habitação também fornece um dado interessante sobre a quantidade de casas onde os proprietários moram e a porcentagem que é alugada.
A proporção de moradias ocupadas por proprietários caiu de quase 70% (em 2016) para 66% (2022).
O número de moradias ocupadas que estão sendo alugadas por proprietário particular aumentou 7% nos últimos 11 anos, chegando a 330.632 residências.
Outras moradias alugadas de uma autoridade local aumentaram 7% no mesmo período, chegando a 153.192 casas.
Leia também: Censo Irlanda 2022: quais setores que mais empregam no país
De 2016 a 2022, o aumento médio da população e do estoque de habitação da Irlanda tem ficado proporcionalmente próximos, de acordo com o censo.
Houve um aumento de 1% das construções residenciais por ano no período, com o número de residentes crescendo 1,2% ao ano nestes seis anos.
No geral, houve um crescimento de 7,6% da população na Irlanda e 6% na quantidade de construções residenciais.
Se em alguns pontos do país houve uma proporcionalidade parecida, em áreas mais rurais o aumento populacional foi bem maior que o residencial.
Em Longford, por exemplo, é possível ver a maior diferença, com 14,1% de aumento da população com apenas 3,8% a mais de residências.
Já em Dublin, capital da Irlanda, a proporção foi parecida: 7,7% de aumento populacional e 7% de novas residências.
Cerca de 5.100 funcionários foram escalados para entregar cerca de 2 milhões de formulários nas residências de toda a Irlanda até 3 de abril de 2022.
A data é chamada de “Census night”. “Todos presentes na Irlanda no dia 3 de abril devem ser incluídos no formulário do censo”, diz release publicado pelo governo.
Entre 4 de abril e 6 de maio, os funcionários voltaram para recolher o formulário, que, obrigatoriamente, teve que ser entregue totalmente preenchido.
O Censo na Irlanda é protegido por lei e deixar de fornecer informações pode ser considerado crime.
Leia também: Censo 2022: Irlanda tem 39,5 mil brasileiros residentes, 4% da população imigrante do país
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…