Uma história cheia de poesia e drama, que se passa na Irlanda, deverá conquistar os corações dos cinéfilos em dezembro. O filme Wild Mountain Thyme, que tem estreia marcada nos EUA para o dia 11 do próximo mês, é estrelado por Emily Blunt, Jamie Dornan e Christopher Walken.
Mas o trailer, divulgado nesta semana — além de mostrar que o filme terá imagens absolutamente lindas da Irlanda –, virou piada na internet por conta do sotaque forçado dos atores.
O longa foi gravado em Crossmolina, no condado de Mayo, entre setembro e outubro de 2019, mas no trailer já é possível ver imagens de outros cartões-postais da Irlanda, como Cliffs of Moher.
Wild Mountain Thyme foi escrito por John Patrick Shanley (que venceu o Oscar por O Feitiço da Lua, de 1987). Ele apresenta uma visão romântica da Irlanda, adaptando a peça Outside Mullingar para os cinemas.
O longa conta a história de uma teimosa fazendeira irlandesa, Rosemary Muldoon (interpretada por Emily Blunt), que está decidida a conquistar o amor de seu vizinho, Anthony Reilly (Jamie Dornan). Mas ele parece ter “herdado uma maldição da família” e permanece alheio à sua bela vizinha apaixonada.
O sotaque irlandês criado pela atriz britânica Emily Blunt não foi muito bem recebido pelos internautas da ilha.
À revista People, a atriz disse que o ator irlandês Jamie Dornan, seu parceiro de cena, garantiu que ela “parecia irlandesa” ao falar. “Então, se ele estiver errado, vou culpá-lo por qualquer reação negativa ao meu sotaque. Ele me garantiu que era um ótimo sotaque irlandês. Veremos.”
Além do sotaque, o clichê da vida rural na Irlanda também incomodou alguns irlandeses. Mas, conforme a colunista do jornal The Independent, Tanya Sweeney, disse, “não adianta ficar ofendido com Wild Mountain Thyme, é apenas um pouco de escapismo”.
Leia também: Sotaque irlandês é eleito o terceiro mais sexy do mundo
A RTÉ fez uma lista de filmes em que atores interpretaram personagens irlandeses e foram péssimos ao tentar reproduzir o sotaque.
O pior, segundo a lista, foi Tom Cruise em Far and Away (Horizonte Longínquo, veja vídeo acima), que conta a história de dois imigrantes irlandeses em busca de fortuna nos EUA, em 1890
Na lista, ainda entram Sean Connery em O Senhor da Terra (Darby O’Gill and the Little People), Gerard Butler em PS I Love You, Brad Pitt em Perigo Íntimo (The Devil’s Own) e Matt Damon in A Grande Muralha (The Great Wall).
A matéria também contém bons “Irish accents” feitos por atores de Hollywood, entre eles Alan Rickman em Michael Collins, Cate Blanchett em O Preço da Coragem (Veronica Guerin), Kate Hudson em As Mulheres de Adam (About Adam) e Judi Dench em Philomena.
Leia também: 5 cenários de filmes que você pode visitar na Irlanda
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…