Engana-se quem pensa que assistir TV é sinônimo de total desperdício de tempo, afinal, durante o intercâmbio ela pode ser mais uma grande aliada para aprender o inglês.
Isso sem falar que assistir os programas de televisão irlandeses também te ajudará a compreender a cultura e certas expressões coloquiais utilizadas por aqui, como gírias e piadas, por exemplo. Além disso, a TV sem dúvida vai familiarizar os seus ouvidos com o temido irish accent.
Portanto, confira as nossas dicas de alguns programas que valem ser conferidos:
Essa é sem dúvida uma das melhores séries de humor da Irlanda. Lançada em 1995, em suas três temporadas a série narrou as peripécias do padre Ted Crilly, um pároco que foi enviado para uma remota ilha no Oeste da Irlanda como punição por ter viajado para Las Vegas com o dinheiro de caridade que deveria ser revertido para ajudar crianças doentes.
Entre os personagens principais estão outros padres, como Dougal Maguire e Jack Hackett, também exilados na ilha devido a vários incidentes no passado, além da atrapalhada empregada Mrs. Doyle, que passa grande parte da série fazendo chá.
Ao acompanhas as situações bizarras nas quais os três padres se veem envolvidos a cada episódio, a série também traz referências da cultura pop e paródias de filmes. O último episódio inédito de Father Ted foi ao ar em 1998, mas até hoje a série é referência no país e aclamada pelo público irlandês. As três temporadas estão disponíveis em DVD.
Apesar de ser britânico, o programa é apresentado pelo comediante irlandês Graham Norton e tem o formato de um talk show num estilo bem descontraído, semelhante ao Programa do Jô, no Brasil, por exemplo.
Pelo sofá do Graham Norton Show já passaram diversas celebridades, como Jennifer Lopez, Will Smith, Sarah Jessica Parker, Adele, Mark Wahlberg, Sandra Bullock, Quentin Tarantino, entre outros.
Na Irlanda, o programa vai ao ar todos os domingos, às 22 horas, pelo canal UTV.
Outra aclamada série de televisão irlandesa, Love/Hate retrata o submundo do crime organizado em Dublin. A trama gira em torno do personagem Darren Treacey, que retorna à Irlanda para comemorar a liberdade do irmão, mas este é assassinado logo após ser solto. A partir de então, Darren começa a sua vingança contra John Boy, chefe do tráfico de drogas da região.
Com cinco temporadas, a série foi um enorme sucesso na Irlanda, sendo que alguns episódios chegaram a atrair mais de 1 milhão de espectadores quando transmitidos. O último episódio foi ao ar em 2014 e atualmente é possível encontrar todas as temporadas em DVD.
Essa é uma opção para os fãs de novelas – ou para quem tem curiosidade de saber como é uma soap opera irlandesa. Fair City é a mais popular novela do país e está no ar desde 1989. Sim, você não leu errado, a novela está sendo no ar há mais de 25 anos!
A trama gira em torno da vida dos moradores de Carrigstown, um bairro fictício no norte de Dublin. Atualmente, Fair City é veiculada pela emissora RTÉ em quatro dias da semana, sempre às 20h, e é assistida por mais de 550 mil espectadores.
É uma sitcom criada pelo irlandês Brendan O’Carroll. Na série, o próprio autor dá vida à personagem principal, Agnes Brown, uma viúva que vive no bairro de Finglas com três de seus seis filhos e seu padrasto.
Apesar da baixa aceitação pela crítica, a série teve uma grande receptividade do público, chegando a ser assistida por mais de 850 mil telespectadores. É exibida pelo canal RTÉ e tamanho sucesso resultou no lançamento do filme homônimo em 2014.
E você, qual programa da TV irlandesa recomenda pra gente? Conte aqui nos comentários!
Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…