Quando se trata de ensino superior, a Alemanha ocupa a quarta posição no ranking de destinos mais procurados por estudantes estrangeiros, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.
Atualmente, estima-se que mais de 12% dos estudantes do país são internacionais, o que torna a Alemanha um destino multicultural de estudos. Mas, você deve estar se perguntando, o que faz do país um destino tão atraente assim? Pois confira agora mesmo cinco razões para isso.
O sistema de ensino superior na Alemanha é financiado pelo governo, assim, tanto estudantes alemães quanto internacionais podem estudar nas instituições do país gratuitamente. Sim, pessoal, é isso mesmo, não há cobrança de taxas anuais. Essas, quando existem, são relativamente baixas, principalmente quando comparadas a outros países europeus, geralmente não ultrapassando o valor de 500 euros por semestre.
Além disso, estudantes internacionais com bom desempenho acadêmico também podem se inscrever em bolsas de estudos no país. A melhor maneira de conferir as ofertas disponíveis é consultar o site do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Portanto, não importa a sua área de estudos ou nacionalidade, sendo possível encontrar o programa que melhor se enquadre no seu perfil.
As instituições de ensino superior alemãs estão entre as primeiras nos rankings internacionais de educação, principalmente quando se trata das áreas de engenharia e ciência, referências no país há décadas. Mesmo assim, outros setores também não deixam a desejar.
Outro ponto positivo é que além do investimento no currículo acadêmico, as universidades alemãs são reconhecidas pela excelente infra-estrutura fornecida a seus estudantes.
Após concluir seus estudos na Alemanha, é possível permanecer no país por até 18 meses enquanto você procura trabalho na sua área de formação.
Não sabe falar alemão? Pois essa não é uma desculpa para não estudar no país, já que muitos programas de graduação e principalmente mestrado e doutorado, são ministrados inteiramente em inglês.
Temos que concordar que para nós, falantes do português, o alemão não é uma das línguas mais fáceis de se aprender. Mesmo assim, morando no país o desafio de aprender esse idioma pode ser superado com mais facilidade e com o tempo você poderá até se sentir mais confiante em assistir aulas ministradas em alemão.
Dependendo da cidade escolhida para se estudar, o custo de vida na Alemanha não é tão elevado. Num aspecto geral, os custos mensais podem ficar em torno de 800 euros. Porém, cidades como Munique, por exemplo, podem fazer esse valor subir um pouco. Já Leipzig pode ter um custo de vida bem mais em conta.
Outro fator a se considerar é que estudantes geralmente pagam tarifas reduzidas em teatros, museus, cinemas e até academias.
Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…