Vida de intercambista nem sempre é fácil, ainda mais quando se quer encontrar um cantinho aconchegante e sossegado para estudar — principalmente quando se divide a casa ou o quarto com outras pessoas, não é mesmo?
Sendo assim, uma boa opção é recorrer às bibliotecas públicas. Ao todo, Dublin tem mais de 20 unidades, sendo que todas elas oferecem uma série de serviços gratuitos à população, como computadores com acesso à Internet, wi-fi grátis, empréstimo de livros e DVD’s, entre outros.
Portanto, confira agora 5 bibliotecas que merecem uma visita:
Essa biblioteca foi construída em 1909, com a ajuda de um milionário americano chamado Andrew Carneige, envolvido em ações filantrópicas. Ele também colaborou financeiramente para a construção de mais três bibliotecas de Dublin: Rathmines, Ballsbridge e Charleville Mall.
Atualmente, o piso térreo da biblioteca conta com o acervo circulante da unidade, onde é possível consultar e emprestar livros e DVD’s, além de um espaço para leitura, computadores com acesso à Internet, central de impressão e scanner, entre outros serviços.
Já o piso superior abriga uma biblioteca especial, reservada para quem quer saber mais sobre a história de Dublin. Nesse espaço, os irlandeses também podem traçar sua árvore genealógica.
Para quem está sempre com um bom livro nas mãos, vale se cadastrar no clube da leitura realizado no espaço, cujos encontros acontecem três vezes por mês em datas variadas.
Endereço: 138 – 144 Pearse Street, Dublin 2
Funcionamento: Segunda a quinta, das 10h às 20h. Sextas e sábados, das 10h às 17h.
Localizada a pouco mais de 4 km do centro de Dublin, a Rathmines Library está em funcionamento desde 1913 e foi a primeira biblioteca pública da Irlanda.
O prédio oferece um espaço exclusivo para leitura e estudos, clubes de leitura, exposições, workshops e recitais de música. O espaço conta, também, com uma biblioteca infantil, onde diversas atividades são realizadas para pais e crianças de diversas faixas etárias.
Endereço: 157 Lower Rathmines Road, Dublin 6
Funcionamento: Segunda a quinta, das 10h às 20h. Sextas e sábados, das 10h às 17h.
Também conhecida como Biblioteca Central, ela reúne em seu espaço uma biblioteca musical, onde são disponibilizados instrumentos e partituras, um centro de aprendizado com computadores e cursos gratuitos, além de um centro de informações sobre negócios e economia.
Outro ponto de destaque da biblioteca é que são realizados grupos de conversação em inglês e outros idiomas, como francês, alemão, gaélico, japonês, russo, espanhol e italiano.
Quer motivo melhor para conhecer novas pessoas e, ainda, aprender mais uma língua? Os horários podem ser consultados aqui.
Endereço: Ilac Centre, Henry Street, Dublin 1.
Funcionamento: Segunda a quinta, das 10h às 20h. Sextas e sábados, das 10h às 17h.
Para quem vive no norte de Dublin e não quer se deslocar para a região central, a Drumcondra Library é uma opção de espaço para colocar os estudos em dia.
A biblioteca é pequena, mas está em funcionamento desde 1937. Além de computadores disponíveis para a população, ela oferece jornais diários, revistas, máquina de xerox e arquivos históricos sobre a cidade e a região.
Endereço: Millmount Avenue, Dublin 9
Funcionamento: Segunda, quarta, sextas e sábados, das 10 às 13h e das 14h às 17h. Terças e quintas, das 12h45 às 16h e das 16h45 às 20h.
Outra opção ao norte de Dublin, a quase 5 km do centro da cidade, é a Cabra Library.
Além de espaço para estudos, salão de exposições e grupos de conversação em diversos idiomas, essa unidade oferece atividades de lazer, como computadores multimídia, PlayStation, grupos de poesia e escrita criativa, aulas de tricô e, até, um clube de soletração para adultos. Também é oferecido curso de informática gratuito para maiores de 55 anos.
Para os fãs de quadrinhos, a biblioteca conta com coleções especiais para adultos e crianças. Vale conferir!
Endereço: Navan Road, Dublin 7
Funcionamento: Segunda a quinta, das 10h às 20h. Sextas e sábados, das 10h às 17h.
Para quem quiser utilizar as bibliotecas para realizar empréstimo de livros e DVD’s, o único requisito é realizar um cadastro gratuito.
Para isso, basta se dirigir a qualquer uma das unidades, preencher um formulário e apresentar um comprovante de residência com data inferior a seis meses, além de um documento de identificação com foto.
Cada usuário pode emprestar até 12 itens por vez, e o prazo máximo de devolução é de três semanas, podendo ser prorrogado. Todo o catálogo pode ser consultado online aqui.
Revisado por Irene Canadinhas
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…