Cidades históricas em Portugal: Óbidos, Coimbra, Alcobaça
2 anos atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Ao visitar Portugal, muitos turistas pensam em três pontos principais: a capital Lisboa, a região de praias do Algarve e a cidade do Porto. Porém, no recheio desse triângulo, existe uma região com cidades históricas e culturalmente riquíssima a serem exploradas. O centro de Portugal é a história viva do país, com muitos castelos, mosteiros e igrejas.
Para quem tem um espírito aventureiro, conhecer a Portugal central não é uma tarefa difícil. Basta seguir a estrada e passar de cidade em cidade, admirando as belas paisagens e ganhando conhecimento sobre esse país que está no sangue e na história de todo brasileiro.
O edublin selecionou algumas cidades históricas no centro de Portugal que são destinos obrigatórios para se colocar nesse roteiro.
Tomar, uma viagem no tempo
Antiga sede dos templários, Tomar é uma das cidades históricas no centro de Portugal e uma viagem de volta à Idade Média; Convento de Cristo é o ponto turístico mais importante da cidade. Foto: Rubinho Vitti
Tomar é uma viagem à era medieval. Com 41 mil habitantes, ela tem diversos pontos a ser visitados, mas uma caminhada pelo seu centro histórico é um bom começo.
Tomar é uma das cidades históricas de Portugal e é a antiga sede da Ordem dos Templários, por isso é imprescindível visitar o Convento de Cristo, no alto da cidade. O local é um antigo castelo construído no séc. XII.
Se tiver sorte, poderá participar da Festa dos Tabuleiros, que acontece a cada 4 anos e é uma das manifestações mais antigas de Portugal.
Batalha, o mosteiro das capelas imperfeitas
Mosteiro de Batalha foi local de gravação de um recente clipe da Madonna. Local é um ótimo passeio pela arquitetura e história de Portugal. Foto: Rubinho Vitti
A vila portuguesa é abrigo para o Mosteiro de Batalha, erguido em 1386 pelo rei D. João I. Sua ideia foi agradecer à Virgem Maria sua vitória na batalha de Aljubarrota e demonstrar poder.
Hoje um museu, o local é um ótimo passeio pela arquitetura e história de Portugal. Das atrações mais belas estão as capelas imperfeitas onde recentemente a cantora Madonna gravou o clipe de uma das canções de seu novo álbum.
Túmulos de Dom Pedro I e Inês de Castro estão em Alcobaça
Alcobaça está na lista do que fazer nas cidades históricas no centro de Portugal. Túmulo da “rainha morta” Inês de Castro, localizado no Mosteiro de Alcobaça. Foto: Rubinho Vitti
O Mosteiro de Alcobaça foi encomendado pelo rei Afonso Henriques, em 1153, novamente um líder político demonstrando o poder da sua dinastia depois que as Cruzadas expulsaram os mouros do centro de Portugal.
As principais atrações do local são os túmulos de Dom Pedro I de Portugal e da rainha Inês de Castro.
Óbidos, a cidade murada
Era Medieval ainda existe em Óbidos, melhor exemplo de uma cidade murada portuguesa. Foto: Rubinho Vitti
Uma vila toda murada com um castelo no topo. Parece cena de filme, mas é Óbidos, mais um ponto perfeito para os amantes da Idade Média. A cidade encantadora tem ruas estreitas, casas tradicionais e seu imponente castelo medieval. É possível caminhar por parte do muro, avistando a bela paisagem em torno da cidadezinha.
Óbidos precisa estar na lista de cidades históricas para visitar em Portugal.
Guimarães: ‘aqui nasceu Portugal’
Guimarães é conhecida como o lugar onde nasceu Portugal, além de ser cidade natal de Afonso I. Foto: Rubinho Vitti
Guimarães teve um papel importante na formação de Portugal e foi estabelecida no século IX. É lá onde consta o famoso letreiro: “Aqui nasceu Portugal”. Isso porque a sede administrativa do país foi estabelecida lá e é também o local de nascimento de Afonso I de Portugal, o primeiro rei português. O centro histórico é apaixonante.
Braga é a cidade mais antiga de Portugal
Santuário do Bom Jesus do Monte é um dos principais pontos turísticos de Braga. Foto: Rubinho Vitti
Uma cidade com mais de 2.000 anos de história. Assim é Braga, a cidade mais antiga de Portugal, já que existe antes mesmo de sua “fundação oficial” pelos Romanos. Entre 136 A.C. e 14 D.C., o local era morada para os povos celtas conhecidos por Brácaros. Entre os pontos turísticos importantes da cidade está o Santuário do Bom Jesus do Monte, no topo de uma colina, onde pode-se ter uma vista incrível da cidade. A cidade também conta com a Sé de Braga, a mais antiga construção católica de Portugal, do século III.
Coimbra tem papel fundamental na educação portuguesa
À beira do rio Mondego, Coimbra tem história na educação de Portugal com sua conhecida universidade. Foto: Rubinho Vitti.
Coimbra é uma cidade importante para a história de Portugal desde o patamar histórico e educacional até a natureza. Cartão-postal da cidade, a Universidade de Coimbra (UC) é a principal atração.
Como todas as belas cidades do mundo, Coimbra tem um rio que cruza seu território. O Mondego é o quinto maior de Portugal. Banhando Coimbra com suas águas, acabou fazendo parte do cancioneiro português, principalmente nos fados tão cantados pelos bares e ruas de Coimbra.
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Veja também
Curiosidades sobre a Irlanda
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Destinos pela Europa
Carnaval na Europa: principais países e cidades para curtir a festa
Carnaval na Europa? Sim, senhor! A festa mais popular no Brasil também é...
6 dias atrás
-
Destinos pela Europa
Melhores países para viajar sozinho em 2025
Viajar sozinho traz inúmeras vantagens. Você pode planejar seu roteiro no seu...
2 semanas atrás