Na manhã de segunda-feira, 16 de setembro, 293 brasileiros se tornaram oficialmente cidadãos irlandeses durante uma cerimônia realizada no Centro de Convenções de Dublin.
O grupo representa a terceira maior nacionalidade entre os 3.600 novos cidadãos que participaram do evento, que contou com pessoas de 143 países.
Além dos brasileiros, a Índia foi o país com o maior número de novos cidadãos (502), seguida pelo Reino Unido, com 338 pessoas.
A cerimônia fez parte de uma série de eventos organizados pelo Departamento de Justiça irlandês para conceder cidadania a milhares de pessoas que agora fazem parte da sociedade irlandesa.
Ao longo de 2024, 14 cerimônias de cidadania já foram realizadas, totalizando 11.417 novos cidadãos irlandeses.
Desde que as cerimônias de cidadania foram introduzidas em 2011, mais de 180 mil pessoas, de mais de 180 países, já receberam seus certificados de naturalização.
Estrangeiros que se tornaram cidadãos irlandeses em 16 de setembro de 2024:
Nos últimos dois anos, o processo de concessão de cidadania irlandesa passou por várias modernizações, como a implementação de um sistema digital para pedidos online, pagamentos e verificações eletrônicas. Isso permitiu um aumento significativo no número de aplicações processadas.
Em 2023, mais de 20 mil pedidos foram analisados, e até a metade de 2024, quase 16 mil decisões já haviam sido tomadas.
Com o crescimento no número de cerimônias de cidadania, a expectativa é de que mais eventos sejam realizados até o fim deste ano, garantindo que mais pessoas possam completar sua jornada para se tornarem cidadãos irlandeses.
A cerimônia do dia 16 foi a 17ª realizada em 2024, superando o número total de cerimônias do ano anterior.
A participação de cidadãos brasileiros e de outras nacionalidades nas cerimônias reflete a importância da migração para o desenvolvimento econômico e social da Irlanda.
De acordo com o ministro Neale Richmond, a presença de migrantes é essencial para o crescimento do país. “A migração desempenha um papel vital no desenvolvimento e sustentabilidade de nossa economia. Não poderíamos preencher funções essenciais sem essa contribuição”, declarou.
Com mais uma etapa concluída, os novos cidadãos se comprometem a seguir as leis irlandesas e contribuir para a sociedade, trazendo habilidades, talentos e diversidade para o país.
Para muitos, como os brasileiros que conquistaram a cidadania hoje, a Irlanda agora é oficialmente seu lar.
Leia também: Como tirar a cidadania Irlandesa?
Um junho, a Irlanda já havia concedido a 4.800 estrangeiros aplicantes, de 138 países, títulos de cidadãos irlandeses. A cerimônia de entrega das cidadanias aconteceram em 10 e 11 de junho, em Killarney, no condado de Kerry.
Entre os estrangeiros, 294 brasileiros se tornaram cidadãos irlandeses. Também foi a terceira posição entre as nacionalidades aplicantes, ficando atrás de Índia (995) e Reino Unido (416).
Durante as cerimônias, os novos cidadãos irlandeses fazem uma Declaração de Fidelidade à Nação Irlandesa e Lealdade ao Estado. Os novos cidadãos também se comprometem a observar fielmente as leis da Irlanda e respeitar seus valores democráticos.
A cidadania irlandesa dá direito ao passaporte irlandês, um dos mais poderosos do mundo, já que pode permitir ao novo cidadão viver em qualquer país da União Europeia e no Reino Unido.
As cerimônias de cidadania foram introduzidas pela primeira vez em 2011 para marcar a ocasião da concessão da cidadania de maneira digna e solene.
Desde que as cerimônias de cidadania foram introduzidas, houve mais de de 170 cerimônias com pessoas de mais de 180 países recebendo seus certificados de naturalização.
Até o momento, incluindo menores, aproximadamente 180 mil pessoas receberam a cidadania irlandesa desde 2011. Isso inclui candidatos que receberam a cidadania por meio do processo durante a pandemia da Covid-19.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…