Quem nunca se viu com muita vontade de fazer a viagem dos seus sonhos, mas desistiu por falta de companhia?
Bom, se você está nesse dilema de ir ou não ir, nossa dica é: vá sozinho mesmo! Sem dúvidas, durante a sua jornada você vai descobrir o quão excitante viajar sozinho pode ser, você verá como o mundo é grande, vai se sentir mais confiante e aprenderá mais sobre si mesmo – e, sobretudo, vai conhecer pessoas incríveis pelo caminho.
É claro que o mais importante para se tirar proveito disso é estar aberto a novas experiências. E saiba que também é normal ficar com receios. É por isso mesmo que hoje trazemos aqui cinco motivos para você pegar a sua câmera, os guias de viagem, papel, caneta e embarcar nessa de vez.
Com tantas tarefas que temos para fazer no nosso dia a dia, conciliar a agenda de férias com a de amigos ou familiares nem sempre é uma missão fácil. Mesmo assim, o importante é não deixar que este motivo seja um impedimento na hora de planejar aquela viagem que você tanto quer fazer. Afinal, esperar pela oportunidade e pessoa perfeita para se fazer uma viagem pode ser um desperdício. Portanto, vá você mesmo!
Essa é uma das melhores coisas de se viajar sozinho, poder fazer o que bem quiser! Quando estamos acompanhados e temos interesses diferentes do nosso acompanhante, é necessário ser democrático e fazer acordos, o que muitas vezes envolve passar horas em uma atração que você pode não estar nem um pouco interessado em ver.
O bom de viajar sozinho é que você monta o seu próprio itinerário e, consequentemente, pode aproveitar melhor a viajem. Ou seja, quer dormir até mais tarde, ou sentar em um café sem pressa alguma? Sem problemas! Afinal, a sua única preocupação será fazer você mesmo feliz.
Quando viajamos acompanhados, a probabilidade de conhecer novas pessoas pode ser bem menor. É fato que, como viajantes individuais, ficamos mais abertos, assim temos a chance de interagir melhor tanto com habitantes locais como com outros turistas.
Uma dica importante para te ajudar a conhecer pessoas de diferentes nacionalidades e culturas é se hospedar em hostels. Geralmente esses lugares organizam festas, jantares, pub crawls e tours pela cidade, sendo uma ótima oportunidade para interagir e obter companhia para passeios.
É preciso entender que riscos existem em qualquer lugar, seja na nossa cidade natal ou a milhas de distância, independente de estarmos acompanhados ou não. É claro que alguns países exigem mais atenção, como a Índia e Egito, por exemplo, devido ao grande número de casos de violência contra a mulher.
Portanto, principalmente nas primeiras viagens, se segurança é algo que realmente lhe preocupa, considere países que você acha mais seguros, como Estados Unidos, Canadá e pela Europa, por exemplo.
Cuidados básicos também devem ser levados em consideração, como evitar andar sozinho a noite em bairros perigosos, andar com uma grande quantia de dinheiro na bolsa e sair com objetos de valor à mostra.
Ao viajar sozinho, alguns detalhes que passariam despercebidos se você estivesse acompanhado tornam-se ricos, já que você presta mais atenção ao seu redor.
Além disso, você vai ficar mais aberto a experiências inusitadas e aventuras, vai experimentar comidas novas, vai falar com estranhos, vai se perder e descobrir novos bairros, vai aprender novas palavras em idiomas diferentes, vai correr riscos, comprar roupas novas… No final vai ter uma coleção de boas memórias e histórias interessantes para contar para seus amigos.
Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…