Terça-feira de Carnaval é celebrada com panquecas na Irlanda

O início de um novo ano significa, em todo o mundo, renovação, novos tempos e nova fase. Nos primeiros meses, o calendário, principalmente no Brasil, é marcado por diversas festividades e celebrações. O Carnaval é um dos maiores exemplos que temos.

Apesar de ser considerado, hoje, um evento cultural, a grande festa ainda está relacionada com o período que antecede o início da Quaresma, que consiste nos 40 dias antes da Páscoa. Considerada pela Igreja Católica como uma fase de reflexão através do jejum, a Quaresma também é realizada em diversos países cristãos.

Panqueca e Carnaval?

Na Irlanda, Carnaval tem sabor e comemorações com panquecas. © Marcin Jucha | Dreamstime

No Brasil a terça-feira de Carnaval – último dia de festa – e a quarta-feira de cinzas, marcam o fim das festividades e o início da fase de penitência. Em outros lugares do mundo a tradição é diferente. Nos países do Reino Unido, na Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e Canadá, a preparação para a Quaresma está ligada ao consumo de panquecas! Isso mesmo, Panquecas!

A famosa Pancake Tuesday (terça-feira da panqueca) já é uma tradição – e não só entre as famílias cristãs. O nome da data possui diversas variações e é chamada, também, de Shrove Tuesday, Fat Tuesday ou Pancake Day. O termo “shrove” é originário de “shrive”, palavra antiga que significa “confessar os pecados”. Mas a tradução também significa uma terça-feira “gorda”, por representar o dia que antecede o início do jejum durante a Quaresma.

Continua após a publicidade

Leia também: Pancake Tuesday: o dia de comer panquecas na Irlanda

Origem

Shrove Day, Pancake Day e Fat Tuesday também são nomes da festa. © Jean-jacques Serol | Dreamstime

Durante a Quaresma, os cristãos precisam se privar de diversos alimentos. Entre eles estão derivados do leite, farinha, ovos e açúcar. E a ideia de fazer massa de panquecas com estes ingredientes, que não devem ficar estocados e devem serem consumidos, surgiu na Inglaterra, no ano de 1445, em Olney, Buckinghamshire. O objetivo era consumir estes ricos ingredientes como forma de preparação para o jejum.

Conforme a tradição, tudo começou quando uma senhora, que estava cozinhando panquecas um dia antes da Quaresma, ouviu o sino da igreja tocar. Para não chegar atrasada, ela saiu de casa correndo, do mesmo jeito que estava na cozinha: com avental e com a frigideira na mão. Este acontecimento originou o Pancake Day e a famosa Pancake Race – Corrida de Panquecas, que é realizada há mais de 500 anos na Inglaterra.

Pancake Races

Já pensou em participar de uma corrida de panquecas? © Wendy Leber | Dreamstime

Outra tradição é a famosa “corrida das panquecas”. Antigamente apenas as mulheres participavam, mas hoje em dia homens e crianças também entraram na brincadeira. É preciso estar devidamente trajado, com aventais, lenço e a frigideira na mão, contendo a panqueca quente. Outra regra é virar pelo menos três vezes a panqueca antes de completar a corrida, que tem como ponto de chegada a igreja. O primeiro corredor a chegar é declarado vencedor. A tradição é tão famosa que até mesmo a princesa Kate Middleton já participou!

Curiosidade

Para os brasileiros, é muito comum encontrarmos vários tipos de recheio na panqueca. Seja salgado, com carne, milho, frango, com queijos e bacon ou vegetariana, até os mais variados recheios de panqueca doce. Mas você já perguntou para algum irlandês se eles costumam comer panqueca salgada?

Muitos dizem que nunca se quer ouviram falar em panqueca com recheio salgado e a tradição por aqui é comer com recheio ou cobertura doce. A mais comum é de suco de limão com açúcar. Também são consumidas panquecas de Nutella com sorvete, ou então com geleias. Isso dá um pouco mais de sentido ao nome Fat Tuesday, já que eles comem uma quantidade considerável de panquecas com recheio doce.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Júlia Paniz

Formada em Jornalismo, trabalhou com assessoria de imprensa, mídias sociais e telejornalismo. Saiu de Blumenau, Santa Catarina, para estudar inglês em Dublin, na Irlanda, mas descobriu que aprenderia muito mais que apenas um novo idioma. É apaixonada por fotografia, livros, viagens e novas culturas.

Recent Posts

Associação de Escolas de inglês na Irlanda pede ao setor de imigração ‘período de transição’ para novas regras de comprovação financeira

Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…

3 de abril de 2025

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025