Cerca de 60% da população da Inglaterra com mais de 18 anos já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 11% já está imunizada. Com isso, uma grande flexibilização do lockdown imposto no país há três meses começa a acontecer nesta segunda-feira, 12 de abril.
Pubs e restaurantes poderão reabrir suas áreas externas por enquanto com limite de público — mas sem aquela regrinha de consumo obrigatório de alimentos ou com horário reduzido de funcionamento.
Além disso, lojas consideradas não-essenciais também serão reabertas, assim como cabeleireiros, áreas internas de academias (mas as pessoas devem se exercitar sozinhas e aulas em grupo não serão permitida, nem mesmo saunas seca e a vapor), piscinas, salões de manicure e zoológicos.
Certas restrições ainda vão permanecer no país, como reuniões em casa, por exemplo, já que visitas e festinhas ainda são grandes responsáveis por transmitir o vírus.
As férias na Inglaterra são permitidas para famílias que viajem sozinhas em parques de campismo, mas hotéis e pousadas permanecerão fechados.
Leia também: Lockdown na Irlanda: saiba o que muda nesta segunda, 12 de abril
O primeiro-ministro do Reino Unido, Bóris Johnson, pediu cautela à população com a flexibilização do lockdown na Inglaterra.
“Tenho certeza de que será um grande alívio para os proprietários de negócios que estiveram fechados por tanto tempo e para todos os outros, é uma chance de voltar a fazer algumas das coisas que amamos e perdemos”, disse Johnson.
Outros países que pertencem ao Reino Unido também terão algumas medidas flexibilizadas, mas não da maneira como está sendo na Inglaterra.
No País de Gales, lojas foram reabertas, mas os clientes são incentivados a fazer compras sozinhos ou em casa. As viagens de e para o País de Gales do resto do Reino Unido agora podem ser retomadas.
A Escócia permanece confinada, mas o objetivo é abrir todas as lojas, incluindo bibliotecas, museus e acomodações turísticas, no dia 26 de abril. A orientação é “permanecer local”, mas o governo espera suspender as restrições de viagens.
Na Irlanda do Norte, as restrições mais severas ainda continuam. Apenas mudou regras como 10 pessoas de duas famílias podem se encontrar ao ar livre a partir desta segunda-feira.
O varejo ao ar livre, como concessionárias de automóveis e centros de jardinagem, será reaberto e os serviços “click and collect” serão retomados.
Leia também: Quarentena em hotéis na Irlanda: Itália, EUA e outros entram na lista de risco
Até 15 de abril, 32 milhões de pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 no Reino Unido. A vacinação agora chegou em uma fase mais ampla, com pessoas com 50 anos ou menos começando a ser vacinadas por grupos de faixa-etária.
Cerca de dois em cada cinco adultos ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e a grande maioria ainda não foi imunizada na Inglaterra.
Porém, quando se isola a população com 50 anos ou mais, o número sobe muito, com 94% dessa faixa-etária já tendo recebido a primeira dose.
Nessa mesma faixa-etária, Escócia também tem 94%, Wales tem 88% e Irlanda do Norte, 63%.
A taxa de vacinação do Reino Unido é de 56 doses a cada 100 habitantes.
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…