Falar de comida é sempre bom, né? Muito se pode conhecer a respeito de uma cidade através da gastronomia local. Se você, assim como eu, ama viajar e provar as delícias que fazem daquela culinária local única, fica aqui comigo que eu vou te apresentar 10 comidas típicas de Londres que você precisa experimentar quando for à Terra da Rainha.
A Inglaterra é um destes países cuja culinária é diversificada e, por isso, é possível conhecer muitos alimentos saborosos que fazem parte do dia a dia dos ingleses há um bom tempo. O curioso, porém, é que a gastronomia inglesa é tida, principalmente por franceses e italianos, como uma das mais pobres de toda a Europa. Será?
Um dos motivos principais para esse tipo de afirmação está na utilização dos ingredientes pelos chefs ingleses. O processo de industrialização e desenvolvimento urbano do país passou por intensa transição em um curto intervalo de tempo. Como consequência da forte aceleração, houve uma considerável diminuição no uso de ingredientes frescos e naturais, produzidos no campo.
Independentemente do que o senso comum diz sobre a gastronomia inglesa, é preciso afirmar que as comidas típicas de Londres são, sim, bastante interessantes e contam com ingredientes apreciados pelas mais diversas culturas.
Algumas opções podem até causar um certo estranhamento, afinal não é tão comum para um brasileiro comer feijão ou purê de batata no café da manhã, não é? Mas essa é uma das coisas mais apreciadas pelos londrinos.
Sem mais delongas, confira abaixo 10 comidas típicas de Londres que fazem parte do cotidiano da capital inglesa tendo ou não origem nesta cidade.
Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!
Se tem uma comida típica de Londres que todo mundo já ouviu falar pelo menos uma vez na vida é o famoso café da manhã inglês. Este é, sem dúvida, o tipo de prato mais comum na culinária do país europeu e que marca fortemente sua cultura desde o começo do século 14.
O Fry up, como também é conhecido, se trata, na realidade, da junção de vários ingredientes, os quais estão listados abaixos:
Bastante apreciado nas casas inglesas, o tradicional café da manhã é comum nos finais de semana de uns e em ocasiões especiais/datas comemorativas de outros.
É possível, ainda, encontrá-lo em restaurantes e em pubs, além de hospedagens e cafés. Apesar de ser um café da manhã bastante pesado, eu tenho certeza que a “fritada” será uma autêntica experiência que você, tal qual um bom londrino, terá na capital da Inglaterra. Afinal, nada melhor do que começar o dia com um breakfast bem reforçado, não é mesmo?
É válido dizer que ele também pode ser consumido em outros horários, principalmente por ser um prato bastante versátil da culinária inglesa. Pode, inclusive, substituir o almoço!
Ouça: Comidas típicas na Irlanda – E-Dublincast (Ep. 41)
Como ficou bem claro, a batata é um dos principais elementos da culinária inglesa, sendo assim, ela também está presente na segunda comida mais típica de Londres, o Fish and Chips (Peixe e fritas).
Diferentemente do Full English Breakfast, o Fish and Chips é um prato composto apenas por dois elementos e, portanto, é uma ótima opção para quem deseja contar com uma refeição mais leve.
No clássico prato inglês, você conta com um peixe frito empanado e batatas fritas. Na preparação da proteína, que geralmente consiste em bacalhau ou hadoque, o tempero é composto basicamente por sal e vinagre de malte.
Atualmente, além das casas, o tradicional prato britânico pode ser encontrado nos restaurantes e nos pubs, além de nas barraquinhas de rua, através das quais basicamente se disseminou na cultura local.
A terceira comida típica mais popular de Londres é o famoso Bangers and Mash (Bangers faz referência às salsichas e Mash, abreviação de “mashed potatoes”, ao purê de batata). Mais uma vez, tem-se um prato histórico composto por dois dos elementos mais comuns da culinária local: a salsicha e a batata inglesa. Além deles, as ervilhas podem eventualmente compor o prato também.
O mais interessante do Bangers and Mash é que, apesar de ser composto apenas por dois ou três elementos, ele pode se apresentar sob diferentes combinações. No modo de preparo da salsicha, por exemplo, pode-se usar ervas, molho de cebolas e cerveja. Há, ainda, a versão com a salsicha mais apimentada.
Além disso, o prato pode contar com versões que levam a carne de boi, de cordeiro e, ainda, de porco (porco com maçã, salsicha de Lincolnshire, salsicha de Cumberland, etc).
O prato feito de salsicha e batata é mais uma destas tradições culinárias britânicas, portanto faz parte do cotidiano de grande parte das famílias londrinas. Ele pode ser encontrado também em restaurantes e nos pubs.
Servido com ainda mais frequência no inverno, o Bangers and Mash pode ser feito a partir de produtos industrializados ou de produtos mais sofisticados, contando, assim, com um pouco mais de qualidade.
Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!
A próxima comida típica de Londres é mais uma opção clássica da cultura local e marca, sobretudo, a mesa britânica em um domingo qualquer.
O Sunday Roast, nome dado ao “assado de domingo”, consiste em carne assada (boi, porco, frango ou cordeiro, além de poder aparecer em opções vegetarianas) e os “trimmings”, acompanhamentos especiais a exemplo do pão de massa folhada conhecido como Yorkshire Pudding (conferir abaixo), além de legumes (cenoura, brócolis, couve de bruxelas), molho à base do suco da carne e batata, que pode ser ao forno ou o tradicional purê.
Quando feito com carne de boi, dá-se o nome de Roast Beef. Quando se usa frango, o nome é, intuitivamente, Roast Chicken.
Tradicionalmente, o Sunday Roast é a refeição consumida pelas famílias inglesas no pós-missa. Além disso, o prato pode ser encontrado em pubs e restaurantes e, geralmente, não é encontrado nos outros dias da semana.
Leia também: 3 delícias natalinas da Irlanda para colocar na mesa neste Natal
Já imaginou comer um generoso pedaço de carne com uma massa folheada em volta? Este é o Beef Wellington, outro prato típico da culinária londrina.
Geralmente feito com filé mignon, o prato leva ainda uma camada de patê de foie gras (“fígado gordo”, em português), uma iguaria francesa, e molho de vinho tinto. E o ponto do filé é idealmente mal passado.
A exemplo dos pratos anteriores, este pode conter outras versões. Neste caso, é possível substituir o foie gras por presunto parma ou purê de cogumelos. Além disso, a depender do gosto, é possível adicionar caril e pimenta da Jamaica no processo de preparação.
Segundo algumas informações, o nome da comida é inspirado em Arthur Wellesley, primeiro duque de Wellington. Outras, porém, afirmam que a origem está no nome de um chef inglês. O mais importante é que esta é uma das opções de comidas típicas de Londres que você precisa conhecer em um roteiro pela Terra da Rainha.
Cornish Pasty, também chamado de Pasty, Pastie ou British Pasty, é um tradicional pastel da culinária inglesa cuja massa é feita, basicamente, com farinha, batata e cebola. Há versões com recheio de carne e de vegetais.
A comida lembra a empanada espanhola e leva ainda molho apimentado e swede (nabo inglês). Originalmente criada na região sudeste do país, mais precisamente na Cornualha, a comida surgiu contava apenas com opções de carne de veado ou de cordeiro.
Leia também: Black Pudding irlandês: você já experimentou?
Outra comida típica de Londres é o Summer Pudding, pudim de pão italiano feito com groselhas vermelhas, groselhas brancas e amoras, além de açúcar e vinho. É justamente no verão que as frutas vermelhas aparecem na Inglaterra em grande quantidade, daí o nome do prato.
A sobremesa é conhecida também como summer fruit pudding. Um detalhe bastante curioso é que existe uma preferência em preparar a receita com o pão um pouco mais passado, tendo em vista que é justamente por causa disso que os sucos de frutas penetram-no com mais facilidade.
Outra comida típica de Londres é o Steak and Ale Pie. O mais interessante da torta é o contraste da massa (mais leve) e o recheio (mais forte), que geralmente é composto por bacon, queijo e cerveja escura.
A combinação bife guisado, molho de carne e folhado faz bastante sucesso na Terra da Rainha e eu tenho certeza que você irá curtir bastante, especialmente porque pode ser servido à companhia de batata frita. O prato é amplamente servido em restaurantes e pubs.
Apesar de ter se originado na Escócia, o Scones é mais uma comida típica de Londres. Essa espécie de biscoito é feita com massa sem fermento e geralmente acompanha geleia de frutas vermelhas e “clotted cream” (tipo um creme de leite). Pode levar, ainda, queijo, passas e fruta.
Servidos quentes, eles são presença garantida no chá da tarde, que apesar de não ser necessariamente uma comida típica, é mais um dos elementos da cultura gastronômica da capital inglesa.
Por fim, o Yorkshire Pudding, também chamado de Yorkies. Originalmente de Yorkshire, cidade do norte da Inglaterra, esta é mais uma comida típica de Londres que não se originou na cidade, mas que já se tornou tradição por lá.
Apesar do nome, a comida não se refere a nenhum tipo de pudim, mas, sim, a um pão servido com batatas, vegetais e molho gravy. Assado com a gordura da carne, é geralmente servido como acompanhamento de outra comida dessa lista, o Sunday Roast.
O Yorkie possui uma massa leve de textura parecida com a do suflê. É, de fato, mais uma das incríveis comidas da culinária britânica que você precisa conhecer.
Você pode começar o próximo passo do seu planejamento de intercâmbio pelo mundo. Que tal continuar pesquisando sobre essa ideia? Encontre dicas ótimas no nosso guia especial para vários países do mundo.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…