A exemplo da Inglaterra, a Irlanda não tem uma das melhores gastronomias do mundo. Quer dizer, também não é bem assim. Da mesma forma como acontece com sua cultura, suas paisagens, suas atrações turísticas e suas cervejas, seus sabores chamam bastante atenção. Por isso mesmo, é possível dizer que vale a pena experimentar as comidas típicas da Irlanda, sim!
Dessa forma, se você pretende passar alguns dias na Irlanda, prepare-se para conhecer novos sabores e abra sua mente para misturas exóticas e bem diferentes do que usualmente estamos acostumados.
Para isso, fizemos uma lista com dez comidas típicas da Irlanda para você conhecer antes de ir e saber como virar sem o famoso arroz e feijão brasileiro.
Vamos lá?
A Irlanda é mais um exemplo de país que não tem um grande destaque no mundo gastronômico. Isso porque as receitas tipicamente irlandesas, as quais destacarei abaixo, apresentam uma certa simplicidade tanto no preparo quanto na composição final, uma vez que, em geral, utiliza poucos ingredientes.
Mas também não quer dizer que as comidas típicas da Irlanda não sejam únicas. Muito pelo contrário! Caso você seja uma pessoa muito exigente, ou, mesmo, um chef de cozinha, isso pode até não fazer muito sentido.
Por outro lado, se, assim como eu, você adora experimentar as comidas típicas que formam as diferentes culturas, cada qual com a sua particularidade, com certeza vai curtir tudo que verá aqui.
E deixa eu falar uma coisa: quem não ama uma boa batata? Esse é o principal ingrediente da culinária do país e está presente na grande maioria dos pratos. Eu particularmente amo batata e acho que ela combina com tudo.
E foi justamente a batata que marcou a Grande Fome no final da década de 1840. Por causa da praga que atingiu grande parte das safras do alimento, um milhão de pessoas morreu de fome e outro milhão emigrou para Estados Unidos e Canadá.
Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!
O Irish Breakfast é uma das comidas típicas mais conhecidas da Irlanda. E nada mais importante do que começar pelo café da manhã, a principal refeição do dia, não é mesmo?
Em todo o mundo, o café da manhã irlandês é um dos que mais se destacam e, ainda, é uma refeição bem calórica, a exemplo do Full English Breakfast, destacado no post sobre comidas típicas de Londres.
O Irish Breakfast é composto pelos ingredientes abaixo:
O prato pode apresentar versões diferentes, e isso depende do lugar onde é servido. É comum encontrar o mesmo prato com pequenas diferenças de um restaurante para outro. O que não muda, porém, são os ingredientes.
O café da manhã irlandês pode ser tomado com chá, com a opção de adicionar leite, café ou, até mesmo, com suco de laranja.
Ouça: Comidas típicas na Irlanda – E-Dublincast (Ep. 41)
O Dublin Coddle é outro prato em que a batata é, mais uma vez, um dos grandes protagonistas. A segunda comida mais típica da Irlanda leva, ainda, bacon e linguiça defumada e pode também conter cevada no preparo.
O sal, a pimenta e a salsinha picada são especiarias indispensáveis também. O prato é tido como sobras da geladeira, como dizem.
É uma ótima opção para curtir em um jantar de inverno, especialmente porque nos traz uma consistência próxima à do ensopado irlandês e é uma especialidade da cultura local.
É comum que o prato seja servido à companhia de uma cerveja, geralmente uma Guinness Draught.
A terceira comida típica da Irlanda é uma opção bastante comum no café da manhã e mais um prato irlandês feito com batatas.
Comum especialmente no inverno, esse prato consiste em repolho branco refogado e purê de batata cremoso, formando uma espécie de mingau. Há versões que substituem o repolho pela couve-flor.
Ao colcannon pode ser adicionado ainda manteiga por cima, mas isso é de preferência de cada um.
O mais interessante é que o prato é vendido já montado, por exemplo, em supermercados, facilitando ainda mais o acesso.
Leia também: Conheça dez comidas típicas de Londres
Claro que o fish and chips não poderia ficar de fora da lista. Não porque seja um prato exclusivamente irlandês, mas, sim, por sua popularidade no país. Na Inglaterra e na Austrália, o prato é muito comum também.
Sendo assim, o peixe empanado e frito à companhia de batatas fritas é um dos pratos típicos da Irlanda que certamente você deverá conhecer ao visitar a Ilha da Esmeralda.
O fato bastante curioso a respeito do prato é que não foi um irlandês ou mesmo um britânico que vendeu fish and chips pela primeira vez no país, mas, sim, um italiano.
Sendo oferecido com um “uno di questo, uni di quello?” (“um desse e um daquele?”) à época, no século XIX, o prato pode ser pedido com um “one and one”. Isso é bastante comum por lá!
Comumente é servido com algum molho, que pode ser maionese, ketchup ou um purê de ervilhas (vamos falar dele mais abaixo).
Pode-se dizer que esse é um dos pratos favoritos das famílias irlandesas. Ele consiste, basicamente, em bacon com repolho, mas, apesar da simplicidade do resultado, sua preparação apresenta um processo um pouco longo.
O bacon com repolho, ou Bacon and Cabbage na língua original, é mais um queridinho e figurinha carimbada nas mesas dos irlandeses.
Isso porque a carne de porco é colocada de molho para a retirada do sal durante toda a noite. A carne de porco em questão, geralmente, é um lombo magro e defumado.
Por fim, nos momentos finais de cozimento, mais precisamente nos 10 minutos finais do preparo, o repolho é adicionado.
Para complementar, o prato recebe um molho branco preparado com ervas para dar um toque final ao sabor.
Interessante é que existe uma forma enlatada do produto, que consiste numa espécie de versão irlandesa-americana do bacon com repolho tradicional preparado na Ilha da Esmeralda.
A primeira torta da lista não poderia deixar de ser a famosa Shepherd ‘s Pie. Com mais uma vez a batata marcando presença, nesse caso em forma de purê, o prato consiste em carne de cordeiro moída coberta pelo próprio purê.
É justamente pelo tipo da carne que recebe o nome de “torta do pastor”.
Dessa forma, essa comida típica da Irlanda é, por assim dizer, uma espécie de escondidinho da cultura gastronômica local.
O mais interessante é que a receita pode receber versões diferentes nas casas irlandesas, tendo em vista que o preparo é simples. O ponto em comum é que ele é geralmente consumido durante o jantar.
Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!
O ensopado mais comum da Irlanda é feito com carne e legumes como batata e cenoura. A carne geralmente usada é o cordeiro. O Irish Stew leva, ainda, no preparo salsinha, alho e pimenta.
Mas sabe o que é melhor? Existe uma versão do ensopado que leva cerveja Guinness no tempero. O Guinness Stew é uma das formas de se fazer a Irish Stew, mas existem algumas outras, e isso varia de família para família.
E, como muitos brasileiros, os irlandeses também gostam de comer a sopa acompanhada de pão, nesse caso, o yorkshire pudding, cuja massa é bem leve. O prato é bastante consumido nos períodos mais frios.
A segunda sopa da lista é a seafood chowder. Ela é feita com um dos ingredientes mais comuns da Ilha da Esmeralda: os frutos do mar. Portanto, ela pode ser feita a partir de peixes ou mariscos.
Mas, assim como acontece com a maioria das comidas típicas da Irlanda, a Seafood chowder tem diferentes versões. Usar camarões e legumes é bastante comum também.
O que não muda mesmo é a utilização de leite em vez de água, como numa sopa comum.
O porridge, que pode ser traduzido como “papa”, é um dos pratos mais típicos da Irlanda.
O mingau é feito com aveia, quinoa ou milho e geralmente é acompanhado de frutas, como os berries, bananas e morangos, mel ou outros tipos de doces que se desejar, como chocolates.
Mais uma dessas opções que comumente são consumidas durante o inverno na Irlanda, especialmente no café da manhã. A comida é bastante nutritiva e, por isso, uma opção recorrente nas casas irlandesas.
A última comida típica da Irlanda da lista é o clássico chicken roll. Uma das iguarias mais populares do país, ela consiste em um pão baguete cujo recheio é composto por frango empanado. Além disso, o prato leva manteiga ou maionese e alface.
Por outro lado, o breakfast roll é uma versão dos ingredientes do irish breakfast, destacado aqui anteriormente, dentro de um pão baguete. Portanto, é um pão com linguiças, bacon, cogumelos e ovos.
O que existe em comum entre os dois pratos é que eles podem substituir o almoço dos irlandeses, por exemplo. O chicken roll ou breakfast roll também podem ser consumidos em outros horários do dia, principalmente pela facilidade em comê-los.
Geralmente, é possível encontrar o prato em lanchonetes e supermercados. Existem algumas lojas de conveniência que também dispõem do alimento.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…