O Censo Irlanda 2022 apresentou dados sobre habitação, mostrando uma fotografia sobre a situação do país em relação à moradia, aluguel, propriedades ocupadas e vazias.
De acordo com o CSO (Central Statistics Office), há um total de 2.124.590 moradias permanentes na Irlanda. Isso significa um aumento de 120 mil casas em relação ao Censo 2016 (6%).
Mas nem todas as construções estão sendo utilizadas como moradias. São 1,86 milhão de casas ocupadas, 150 mil a mais que em 2016.
Por outro lado, existem 166.752 residências desocupadas, 16,5 mil a menos do que em 2016.
Nessas áreas, o número de moradias ocupadas aumentou em uma taxa semelhante. Todas elas têm alguns dos níveis mais baixos de moradias vazias no país.
Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!
Os níveis mais baixos de moradias vazias podem ser observados ao redor de Dublin, ao longo da costa leste e ao redor das cidades de Cork, Limerick, Galway e Waterford.
Os níveis mais altos de moradias vazias podem ser vistos no noroeste da Irlanda e ao longo da costa oeste.
As propriedades para aluguel representaram mais de 20% (35.380 moradias) das unidades residenciais vazias identificadas no censo. Esse número inclui aluguéis de curto prazo (temporadas) e fixos.
As cidades de Galway (38%) e Dublin (30%) eram as áreas com as maiores proporções de propriedades para aluguel vazias no momento que o censo foi feito.
Em contraste, os condados de Roscommon (16%), Cork (16%) e Galway (17%) tinham as menores proporções de unidades de aluguel vazias.
O Censo Irlanda 2022 sobre habitação também fornece um dado interessante sobre a quantidade de casas onde os proprietários moram e a porcentagem que é alugada.
A proporção de moradias ocupadas por proprietários caiu de quase 70% (em 2016) para 66% (2022).
O número de moradias ocupadas que estão sendo alugadas por proprietário particular aumentou 7% nos últimos 11 anos, chegando a 330.632 residências.
Outras moradias alugadas de uma autoridade local aumentaram 7% no mesmo período, chegando a 153.192 casas.
Leia também: Censo Irlanda 2022: quais setores que mais empregam no país
De 2016 a 2022, o aumento médio da população e do estoque de habitação da Irlanda tem ficado proporcionalmente próximos, de acordo com o censo.
Houve um aumento de 1% das construções residenciais por ano no período, com o número de residentes crescendo 1,2% ao ano nestes seis anos.
No geral, houve um crescimento de 7,6% da população na Irlanda e 6% na quantidade de construções residenciais.
Se em alguns pontos do país houve uma proporcionalidade parecida, em áreas mais rurais o aumento populacional foi bem maior que o residencial.
Em Longford, por exemplo, é possível ver a maior diferença, com 14,1% de aumento da população com apenas 3,8% a mais de residências.
Já em Dublin, capital da Irlanda, a proporção foi parecida: 7,7% de aumento populacional e 7% de novas residências.
Cerca de 5.100 funcionários foram escalados para entregar cerca de 2 milhões de formulários nas residências de toda a Irlanda até 3 de abril de 2022.
A data é chamada de “Census night”. “Todos presentes na Irlanda no dia 3 de abril devem ser incluídos no formulário do censo”, diz release publicado pelo governo.
Entre 4 de abril e 6 de maio, os funcionários voltaram para recolher o formulário, que, obrigatoriamente, teve que ser entregue totalmente preenchido.
O Censo na Irlanda é protegido por lei e deixar de fornecer informações pode ser considerado crime.
Leia também: Censo 2022: Irlanda tem 39,5 mil brasileiros residentes, 4% da população imigrante do país
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…