Código S10: segurança na sua postagem internacional
4 anos atrás
Pessoas que moram no exterior e enviam postagens para o Brasil vêm recebendo suas encomendas de volta com a justificativa de que não têm o código S10.
Blogs e fóruns da internet estão cheios de pessoas falando sobre o assunto.
Até mesmo compras feitas em grande sites como Amazon internacional estão entre os relatos de produtos que não chegaram ao país e voltaram para a empresa por falta do tal código. Mas o que é o S10?
S10 UPU (Universal Postal Union): saiba o que é
O código S10 UPU (Universal Postal Union) nada mais é que um código de rastreio de objetos com padrão internacional. Ele define um sistema de identificação de 13 caracteres para os itens postados com o objetivo de rastreá-los durante o transporte.
A exigência desse código não é tão novidade assim, e desde o início de 2019 passou a ser exigido.
Leia também: Por que sua postagem internacional demora pra chegar ao Brasil?
São duas letras, um número de série de oito dígitos (no intervalo de 00000000 a 99999999), um dígito de verificação único e um código de país de duas letras (identificando o país da administração postal emissora). Cada país tem um serviço postal designado que controla todos os identificadores S10 daquele local.
Os Correios no Brasil devolvem objetos que não tenham código S10 válido no país. Por isso, a empresa ou a pessoa que for enviar uma correspondência para o território brasileiro deve apresentar um código de rastreio válido (iniciado com as letras R, U, C, E ou L), que deve estar disponível na operadora de correspondência na hora do envio.
Objetos iniciados em V ou terminados em YP não apresentam rastreamento no Brasil e serão devolvidos. Então, é preciso verificar com a empresa de envio antes de despachar o objeto.
Veja também
Quanto custa e como pagar por um intercâmbio
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋