Aterrissamos na Ilha! Tudo indo bem e a ansiedade sendo amenizada a cada dia que passamos aqui. Mas é preciso ter em mente que fazer intercâmbio exige alguns cuidados a mais, como o de conhecer ao máximo sobre o lugar de destino, no caso de muitos, a nossa querida Dublin. E isso inclui saber onde solicitar ajuda se surgir alguma emergência ou necessidade durante o caminho trilhado.
Pensando nisso, listamos os cinco principais órgãos que os intercambistas devem conhecer na cidade.
Em Dublin, a embaixada fica bem pertinho da famosa balada Diceys, que todo brasileiro já foi ou ouviu falar. Lá, você pode tirar dúvidas sobre procurações, passaporte, visto, FGTS ou qualquer processo que esteja ocorrendo no Brasil e que você precise de auxílio. Além, é claro, de possíveis emergências legais.
Endereço: Ground Floor, Block 8, Harcourt Centre, Charlotte Way, Dublin 2 (estação Harcourt do Luas, e pontos de ônibus das linhas 14, 14C, 15, 15A, 15B, 44, 61, 140, 142). Site.
Horário de atendimento: Das 10h às 13h, de segunda a sexta. Lembrando que, em casos de emergências como morte, acidente grave, prisão ou recusa de entrada na Irlanda, o intercambista deve ligar, mesmo que fora do horário de atendimento, para +353(0)87 981 4403.
Importante! A dica é enviar um e-mail antes de comparecer a embaixada explicando sua situação. Isso, pois há vários relatos de pessoas que foram até lá e tiveram que voltar e solicitar agendamento online. O e-mail é consular.dublin@itamaraty.gov.br
Tanto o INIS (Serviço Irlandês de Naturalização e Imigração), quanto o Irish Residence Permit – IEP, administram o sistema de imigração do país. Ou seja, são lugares que todo intercambista deve conhecer, pois terão que comparecer na sede pessoalmente para tirar o visto de permanência na Ilha. Vale a pena ficar atento no site, pois pode haver alguma atualização das leis que envolvem os estudantes.
Endereço: As sedes do INIS e do IRP estão localizadas em 13/14 Burgh Quay, Dublin 2. Site: INIS.
Atendimento: De segunda a quinta das 8h às 21h e sexta das 8 às 18h.
Está certo que aqui é um lugar considerado mais seguro em comparação ao Brasil e que ninguém quer ter que acionar os serviços de emergencia, independente de onde esteja. Mas que vale a pena ter essas informações no bolso, isso vale.
Em qualquer caso de emergência que precise de uma ambulância, bombeiros ou a polícia, o número é 112, seja a ligação do fixo (privado ou público) ou celular (com chip aqui da Irlanda).
Horário de atendimento: 24h
Site da Garda (polícia irlandesa)
Para dúvidas referentes ao sistema de saúde irlandês, inclusive o tão comentado seguro governamental (exigido para que possamos tirar o visto), temos o HSE (Health Service Executive), responsável por oferecer serviços de saúde pública e comunitária, com atendimento em hospitais do HSE, hospitais voluntários e hospitais privados. Conheça um pouco mais no site do HSE.
O órgão do governo responsável por receber os impostos que todo trabalhador na Irlanda (inclusive o intercambista) deve pagar, é o REVENUE. Vale a pena ter conhecimento sobre o site, pois é nele que encontrará formulários como o “12A” (cadastro de imposto sobre o rendimento) ou o “Rent Relief” (formulário que possibilita obter desconto nos impostos com base no seu gasto com o aluguel da acomodação).
Mais informações: Site Revenue
Tenha essas informações sempre em mãos e aproveite o intercâmbio com mais tranquilidade!
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…