Cidadão europeu precisa de visto americano para viajar a turismo e/ou negócios? A resposta é não! Ao portar um passaporte europeu, além de não precisar de visto para circular nos países membros da União Europeia, você tem facilidade para entrar em diversos outros países.
O passaporte europeu é um dos mais poderosos do mundo! Com ele, você pode evitar uma série de exigências burocráticas em mais de 100 países na hora de apresentar o documento na imigração.
É o caso dos Estados Unidos, que têm um Programa de Isenção de Vistos (VWP — Visa Waiver Program), no qual cidadãos de determinadas nações têm permissão para viajar ao país por um tempo pré-definido. Mas calma, vamos explicar abaixo sobre quais são esses países.
Ficou interessado em saber um pouco mais? Então, leia este artigo! Agora que você já sabe se cidadão europeu precisa de visto americano ou não, vamos explicar todos os detalhes sobre esse benefício, mostrar os casos que precisam de visto e tirar as principais dúvidas.
Boa leitura!
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre cidadania europeia
O Programa de Isenção de Vistos — Visa Waiver Program — permite que cidadãos de certos países viagem aos Estados Unidos a turismo e/ou negócios sem a necessidade de visto, desde que a permanência no país seja igual ou inferior a 90 dias.
Isso não quer dizer que basta o cidadão embarcar e apresentar o passaporte na hora que chega aos EUA. Antes disso, é necessário que ele solicite uma autorização eletrônica no site do governo americano, o Electronic System for Travel Authorization, mais conhecido como ESTA.
O programa está aberto aos países que têm taxas muito baixas de recusas de visto de não imigrante e violações de imigração, que emitem documentos de viagem seguros e trabalham em estreita colaboração com as agências de aplicação da lei dos EUA e as autoridades de contraterrorismo.
Agora, mesmo sendo cidadão europeu, você vai precisar solicitar um visto quando: pretende estudar, quer permanecer nos Estados Unidos por mais de 90 dias, tem antecedentes criminais ou sofre de alguma doença infectocontagiosa.
Como dissemos, cidadão europeu não precisa de visto americano. Mas de quais países falamos?
Segundo o site da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil, não precisam de visto emitido previamente para entrar no país cidadãos dos seguintes países:
Lembrando que, mesmo não precisando de visto, o cidadão, antes de viajar, precisa solicitar o ESTA.
Leia também: Cidadania europeia por casamento: como funciona o processo?
É muito simples! E você não precisa se deslocar até um consulado americano para solicitar a sua autorização. Basta entrar no site, aplicar e pagar uma taxa com cartão de crédito.
Abaixo, fizemos um passo a passo ensinando como solicitar o ESTA
Normalmente, o ESTA é aprovado na hora, mas você pode receber o e-mail de confirmação em até 72h. Caso o solicitante não atenda os requisitos necessários, ele não poderá solicitar o ESTA e deverá passar pelos pedidos regulares de visto para poder viajar para os Estados Unidos.
Os requisitos são: ser cidadão de um dos países que constam no Programa de Isenção de Vistos; planejar viajar para os Estados Unidos a turismo, negócios ou tratamento médico; e não possuir um visto de visitante nos EUA (visto B-1 ou B-2).
A validade é de 2 anos ou até a expiração do passaporte (o que ocorrer primeiro). Vale lembrar que a autorização prévia de entrada não garante sua entrada nos EUA. A decisão de entrar ou não é dada na hora pelo agente da imigração.
Leia também: Você sabia que os Estados Unidos oferecem mais de 100 tipos de vistos?
Não, pois para morar nos Estados Unidos com um passaporte europeu, você deverá solicitar um visto como qualquer outro cidadão. O ESTA não é considerado um visto, mas um documento que prova que o cidadão europeu não precisa de visto americano e pode usá-lo para entrar nos EUA para viagens de turismo e negócios.
Caso você precise entrar no país para outras atividades, por exemplo, fazer um intercâmbio, deverá solicitar o visto no Consulado dos Estados Unidos no país em que você atualmente reside.
Agora que você já sabe se o cidadão europeu precisa de visto americano, vamos falar sobre outros tipos de visto no país.
A principal diferença entre o ESTA e demais vistos de visitantes dos Estados Unidos é que, com o visto de visitante, você tem permissão para permanecer por seis meses no país e, caso necessário, estender sua estadia.
Existem vários tipos de vistos americanos para trabalho e estudo, veja a seguir:
Leia também: Ser casado com europeu garante visto na Irlanda?
Além dos países que fazem parte da União Europeia e do Tratado de Schengen, e dos Estados Unidos, o cidadão europeu não precisa apresentar visto no Canadá, Japão, Emirados Árabes e Nova Zelândia. Sabia dessa?
Outro benefício bem legal é o Work Holiday Visa (Subclasse 417), que é um visto concebido pela Austrália para cidadãos europeus de 18 a 30 anos que querem trabalhar e estudar nas férias. Com um passaporte vermelho, com zero burocracia, você solicita o visto on-line no site do governo australiano, paga uma taxa e recebe o visto por e-mail.
O visto é válido por 1 ano, e você pode estudar até 4 meses e trabalhar até 6 meses com cada empregador.
A Henley and Partners, anualmente, faz uma pesquisa que classifica todos os passaportes do mundo de acordo com o número de destinos que seus titulares podem acessar sem um visto prévio.
Vários passaportes europeus estão no topo do ranking. Clique aqui e confira!
Agora que você entendeu um pouco mais sobre como tirar a cidadania europeia, que tal buscar um profissional que entende do ramo e pode ajudar você na busca por documentação.
Somente com pessoas que entendem bem no assunto é possível ter certeza se você tem direito a algum tipo de cidadania da Europa, como italiana ou portuguesa, além de entender como o processo pode acontecer.
A Cidadania4U é uma empresa sólida e de sucesso, tendo aprovação 100% nos processos via judicial, com suporte online rápido e processo super seguro.
Entenda melhor como funciona e entre em contato hoje mesmo pelo site do Cidadania 4U.
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…