Pedalar pelas ruas de Dublin ou de outras cidades irlandesas parece ser a melhor forma de se locomover em território irlandês. De fato, existem muitas ciclovias na capital da República, além de essa e outras cidades serem bem planas. Ou seja, uma planície perfeita para percorrer com uma bicicleta. Mas, como em todos os lugares do mundo, os ciclistas na Irlanda também têm seus direitos e deveres.
Se, por um lado, quem pedala tem cada vez mais benefícios na Irlanda, muito por conta do forte movimento de ciclistas no país, por outro, é preciso seguir algumas regulamentações — com o perigo de ter que pagar multa pesada ao desrespeitá-las.
Os bicicleteiros de plantão já sabem: capacete, identificação luminosa, sobriedade, entre outros pontos, somam à segurança na hora de pedalar. Mas existem outros pontos que não são todos que sabem ou entendem.
Neste artigo, procuramos identificar todos os deveres dos ciclistas na Irlanda com fontes oficiais e associações ligadas ao ciclismo no país, focando, principalmente, a segurança.
Acompanhe!
Antes de falar de multas ou regras restritivas, precisamos lembrar que a bicicleta é um dos meios de transportes mais frágeis em um trânsito agitado de uma grande cidade. Por isso mesmo, ciclistas na Irlanda devem entender que a vida deles corre risco se não houver uma preocupação com a segurança.
De acordo com o Road Traffic (Lighting of Vehicles) Regulations 1963 e suas alterações constitucionais feitas ao longo dos anos, ciclistas devem ter alguns equipamentos obrigatórios para poder pedalar no trânsito de cidades irlandesas.
São eles:
O documento regulamenta o tipo de equipamento e a posição que eles devem estar disponibilizados na bicicleta.
Uma observação que deve ser feita aqui: as regulamentações na Irlanda não obrigam o ciclista a usar um capacete ou uma roupa que seja sensível à luz (como coletes de visibilidade), mas ambos os itens são uma forte recomendação da Road Safety Authority of Ireland aos ciclistas na Irlanda.
O Road Traffic Acts and Road Traffic (Traffic and Parking) Regulations 1997-2019 é um regulamento que define algumas regras de trânsito para quem pedala pelas ruas de cidades irlandesas.
São elas:
Leia também: Como é o trabalho de entregador na Irlanda?
Dublin e muitas cidades irlandesas têm ótimas ciclovias em praticamente toda a cidade. Por isso mesmo, provavelmente será bem fácil trafegar pelas ruas como um dos ciclistas na Irlanda.
Existem alguns tipos de ciclovias como as regulares, que geralmente ficam ao lado esquerdo do trânsito, seguindo o mesmo fluxo dos carros. Outras, por exemplo, ficam no contrafluxo e permitem que os ciclistas sigam na direção oposta ao tráfego. Há também aquelas que misturam ciclistas e pedestres. É preciso ter atenção às placas indicativas para respeitá-las.
Vale lembrar que algumas regras proíbem que ciclistas percorram calçadas comuns ou faixas onde esteja sinalizada a proibição de bicicletas. Isso pode gerar multas.
Em ruas comuns, onde não existe uma ciclovia ou ciclofaixa, a regra é que ciclistas devem percorrê-la sempre seguindo o lado esquerdo. Muitas vezes, existem marcações mostrando a área em que o ciclista deve estar, na maioria delas junto à faixa de ônibus.
Mas não se assuste, geralmente os motoristas de ônibus respeitam os ciclistas pois, afinal, existe uma multa pesada para aqueles que não ficam a uma distância segura (falaremos sobre isso mais abaixo).
Leia também: Bike to Work: o incentivo para a compra de bicicleta na Irlanda
Sim! Desde 2015, as leis que regem os ciclistas na Irlanda foram regulamentadas e a polícia irlandesa (Garda) tem o poder de parar e multar quem cometer uma infração ao pedalar no país.
A multa tem valor fixo de 40 euros a serem pagos em até 28 dias. Após esse período, o valor sobe em 50%. Após 56 dias, o caso vai para a corte. Nesse último caso, o julgamento pode constar em seus antecedentes criminais na Irlanda, o que pode interferir até mesmo em uma contratação de emprego.
Principais infrações aplicadas a ciclistas:
No caso do segundo item, “without reasonable consideration”, o policial pode interpretar a forma como você guia sua bike de diversas maneiras. Por isso, é preciso ficar atento e ter o máximo de cuidado, como em ultrapassagens de carros parados, por exemplo, e o sinal feito com as mãos para mudanças de faixas ou ao virar uma esquina.
A polícia irlandesa também pode prender um ciclista se ele estiver sob a influência de álcool ou drogas ao pedalar. Isso acontece quando o condutor da bicicleta está em um ponto de não ter o controle adequado. Outro motivo para prisão é se, por acaso, a Garda entender que você está usando uma bicicleta roubada, por exemplo.
Leia também: Dublinbikes celebra dez anos de existência
A RSA (Road Safety Authority) é o órgão responsável pela segurança do tráfego na Irlanda. E você sabia que existem cursos gratuitos para pedalar com segurança no país?
O Cycle Right é um programa nacional para ciclistas na Irlanda. Ele promove habilidades e ensina as regras sobre direitos e deveres para quem pedala. São três estágios em um total de 14 horas de treinamento. Clique aqui para saber mais informações.
A RSA também desenvolveu uma lista de dicas para pedalar com segurança na Irlanda.
São elas:
Quer mais? O Cycling Ireland fez um guia completíssimo sobre pedalar na Irlanda. O documento (em pdf) pode ser encontrado aqui. São dicas, informações e regras para uma melhor performance em ruas e ciclovias irlandesas.
Outro site ótimo para ficar por dentro de eventos entre os ciclistas na Irlanda é o Cyclist.ie. Ele informa novidades sobre o assunto no país e aceita novos membros.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
O peru de Natal mal fez digestão e muitos irlandeses já estarão nas ruas no…
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…