Como a mudança de país pode interferir na sua saúde

Como a mudança de país pode interferir na sua saúde

Colaborador edublin

5 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

No Brasil, a maior parte dos estados não têm baixas temperaturas, com exceção dos estados do Sul. Com isso, é muito comum nós brasileiros sofrermos quando chegamos à Irlanda, ou outros países europeus, devido a não estarmos adaptados com o clima frio. Isso gera um desconforto e grande chance de adquirir doenças sazonais, como: gripes e resfriados, além de rinite, sinusite, otite e asma.

O clima frio favorece várias doenças temporais.© Rido | Dreamstime.com

O clima frio favorece várias doenças sazonais. © Rido | Dreamstime.com

Tais doenças surgem porque o ar fica mais seco devido às baixas temperaturas, favorecendo bactérias e vírus, pois elas sobrevivem, principalmente, em lugares fechados, como casa, escola e transporte coletivo. Medidas para a prevenção devem ser adotadas, aliadas a uma estratégia de tratamento com antiviral e hábitos saudáveis.

Vale lembrar que os mais prejudicados devido ao clima são as crianças e idosos com baixa imunidade. A nutricionista e coach alimentar Lisiane Giusti dá algumas dicas de como prevenir essas doenças do frio.

Como prevenir gripes e resfriados

Ambiente ventilado: tente deixar a casa ventilada, abrir as janelas, pois isso faz com que o ar se renove e a chance de contrair doenças sazonais é menor. Na Irlanda, temos a tendência de deixar tudo fechado por conta do frio. Porém, criei o hábito de deixar alguma janela aberta ao sair pela manhã e fechar ao voltar para casa.

Nutrir o corpo com vitaminas e minerais: no inverno, o corpo gasta bastante energia para aquecer. Sendo assim, ele precisa estar bem nutrido com todas as fontes de vitaminas e minerais.

Aumente o consumo de água: a sede desaparece no inverno, não é mesmo? Mas você não pode deixar de tomar água, pois o corpo precisa de hidratação, que são 35 ml para cada quilo, por pessoa durante o dia, no mínimo.

Aposte nos chás: consumo de chás é excelente, principalmente limão e gengibre, que são anti-inflamatórios.

Alimente-se com leguminosas: soja, grão-de-bico, feijão, lentilha e ervilha são boas opções para complementar as vitaminas que acabamos deixando de lado no inverno, por exemplo, as saladas.

Tome vitamina D: a vitamina D é uma preocupação, principalmente em lugares com pouca incidência de sol. Por isso, a ingestão de alimentos ricos em vitamina D, como os peixes, frutos do mar e alimentos oleaginosos (castanha-do-pará, nozes, castanha de caju e amêndoas) devem ser adicionados no cardápio. Outra opção é a suplementação dessa vitamina, que, nesse caso, tem que ser indicada por uma especialista.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Lisiane Giusti,

Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com formação em Nutrition Coach e Especialização em Perda de peso e Nutrição esportiva. Atualmente, atende em consultório em Dublin, na área de nutrição clínica. Conheça mais o trabalho dela no Instagram @nutricoachlisi.

Stock Photos via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Veja também

Como cuidar da saúde durante uma viagem no exterior?


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email